Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei pede registro para nova marca HarmonyOS Connect

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Maio de 2021 às 19h00

Link copiado!

Huawei
Huawei
Tudo sobre Huawei

Disponibilizado em estágio beta no final de abril, o HarmonyOS chamou a atenção da mídia internacional pela missão de manter os smartphones da Huawei relevantes no mercado, agora que a fabricante não possui mais acesso aos serviços Google.

O novo sistema da Huawei almeja um futuro ambicioso, e uma nova solicitação de registro feito pela gigante chinesa reforça os desejos da marca. Conforme descoberto pelo site ITHome, a fabricante cadastrou uma patente para uma novidade ainda desconhecida para o HarmonyOS, chamada de "HarmonyOS Connect".

HarmonyOS Connect para veículos

Continua após a publicidade

Ao que parece, a marca HarmonyOS Connect é relacionada a uma nova tecnologia para veículos inteligentes da Huawei. Seu nome sugere se tratar de um possível concorrente para o Android Auto e para o Apple CarPlay, atuando como uma central inteligente conectada aos smartphones da fabricante. Além do registro em Inglês, a empresa também solicitou o cadastro da equivalente chinesa da nova marca, "Hongmeng Zhilian".

Curiosamente, de acordo com as informações do ITHome, a Huawei registrou ainda patentes relacionadas ao mercado de dispositivos médicos, o que mostra os esforços da gigante chinesa em contornar os problemas que a divisão de smartphones, antes sua maior fonte de renda, hoje enfrenta. Há grandes chances de a companhia se concentrar no desenvolvimento do sistema, contando com o apoio de outras marcas.

Outras fabricantes podem adotar o sistema

Continua após a publicidade

Rumores divulgados ainda hoje sugerem que a Huawei estaria trabalhando com outras fabricantes de smartphones para expandir o uso do HarmonyOS. O leaker Abhishek Yadav indicou que entre as empresas interessadas estariam a OPPO, a vivo e a Meizu. A ideia dessas fabricantes, no entanto, não seria substituir o Android, mas contar com novas opções frente aos riscos de sanções por países como os EUA.

Idealizado originalmente como uma solução para o desenvolvimento de um ecossistema de Internet das Coisas (IoT), o HarmonyOS acabou se tornando a saída da Huawei para lidar com as restrições impostas pelo governo norte-americano acerca de negociações com empresas sediadas no país. O novo sistema tem se mostrado promissor, ainda que falte polimento e haja fortes semelhanças com a EMUI baseada em Android.

Fonte: Gizchina