Publicidade

Celulares com nova bateria de silício de 6.000 mAh chegam este ano

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Maio de 2024 às 16h24

Link copiado!

Realme
Realme
Tudo sobre Realme

A próxima geração de smartphones de alto desempenho com processadores mais avançados da Qualcomm e MediaTek terão um grande diferencial em comum entre vários modelos, segundo a mídia chinesa: uma nova bateria de 6.000 mAh de ânodo de silício para melhor desempenho energético.

Novos aparelhos de linhas como OPPO Find X8, Realme GT6 Pro, OnePlus 13 e iQOO 13 serão equipados com processadores Snapdragon 8 Gen 4 e Dimensity 9400, tendo como diferencial a nova geração de baterias de alta densidade.

As novas células de energia oferecem materiais de eletrodo negativo à base de silício com capacidade teórica específica de 4.200 mAh/g, quase 12 vezes o limite teórico do grafite.

Continua após a publicidade

Atualmente, as principais baterias utilizam ânodo de grafite para armazenar os íons de lítio quando a bateria está carregada. O uso do ânodo de silício permite armazenar mais íons de lítio, aumentando assim a capacidade de bateria sem necessariamente aumentar o seu tamanho — algo essencial em produtos como smartphones, smartwatches e tablets, em especial.

Isso resultará em baterias mais densas em áreas semelhantes às baterias atuais, entregando melhor autonomia para tempo maior de uso.

Ainda não sabemos quais os benefícios as novas células de bateria trarão ao consumidor final, especialmente em relação ao tempo de vida útil e aquecimento, mas novidades devem surgir muito em breve conforme cada vez mais modelos sejam lançados com a tecnologia — atualmente temos a Honor como grande "porta-voz" da tecnologia, que já aparece em modelos como Magic 5 Ultimate e Magic 6 Pro.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Os primeiros aparelhos com Snapdragon 8 Gen 4, incluindo o Realme GT 6 Pro, OnePlus 13 e iQOO 13, e com processador Dimensity 9400, que é o caso da série OPPO Find X8, também devem ganhar mais informações nas próximas semanas. O lançamento é previsto para o último trimestre deste ano, entre os meses de outubro e dezembro.

Todas as fabricantes citadas no relatório — Realme, OnePlus, iQOO e OPPO — fazem parte do conglomerado chinês BBK Electronics e, por isso, é extremamente provável que a mesma tecnologia de bateria esteja sendo compartilhada entre as diferentes marcas — assim como já acontece com várias outras tecnologias desenvolvidas pelo grupo.

Este será um ano animado para os amantes de hardware. O novo chip da Qualcomm é esperado com desempenho pelo menos 33% mais veloz que o A18 Pro da Apple, enquanto testes vazados mostram o Dimensity 9400 superando os números do chip da Qualcomm.

Continua após a publicidade

O Snapdragon 8 Gen 4 tem lançamento confirmado para outubro. Já o Dimensity 9400 deve estrear em novembro, um ano após a estreia do Dimensity 9300. O chipset da Apple, por sua vez, é esperado para setembro com desempenho que supera o chip M3 usado em Macs.

Fonte: MyDrivers