Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HarmonyOS: vídeo mostra suposto celular da Xiaomi rodando sistema da Huawei

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Maio de 2021 às 09h15

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Xiaomi

Novo sistema operacional desenvolvido pela Huawei para substituir o Android, o HarmonyOS tem se destacado nos últimos dias após ter sua versão 2.0 disponibilizada em fase beta para usuários. Até então, a novidade não tem mostrado diferenças significativas quando comparada à EMUI com Android adotada pela empresa no passado, apresentando inclusive falta de polimento em alguns aspectos. Mesmo assim, rumores indicam que outras fabricantes chinesas podem aderir à solução.

Além de expandi-lo para outros dispositivos inteligentes, como carros e aparelhos de IoT, a Huawei pode começar a licenciar o HarmonyOS para outros fabricantes. Rumores sugeriram que OPPO e Vivo poderiam aderir ao sistema, e agora um vídeo com um aparelho da Xiaomi reforça essa possibilidade.

Celular da Xiaomi é visto com HarmonyOS

Continua após a publicidade

A gravação, com menos de um minuto de duração, foi publicada pelo canal ATNARR TECH e mostra o que parece ser um smartphone da Xiaomi rodando o HarmonyOS. Durante o boot do aparelho, o logo da Xiaomi com a frase "Powered by HarmonyOS" é exibida, sendo sucedida por uma tela exclusiva do HarmonyOS e outra presente na MIUI.

Infelizmente, a tela de bloqueio e a interface não são mostradas pelo canal, o que dificulta a comprovação da veracidade do material. De toda forma, caso seja legítima, a situação pode comprovar duas possibilidades: a Xiaomi pode estar de fato considerando lançar ao menos alguns de seus aparelhos com o software da Huawei, ou o sistema realmente é baseado em Android, o que facilitaria a troca em smartphones com a solução da Google.

Rumores e suporte aos serviços Google

Continua após a publicidade

De acordo com informações compartilhadas pelo leaker Abhishek Yadhav, fabricantes chinesas, como OPPO, Vivo, Meizu e a própria Xiaomi estariam em negociações com a Huawei para o lançamento de celulares equipados com o HarmonyOS. A medida teria não apenas a intenção de abrir novas possibilidades para as empresas, como também arquitetar uma saída caso os EUA apliquem restrições a outras companhias do país asiático.

O fato é que a gigante chinesa está empenhada em expandir o alcance do HarmonyOS, prometendo a estreia da novidade em automóveis e até mesmo registrando marcas específicas para isso, como a HarmonyOS Connect. No mais, otimizações mais complexas, que podem já estar sendo aplicadas, devem tornar o sistema mais atraente.

Fonte: Gizchina