Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gerenciando usuários no Linux

Por| 08 de Abril de 2014 às 18h11

Link copiado!

Gerenciando usuários no Linux
Gerenciando usuários no Linux

Ao trabalhar com permissões de acesso no último tutorial, percebemos que cada arquivo ou diretório do Linux pertence a um usuário e grupo. E como essa é uma das partes fundamentais de toda a segurança oferecida pelo sistema, nada melhor do que dedicarmos um artigo sobre esse assunto. Afinal, criar e remover usuários é tarefa básica para qualquer administrador de computadores e, muitas vezes, é conhecimento necessário também para quem usa o Linux em casa e compartilha a máquina com outros membros da família.

Antes de tudo, um aviso importante: existem centenas de distribuições Linux na internet e, por razões de praticidade, precisamos focar o texto em apenas uma delas. Apesar de escolhermos o Ubuntu Linux, saiba que os comandos apresentados a seguir seguem o mesmo padrão e, por isso, serão utilizáveis de maneira similar em outras distros. Porém, vale a pena notar que o Ubuntu lida de maneira diferente com o usuário administrador do sistema (root).

Usuário root e Ubuntu

Por padrão, o Ubuntu vem com o usuário root "desabilitado". Esse usuário é o administrador do sistema e possui acesso a qualquer arquivo e comando do Linux. E por "desabilitado" entenda que você não pode se logar no sistema como root, mas mesmo assim é capaz de usar as super-habilidades dele.

Continua após a publicidade

Para executar comandos que exijam a credencial de root, usaremos sempre o sudo, seguindo a fórmula "sudo ". Em seguida, será necessário informar a senha do usuário com o qual você está acessando o Ubuntu. Para maiores informações, recorra ao artigo 10 comandos essenciais do Linux ou, então, consulte a manpage do sudo.

Adicionar e remover usuários

Criar um usuário novo no Ubuntu Linux é bastante simples e requer poucas linhas de comando no Terminal. Basta executar o comando adduser por meio do sudo e indicar como parâmetro o nome do novo usuário. Em seguida, é preciso responder a algumas perguntas para concluir o processo, como no exemplo abaixo:

Continua após a publicidade

Note que, além da senha exigida pelo sudo para executar o comando adduser, será necessário informar um password para o usuário que está sendo criado e, em seguida, preencher informações como o nome e telefone da pessoa que ficará responsável por ele.

Você pode confirmar a criação do novo usuário acessando o sistema a partir dele. Para isso, use o comando su seguido do nome do novo usuário. Acompanhando o exemplo deste artigo, a linha a ser digitada seria "su canaltech". Se tudo estiver certo, basta digitar a nova senha para personificar o novo usuário do sistema. Caso deseje retornar ao usuário anterior, ou seja, interromper a nova sessão no Terminal, execute o comando exit.

Quando o assunto é a exclusão de usuários, tudo funciona de maneira similar, porém com o comando deluser, como no exemplo a seguir:

Continua após a publicidade

Porém, note que esse tipo de operação traz algumas implicações na segurança do sistema e que devem ser levadas em conta pelo administrador. Ao excluir um usuário, o comando deluser por si só não apaga o diretório home dele e, assim, outros usuários poderão encontrar meios de acessar esse conteúdo, caso desejem.

Por isso, vale a pena alterar as permissões desse diretório, para evitar que dados importantes sejam copiados ou apagados. Se quiser remover o usuário com o diretório home dele, use o comando "sudo deluser -r nomedousuário".

Grupos de usuários

Outro recurso interessante do Linux é a possibilidade de agregar usuários em grupos. Isso é muito útil, por exemplo, em ambientes empresariais. Com base em certas regras, você poderia criar um diretório acessíivel para todos os funcionários de determinado setor, mas permitindo a apenas um deles o direito de remover, adicionar ou editar arquivos daquela pasta.

Continua após a publicidade

Para adicionar ou remover grupos, existem comandos semelhantes aos que vimos até o momento: addgroup e delgroup. A sintaxe é a mesma: sudo addgroup/delgroup nomedogrupo. Porém, para adicionar um usuário a determinado grupo, o comando é um pouco diferente: sudo adduser/deluser nomeusuário nomedogrupo.

Gerenciando usuários pelo ambiente gráfico

Depois de ter aprendido como usar o adduser e o deluser, vem a boa notícia: existe uma ferramenta gráfica capaz de tornar mais intuitiva a criação e remoção de usuários no Ubuntu. O pacote gnome-system-tools possui um aplicativo voltado exatamente para esse fim.

Continua após a publicidade

No menu de aplicações, busque pelo programa "Contas de usuários" e, em seguida, clique com o botão esquerdo do mouse sobre ele, para executá-lo. O mesmo software também pode ser acessado por meio das Configurações do Sistema.

Note que, na janela principal do software estão listados, à esquerda, os usuários presentes no sistema. Logo abaixo deles ficam os botões para remover e criar novas contas. Porém, lembre-se que apenas o usuário administrador (root) tem permissão para realizar esse tipo de alteração no Ubuntu Linux. Por isso, antes de começar, clique no botão "Desbloquear" no canto superior esquerdo da janela e informe sua senha para obter as credenciais necessárias. Na prática, esse botão faz o papel do sudo digitado no início de cada linha deste tutorial.

Com isso, você estará apto a gerenciar usuários tanto no modo console do Ubuntu Linux, quando no modo gráfico, como for mais conveniente para o seu uso.

Continua após a publicidade

Este artigo faz parte de nossa biblioteca de conteúdo "Tudo o que você precisa saber sobre o Linux". Não deixe de acessar e conferir todo o conteúdo publicado sobre o Pinguim.