Exynos 2400 é detalhado com CPU de 10 núcleos e nova GPU AMD RDNA 3
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Além do Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, a Samsung revelou nesta quarta-feira (17) todos os detalhes do Exynos 2400, processador que vai equipar os novos Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus em algumas regiões do mundo — incluindo o Brasil. A novidade chega com uma ficha técnica ousada ao ser o primeiro chip de 10 núcleos para celular em muitos anos, além de se destacar pela GPU AMD com arquitetura similar à usada no ROG Ally da ASUS, combinação que parece trazer boa evolução de acordo com os primeiros benchmarks.
- Galaxy S24 Ultra tem tela Gorilla Armor até 4x mais resistente a riscos
- Como o Galaxy S24 usa IA para deixar qualquer vídeo em slow motion
O novo componente proprietário da Samsung já havia sido anunciado no início de outubro do ano passado, mas agora, com a estreia da linha Galaxy S24, a companhia divulgou quase todos os aspectos técnicos da solução. O primeiro grande destaque está na CPU de 10 núcleos — essa é a primeira vez desde o fim da família Helio X da MediaTek que vemos um processador de celular apostar em uma contagem tão alta.
Distribuída em 1 + 2 + 3 + 4, a configuração é composta de um núcleo Cortex-X4 de máxima performance rodando a até 3,2 GHz, dois Cortex-A720 de alto desempenho trabalhando a até 2,9 GHz, mais três Cortex-A720 a 2,6 GHz, e quatro Cortex-A520 de alta eficiência operando a até 2,0 GHz. O conjunto chega a lembrar o rival Snapdragon 8 Gen 3, usado apenas no Galaxy S24 Ultra, com a diferença de haver frequências um pouco menores e dois núcleos de eficiência a mais.
Na teoria, a aposta da marca poderia se converter em mais performance nos momentos de maior estresse, e melhor eficiência quando tarefas mais simples estão sendo processadas, mas vai ser preciso esperar por testes aprofundados para termos certeza. Outra grande novidade é a GPU Xclipse 940, desenvolvida em parceria com a AMD usando a microarquitetura RDNA 3, mesma das placas de vídeo Radeon RX 7000 e do chip que equipa o ROG Ally.
A companhia não divulgou suas expectativas de performance, mas o presidente da System LSI, Park Yong-in, havia dito no passado que a novidade "se sairia bem porque tem uma GPU melhor que os concorrentes". Testes do Galaxy S24 com o Exynos 2400 já vazaram e, no 3DMark Wildlife Extreme, um dos benchmarks mais intensos para gráficos disponíveis hoje, a plataforma parece obter algo próximo dos 4.000 pontos.
De fato, trata-se de uma evolução drástica em relação ao seu antecessor, o Exynos 2200 usado no Galaxy S22, que atingia algo próximo dos 2.000 pontos. Mais interessante, os números praticamente empatam com o que o A17 Pro, processador usado pela Apple no mais recente iPhone 15 Pro, cenário muito positivo para o componente proprietário da gigante sul-coreana. No entanto, as comparações são menos favoráveis quando consideramos os resultados do Snapdragon 8 Gen 3.
O concorrente da Qualcomm consegue superar a barreira dos 5.000 pontos, o que dá a ele vantagem de cerca de 25% — situação desagradável quando consideramos que ambos atendem à mesma geração de smartphones. Ainda assim, a recomendação para aguardar por testes mais aprofundados também é válida para esse caso, especialmente se lembrarmos que a estabilidade em uso prolongado é um fator mais importante, ponto citado pela Samsung.
Além de apostar em uma versão atualizada da litografia da classe de 4 nm da empresa (4LPP+), o Exynos 2400 traz uma nova tecnologia de fabricação, a Fan-out Wafer Level Package (FOWLP), cujos benefícios são, de forma resumida, um pacote de chip menor, facilitando a dissipação do calor, e maior eficiência energética. Na prática, isso poderia se traduzir em menor aquecimento e melhor bateria, pontos muito criticados em gerações passadas da linha.
Outros destaques incluem ainda uma Unidade de Processamento Neural (NPU) capaz de realizar 44 trilhões de operações por segundo (TOPS), sendo comparável aos 45 TOPS da NPU do Snapdragon 8 Gen 3, modem 5G com velocidades de até 12,1 Gbps e suporte a telas com resolução até 4K a 120 Hz.
Devemos conhecer todos os detalhes e o real nível de performance do Exynos 2400 conforme os primeiros reviews da linha Galaxy S24 forem ao ar, algo que deve acontecer já nos próximos dias.