Publicidade

Snapdragon 888 é novo processador de ponta da Qualcomm com melhorias em 5G e IA

Por| 01 de Dezembro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm deu início ao Snapdragon Tech Summit 2020 totalmente virtual nesta terça-feira (1°) com o anúncio de sua nova plataforma topo de linha para celulares, o Snapdragon 888. O novo chip ainda traz novas gerações dos modems 5G, mecanismo de inteligência artificial e salto em qualidade gráfica.

Ainda não foram revelados todos os detalhes do novo chipset. Em uma apresentação realizada pela diretora de gestão de produto da Qualcomm, Lekha Motiwala, foi mostrado que a terceira geração do modem Snapdragon X60 5G está presente na plataforma, bem como a sexta geração da Qualcomm AI Engine, a terceira geração da tecnologia Snapdragon Gaming Elite e mais velocidade na captura de fotografias.

O modem 5G da empresa está embarcado em todos os Snapdragon 888, com suporte ao 5G mmWave e sub-6 para oferecer experiência da quinta geração da banda larga móvel em qualquer lugar do mundo. Com a nova plataforma, o usuário poderá conectar-se à nova tecnologia sempre que precisar, dependendo, claro, de seu pacote de dados.

Continua após a publicidade

E para levar a inteligência artificial a um novo patamar, a Qualcomm trouxe a sexta geração da AI Engine, com um processador Qualcomm Hexagon completamente redesenhado. A empresa promete maior eficiência energética com até 26 tera operações por segundo (TOPS), além da segunda geração do Sensing Hub, com processamento AI sempre ligado para garantir recursos inteligentes e intuitivos.

No campo do processamento gráfico, o Snapdragon Elite Gaming teve “a atualização mais significativa no desempenho da GPU Adreno” até o momento, revela a fabricante. A terceira geração inclui drivers de GPU atualizáveis e até 144 fps na renderização gráfica.

E teve também melhoria em fotografias, com o novo Qualcomm Spectra ISP, que permite captar fotos e vídeos a uma velocidade de até 2,7 gigapixels por segundo, ou aproximadamente 120 fotos em resolução 12 MP. Segundo a Qualcomm, é um aumento de 35% na velocidade em relação à geração anterior.

Continua após a publicidade

Demonstração do 5G

A empresa aproveitou a apresentação para mostrar uma espécie de corrida entre dois carros 5G para dar uma ideia da velocidade do 5G no novo Snapdragon 888. Os veículos foram construídos em parceria com Verizon e Ericsson e controlados remotamente a uma distância de mais de 15, km, por vídeo e tecnologia de banda larga móvel de quinta geração.

Tanto a transmissão do vídeo usado pelos controladores para verem a pista quanto os comandos foram realizados por 5G, para demonstrar toda a capacidade do Snapdragon 888 em conexão de banda larga móvel.

Continua após a publicidade

Primeiros smartphones

A Qualcomm também convidou várias OEMs parceiras para o palco, incluindo a Sony e a Xiaomi. Esta segunda aproveitou para confirmar que o Mi 11 vai ser equipado com o Snapdragon 888, “um dos primeiros” a sair com a nova plataforma.

Além dessas duas empresas, a Qualcomm anunciou que já têm interesse no chipset empresas como Asus, Black Shark, Lenovo, LG, Meizu, Motorola, Nubia, Realme, OnePlus, OPPO, Sharp, Vivo e ZTE.

Continua após a publicidade

Mais detalhes sobre o Snapdragon 888 serão revelados amanhã (2). Então fique de olho aqui no Canaltech que teremos cada informação, ficha técnica e muito mais sobre a plataforma assim que a Qualcomm liberar.