Oppo
Fundação
Guandong, China
A Oppo é uma empresa fundada em 2004, na China, embora a marca tenha sido registrada alguns anos antes, em 2001. A companhia é mais conhecida pelos smartphones, mas produziu eletrônicos de vários tipos ao longo de sua história.
A companhia foi fundada por Tony Chen Mingyong, inicialmente para produzir media players, que foram o foco da Oppo até 2008, quando começou a desenvolver celulares. Apenas em 2011 deu o salto para os smartphones. Em 2013, lançou o ColorOS, seu sistema operacional proprietário baseado em Android.
Desde 2019, a Oppo também passou a apostar em outros dispositivos inteligentes, como relógios e óculos.
A empresa se destaca com suas iniciativas para inovação em câmeras, com base em sua aposta em um público jovem que produz conteúdo para redes sociais. A Oppo foi uma das pioneiras na câmera retrátil e na lente sob a tela.
A Oppo é parte do conglomerado chinês BBK Electronics, que controla várias empresas do mercado de tecnologia. Outras fabricantes de celulares subsidiárias do grupo são Vivo e OnePlus.
A empresa costumava também controlar a marca de celulares Realme, mas, em 2018, a divisão se separou e virou um negócio separado, ainda sob o guarda-chuva da BBK Electronics.
A fabricante também se estabeleceu como uma das principais fabricantes de smartphones do planeta. Segundo a consultoria IDC, a Oppo estava posicionada como a 5ª empresa que mais vende celulares no mundo em agosto de 2022, atrás apenas de Samsung, Apple e Xiaomi e quase empatada com a Vivo.
A Oppo atua em mais de 60 países. Em 2022, a empresa oficializou sua chegada ao mercado brasileiro com o lançamento do smartphone Reno 7. A marca já operava na América Latina desde 2019.