Sucessor do Snapdragon 888 chega em 4 nm com arquitetura ARMv9, aponta rumor

Sucessor do Snapdragon 888 chega em 4 nm com arquitetura ARMv9, aponta rumor

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 04 de Junho de 2021 às 15h50
Divulgação/Realme

Oficializado no início de dezembro do ano passado, o Snapdragon 888 é o atual chipset topo de linha da Qualcomm para smartphones. O componente trouxe boa evolução em comparação ao antecessor, especialmente em CPU, por utilizar o núcleo Cortex-X1, iniciativa da ARM focada em alto desempenho mirando em oferecer robustez similar à entregue pelos chips da Apple a mais fabricantes.

Com o Snapdragon 888 prestes a receber uma versão turbinada, novas informações sobre o sucessor da plataforma, que equipará os topos de linha de 2022, foram vazadas. Os detalhes chegam como cortesia do respeitado leaker Evan Blass, e sugerem que o salto de desempenho e de recursos do próximo chipset premium da Qualcomm será significativo.

Snapdragon "SM8450" chega em 4 nm com ARMv9

Segundo Blass, o "SM8450", de codinome "Waipio", chegará ao mercado com litografia em 4 nm, o que pode indicar que a novidade será fabricada pela TSMC. A mudança traria avanço notável para o novo processador em comparação ao Snapdragon 888, produzido com o processo de 5 nm da Samsung.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além de menor, a solução deve ser significativamente mais eficiente, considerando que os 5 nm da gigante sul-coreana já deixam a desejar em comparação aos 5 nm da TSMC. Outra melhoria de destaque está na arquitetura, já que o Waipio tiraria proveito da recém-anunciada ARMv9, dita pela ARM para ser 30% mais poderosa do que a ARMv8, além de entregar aprimoramentos substanciais em privacidade.

A presença da nova arquitetura indica que podemos esperar pelo uso dos núcleos Cortex-X2, Cortex-A710 e Cortex A510, em versões ligeiramente customizadas pela Qualcomm para se tornar a nova família Kryo 780, como apontado pelo vazamento. Os novos núcleos também entregam grandes ganhos de eficiência, atingindo o mesmo nível de desempenho da geração passada ao consumir até 30% menos energia.

Melhorias em conectividade e GPU

O novo chipset da Qualcomm não trará apenas melhorias na CPU, como também em outras áreas de peso, incluindo gráficos. Blass sugere que o processador trará a nova GPU Adreno 730 e, apesar de não haver detalhes do componente, o salto numérico em relação à Adreno 660 do Snapdragon 888 pode indicar um avanço notável de desempenho.

O Snapdragon "Waipio" deve contar com avanços em diversos setores, incluindo gráficos, ponto essencial para competir com a GPU AMD do próximo Exynos (Imagem: Reprodução/Qualcomm)

O salto gráfico é essencial para a companhia, considerando que a competição com o Exynos da Samsung será acirrada no ano que vem. A próxima plataforma da gigante sul-coreana chegará ao mercado com uma GPU desenvolvida pela AMD, produzida com a microarquitetura RDNA 2, mesma presente no PS5 e Xbox Series X|S. Segundo os rumores, a solução será até 70% mais potente que a GPU do A14 Bionic da Apple.

Em conectividade, o Waipio estreará o modem Snapdragon X65 5G, com suporte a velocidades de download de até 10 Gbps, bem acima dos 7,5 Gbps do Snapdragon X60 utilizado na geração atual. Outros destaques incluem processador de imagem Spectra 680, possivelmente havendo uma parceria com a Leica para melhor qualidade em fotos, chip FastConnect 6900, para conectividade Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6E, e mais.

Fonte: TuttoAndroid, GSMArena, Evan Blass

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.