[Biblioteca de conteúdo] Tudo o que você precisa saber sobre Linux

Por Pedro Cipoli | 12 de Junho de 2014 às 14h36

O sistema GNU/Linux é um assunto recorrente aqui no Canaltech desde o início, pois já fizemos (e continuaremos fazendo!) uma cobertura das principais novidades do Pinguim, como as novas versões do Ubuntu, que geralmente é o primeiro sistema que o usuário experimenta após o Windows e o OS X.

Este artigo traz uma biblioteca de conteúdo que será constantemente atualizada, com links para os principais artigos que abordam o sistema operacional open source mais robusto do mercado. Seja você novo ou já habituado ao mundo Linux, sinta-se em casa e explore este universo!

Slackware

Tem até mesmo atualizações de Kernel, como a versão 3.15, que incluiu o suporte às GPUs de geração Maxwell da NVIDIA, decodificador de vídeos VCE 2.0 e uma série de outras novidades. Para começar, bem... "do começo", é importante ter uma ideia do que é o Linux, para assim explorarmos as principais características do sistema e termos ideia dos principais diferenciais de 8 grandes distribuições (Ubuntu, Linux Mint, Debian, OpenSUSE, Fedora, Gentoo, Dreamlinux e Scientific Linux). Nós também já introduzimos os principais ambientes de trabalho (GNOME 2 e 3, KDE e LXDE).

Ubuntu

Explorarmos também 6 deles com um pouco mais de detalhes para ajudar você a escolher, além de dar uma ideia de alguns problemas da plataforma em um artigo que causou bastante controvérsia. Mas primeiro é importante saber como começar, por isso criamos um tutorial para quem pretende usar o Ubuntu pela primeira vez e 10 dicas bastante úteis para novos usuários, além de explorar o processo de instalação completo e o que pode ser feito por meio de um pendrive, sem a necessidade de usar um CD ou DVD. Aproveitando, para saber um pouco mais sobre software livre em geral, preparamos um texto sobre o assunto.

Linux Mint

Uma das primeiras barreiras que a grande maioria dos usuários enfrenta ao mudar para o Linux é a mudança de programas, e mesmo que muitos deles estejam disponíveis para todas as plataformas, muita gente acaba conhecendo-os somente ao mudar para o Ubuntu. Pensando nisso, criamos uma lista de 20 programas para usar no Linux, na qual cobrimos desde suítes de escritório até edição de áudio, vídeo, imagens e uma alternativa ao AutoCAD conhecida como FreeCAD.

Debian

Essa lista já inclui um bom ponto de partida para familiarizar o usuário com o sistema, mas não precisamos ficar restritos a ela, já que há um bom repositório de programas na Central de aplicativos do Ubuntu, e ensinamos você a utilizá-la – e também como instalar/desinstalar programas por linha de comando no Terminal. Com os artigos acima, o usuário já tem uma boa ideia de como utilizar o Ubuntu em seu dia a dia. Também criamos um bom material em constante expansão para quem quer se aprofundar.

Fedora

Avançando um pouco mais, começamos a entender a estrutura de diretórios, desde o diretórios raiz (/) até os que estão presentes nas distribuições que seguem o Filesystem Hierarchy Standard (/bin, /sbin, /usr, /etc. /lib, /opt, /home, /boot, /mnt, /media, /srv, /dev, /var, /proc e /tmp), ou FHS, e 10 comandos essenciais para usar no Terminal (man, ls, cd, cp, mv, more, df, sudo, grep, clear), além de entrar um pouco na área de segurança do Linux, onde aprendemos a gerenciar permissões de pastas e arquivos e também o que determinados usuários acessam ou não.

CentOS

A partir do material acima podemos explorar assuntos mais variados, com um bom conjunto de artigos em constante expansão:

Red Hat

Conforme novos artigos e tutoriais forem criados aqui no Canaltech, nós os incluiremos aqui, e você pode sugerir assuntos de seu interesse para tratarmos no site – basta colocar a sua ideia nos comentários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.