Publicidade

Qualcomm anuncia chips Snapdragon W5+ e W5 para smartwatches

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Julho de 2022 às 16h10

Link copiado!

Qualcomm anuncia chips Snapdragon W5+ e W5 para smartwatches
Qualcomm anuncia chips Snapdragon W5+ e W5 para smartwatches
Tudo sobre Qualcomm

Nesta terça-feira (19), a Qualcomm oficializou a nova geração de chips para vestíveis: Snapdragon W5 Gen 1 e W5+ Gen 1. Fabricados com processo de 4 nm, os processadores prometem uma grande evolução em comparação ao antecessor Snapdragon Wear 4100+.

A Qualcomm sugere que o Snapdragon W5+ Gen 1 terá o dobro de desempenho usando metade da energia em comparação ao Wear 4100+. Segundo a marca, o chip de 4 nm consegue entregar até 50% mais de vida útil de bateria e ocupa 30% menos espaço interno dos vestíveis do que os antigos processadores de 12 nm.

A mudança de litografia é considerada um grande avanço e pode colocar a plataforma em vantagem em relação aos "rivais". Para uma comparação, o Exynos W920 usado no Galaxy Watch 4 e Galaxy Watch 4 Classic da Samsung usa a tecnologia de 5 nm e o S7 que equipa o Apple Watch Series 7 é fabricado com nó de 7 nm.

Continua após a publicidade

Diferenças entre os chips Snapdragon W5

Desenvolvido para alimentar smartwatches premium, o flagship Snapdragon W5+ Gen 1 usa uma arquitetura hibrida com um coprocessador. O componente de 22 nm será responsável por gerenciar todos os sensores e as tarefas em segundo plano, como reprodução de áudio e notificações, usando menos energia.

Assim, o “processador principal” será usado apenas com recursos interativos, como chamadas, watchfaces 3D com animação e navegação do GPS. Em conjunto, a plataforma oferece conexões Bluetooth 5.3 de baixo consumo, Wi-Fi e um novo modem LTE com baixo consumo de energia.

Continua após a publicidade

Para que tudo isso funcione, o Snapdragon W5+ Gen 1 é formado por quatro núcleos de desempenho ARM Cortex-A53 e um núcleo de eficiência Cortex-M55 (250 MHz). O chipset ainda conta com a GPU A702 com velocidade de clock de 1 GHz, um grande salto comparado com a GPU A504 de 320 MHz da geração anterior.

Outra atualização da plataforma para vestíveis é o suporte para memória RAM LPDDR4 com velocidade de 2.133 MHz. Bem como, o processador traz uma unidade integrada U55 dedicada a Machine Learning.

Sem a presença do coprocessador, o Snapdragon W5 Gen 1 “padrão” repete as mesmas configurações da versão flagship e será uma plataforma indicada para vestíveis que não exigem tantos recursos para economia de energia. Segundo a Qualcomm, o chipset deve alimentar gadgets para o público infantil e dispositivos intermediários voltados para a saúde.

Continua após a publicidade

Como esperado, a fabricante norte-americana desenvolveu os novos chipsets em colaboração com o Google. Então, isso deve garantir que os componentes tenham desempenho otimizado ao atuar com o sistema operacional Wear OS.

Previsão de lançamento

Os primeiros smartwatches com a série Snapdragon W5 Gen 1 devem chegar ao mercado em breve. O Oppo Watch 3, previsto para estrear em agosto, pode ser o primeiro relógio inteligente a adotar a nova plataforma da Qualcomm.

A fabricante dos chipsets cita haver cerca de 25 smartwatches com o W5+ e o W5 em desenvolvimento. Além disso, a marca fez uma parceria com a Compel e a Pegatron para criar modelos de referência e colaborar com os parceiros na produção de novos produtos.

Continua após a publicidade

Fonte: Qualcomm, GSM Arena, The Verge