Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HarmonyOS vs EMUI: vídeo compara sistemas da Huawei em teste de velocidade

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Maio de 2021 às 09h00

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Huawei

Após meses de testes com desenvolvedores, a Huawei disponibilizou no mês passado o HarmonyOS, substituto do Android, aos usuários em estágio beta. Nascido como um sistema pensado para a Internet das Coisas (IoT), a solução chinesa acabou se tornando a saída para contornar as sanções aplicadas pelos EUA, que impediram a fabricante de negociar com empresas norte-americanas, como a Google.

Com o software nas mãos dos usuários, opiniões diversas e temores começaram a surgir, tanto a respeito da compatibilidade com aplicativos famosos quanto sobre o desempenho do novo sistema. Para tirar isso a limpo, o canal Creator Studio colocou um Huawei Mate X2 rodando o novo HarmonyOS para encarar a EMUI 11, baseada no Android 11, presente no Mate 40 Pro, atingindo resultados mistos.

Fortes semelhanças, mas diferenças importantes

Continua após a publicidade

O vídeo curto, de pouco mais de 50 segundos, coloca os sistemas em um comparativo de velocidade de abertura de aplicativos, mostrando ainda os principais aspectos de cada interface. No geral, ambos conseguem abrir os apps rapidamente, mas há vantagens para o Android, especialmente no início dos testes. É possível que essa diferença significativa seja resultado da falta de otimização.

Outro ponto em que o HarmonyOS destoa do Android é na consistência das animações: raramente as transições no sistema da Google eram cortadas, algo notável na solução da Huawei. Também é importante destacar que praticamente não há diferenças visuais nas interfaces, que se limitam basicamente a pequenos elementos, como bordas mais retas no multitarefas.

Mudanças sutis e suporte aos serviços Google

Continua após a publicidade

O HarmonyOS 2.0 já ganhou um número considerável de vídeos de hands-on que reforçam as similaridades da novidade com a antiga EMUI da fabricante. Outro vídeo do canal Creator Studio destaca a nova central de controle como a única diferença visível entre as soluções. No caso do HarmonyOS, o acesso é feito de maneira similar ao iOS, ao arrastar o dedo no canto superior direito da tela.

O sistema protagonizou ainda uma situação curiosa na semana passada, ao ser flagrado rodando todo o pacote de serviços da Google em um Huawei Mate 40 Pro+. Aparentemente, a atualização disponibilizada não remove a compatibilidade com os recursos da gigante das buscas, mas motivos para o suporte não foram divulgados.

O HarmonyOS 2.0 promete ser "mais completo que o Android e o iOS", integrando não apenas smartphones, como também dispositivos IoT, carros, tablets e mais. Sua estreia para começar a integrar oficialmente os aparelhos da Huawei deve acontecer com o lançamento do MatePad Pro 2, próximo tablet premium da marca cotado para chegar em breve.

Continua após a publicidade

Fonte: Creator Studio