Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple A18 Pro | chip do iPhone 16 supera M3 em suposto teste vazado

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Janeiro de 2024 às 16h09

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Depois de divulgar o suposto primeiro teste de benchmark do Snapdragon 8 Gen 4, o perfil do X (antigo Twitter) @negativeonehero postou o que seriam as primeiras pontuações de Geekbench do Apple A18 Pro, chip da companhia aguardado para equipar o iPhone 16. Ao que parece, a plataforma da Maçã deve representar um salto significativo de desempenho para os novos smartphones da empresa, superando até mesmo o Apple M3 usado nos Macs.

Desta vez sem capturas de tela para reforçar os resultados, o informante sugeriu que, em seu estágio atual, o A18 Pro estaria conseguindo atingir 3.500 pontos em single-core e 8.200 pontos em multi-core. Comparado ao A17 Pro presente nos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, capaz de marcar em média 2.906 em single-core e 7.231 pontos em multi-core, o novo processador da Maçã representaria saltos de 16% e 14%, respectivamente, avanços que são de certa forma tímidos.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, os supostos números conseguem ficar bastante próximos ao M3, chip usado pela gigante de Cupertino nos MacBooks mais recentes, que marca 3.183 pontos com um núcleo e 11.203 pontos com todos os núcleos. Mesmo estando em um cenário mais limitado, dentro de um celular, o A18 Pro é cerca de 10% mais rápido em single-core, apesar de perder por 27% em multi-core — é preciso ter em mente que, até onde sabemos, o chip do iPhone 16 deve trazer seis núcleos, contra oito do M3.

A situação é mais interessante quando colocamos na conta os resultados vazados do Snapdragon 8 Gen 4: o aguardado chip da Qualcomm para celulares Android estaria chegando aos 2.845 pontos em single-core e 10.628 pontos em multi-core, o que o torna 18% mais lento ao usar um núcleo, mas respeitáveis 30% mais veloz considerando a CPU por completo. Esse cenário é interessante por ser similar à atual disputa entre o Snapdragon 8 Gen 3 e o Apple A17 Pro.

É importante lembrar ainda que tanto os número do 8 Gen 4, quanto os próprios resultados do A18 Pro são apenas rumores, e poderiam muito bem ser forjados, algo que já aconteceu no passado com registros do Geekbench. Por outro lado, o desempenho apontado por @negativeonehero está alinhado com o que rumores mais antigos já sugeriam, portanto é possível que as informações estejam corretas.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante que precisa ser considerado é o consumo de energia dos dois processadores — sem sabermos a eficiência de cada um, é difícil dizer qual oferece a melhor proposta, especialmente para uso de smartphones, onde a bateria é muito mais limitada que em notebooks. A expectativa é que haja similaridade nesse aspecto, considerando que ambos devem ser fabricados com a litografia N3E de 3 nm da TSMC, mas é bom aguardar por novas informações.

Não deve demorar muito para que tenhamos novidades dos dois chips, já que estamos a poucos meses dos seus supostos lançamentos. Até lá, é certo que teremos mais vazamentos detalhando o que podemos esperar das soluções.