OPPO, vivo e Meizu podem adotar o HarmonyOS da Huawei em futuros celulares

OPPO, vivo e Meizu podem adotar o HarmonyOS da Huawei em futuros celulares

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 07 de Maio de 2021 às 13h10
Reprodução/Huawei

Solução da Huawei para contornar os bloqueios impostos pelos EUA, que a impedem de utilizar os serviços Google, o HarmonyOS chegou ao público no final de abril em fase beta. Apresentando fortes similaridades com o sistema da gigante das buscas, apesar da fabricante chinesa garantir não haver relações entre os dois, o HarmonyOS tem planos ambiciosos de se expandir para mais dispositivos.

Ao que parece, a Huawei deve contar com a colaboração de outras companhias no processo, conforme revelam os mais recentes rumores. As informações sugerem que outras fabricantes chinesas estariam em negociação para adotar o sistema em futuros smartphones.

OPPO, vivo e Meizu podem adotar o HarmonyOS

Em publicação no Twitter, o leaker Abhishek Yadav compartilhou um rumor divulgado na rede social chinesa Weibo que indica que a Huawei estaria trabalhando com outras fabricantes para expandir o alcance do HarmonyOS. Yadav então menciona que OPPO, vivo e Meizu estão entre as companhias que consideram adaptar o sistema da Huawei para futuros smartphones.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Não está claro se a intenção dessas empresas é substituir o Android pelo HarmonyOS, mas é possível que a ideia seja apenas expandir as opções além do que é oferecido pela Google. As chinesas podem estar tentando se blindar contra eventuais bloqueios levantados pelo governo dos EUA, algo que chegou a acontecer brevemente com a Xiaomi no início do ano.

Os rumores têm os planos da própria Huawei como um forte reforço. A companhia planeja implementar o novo sistema em um número maior de dispositivos, que incluem aparelho IoT e veículos, havendo margem para que outras fabricantes também o adotem. Caso isso se confirme, esse pode ser o apoio que faltava para o HarmonyOS ter base para crescimento.

Suporte aos serviços Google e comparativo com Android

Já disponível para boa parte dos usuários, o HarmonyOS vem aparecendo em um número significativo de vídeos de hands-on apresentando características curiosas. Além de se parecer muito com a EMUI, interface da Huawei para o Android, o novo sistema ainda é compatível com os serviços Google, sem um motivo aparente.

Fora isso, o canal Creator Studio colocou a novidade para enfrentar a EMUI em um comparativo de velocidade de abertura de apps. É possível notar as semelhanças entre ambos, além de uma falta de polimento nas animações e de otimização em certos aplicativos no HarmonyOS, que leva notavelmente mais tempo para abri-los.

Fonte: MySmartPrice, TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.