Publicidade

Snapdragon 8 Gen 4 deve deixar celulares premium ainda mais caros

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Celulares avançados que apostarem no aguardado processador Snapdragon 8 Gen 4 podem ficar bem mais caros que seus antecessores, conforme reforça rumores divulgados nesta semana. Ao que parece, a produção do chip teria sofrido um novo aumento significativo, que deve ser repassado ao consumidor pelas fabricantes de smartphones. 

De acordo com uma publicação do perfil Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo, o chip (identificado como SM8750) pode ter aumentos "significativos" no preço de produção. Isso pode acontecer por conta do acréscimo no valor do wafer — ou seja, da chapa com material semicondutor necessária para fazer o chip.

No entanto, ainda não há como afirmar a magnitude do aumento nos preços dos smartphones flagships. Afinal, o uso da palavra "significativos" não dá uma noção direta em relação a quanto será o acréscimo. Com isso em mente, a própria Qualcomm admitiu durante o último Snapdragon Summit, realizado em outubro do ano passado, expectativas de um custo mais elevado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"Esperamos que o [Snapdragon 8] Gen 4 terá algum aumento de custo conforme buscamos atingir níveis de performance realmente impressionantes", afirmou na época o vice-presidente sênior da Qualcomm, Chris Patrick, em entrevista coletiva.

Diante desta situação, as marcas terão duas possibilidades: aumentar o preço dos celulares, ou ter sua margem de lucro reduzida. Nenhuma das opções seria inédita no mercado de smartphones, já que ambas foram vistas na geração atual.

O ano de 2024 é marcado pelo lançamento de celulares com o Snapdragon 8 Gen 3, que custa 25% mais em comparação com seus antecessores. Este aumento foi repassado em modelos como o Galaxy S24 Ultra, mas não no Xiaomi 14. 

Os motivos que podem justificar o suposto aumento de preço do Snapdragon 8 Gen 4 incluem a utilização da litografia de 3 nanômetros, contra 4 nanômetros da geração atual. Por isso é esperado um salto significativo de performance, além de melhorias em eficiência energética. 

Além disso, o novo chip ainda deve contar com a mesma CPU Oryon já vista no Snapdragon X Elite, plataforma voltada para notebooks e dispositivos mais exigentes. Ela já se mostrou capaz de proporcionar mais performance que o Apple M3 do MacBook Air em alguns testes.

O Snapdragon 8 Gen 4 será oficializado apenas durante o mês de outubro, e por isso ainda há bastante tempo para que novas informações sejam divulgadas por meio de rumores. Os primeiros dispositivos com a plataforma podem chegar um pouco depois, provavelmente com os primeiros representantes vindo de marcas como Xiaomi e OnePlus

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Chat Station (em chinês)