Snapdragon 8 Gen 4 pode estrear núcleos da Nuvia em celulares
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Novos rumores indicam que o Snapdragon 8 Gen 4, esperado como chip premium da Qualcomm focado em celulares de 2025, pode ser a primeira solução da companhia a trazer os núcleos customizados da Nuvia para smartphones. Ainda sem números específicos de performance, esses núcleos serão totalmente desenvolvidos pela Nuvia, adquirida pela Qualcomm em 2021, e prometem um salto extremo de eficiência e desempenho, em uma configuração bem diferente da usada pela gigante no momento.
- Qualcomm confirma fim da exclusividade do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy
- Apple pode lançar processador M3 Extreme a partir de 2025
As informações chegam através do leaker Digital Chat Station e sugerem que os núcleos Phoenix, nome dado às soluções customizadas da Nuvia, devem chegar aos smartphones apenas em 2025, integrados ao Snapdragon 8 Gen 4. Com lançamento previsto para o final de 2024, o chip deve agitar a configuração de CPU usada pela Qualcomm atualmente ao adotar um design mais próximo ao dos chips da Apple.
Ao que parece, teremos oito núcleos distribuídos entre dois Phoenix L de alto desempenho, e seis Phoenix M de alta eficiência, com a fabricação ficando a cargo da TSMC no inédito processo N3E, da classe de 3 nm. Em comparação, a CPU do Snapdragon 8 Gen 2, atual flagship da marca, distribui seus oito núcleos entre um Cortex-X3 de máxima performance, dois Cortex-A715 de alto desempenho, dois Cortex-A710 também de alto desempenho, e três Cortex-A510 de alta eficiência.
Mais do que apenas combinar núcleos mais potentes, o suposto Snapdragon 8 Gen 4 deve se beneficiar da arquitetura redesenhada, conseguindo realizar mais cálculos por segundo e reduzindo o consumo de energia. Quanto às fabricantes de smartphones, Digital Chat Station diz não saber quais delas apostarão na plataforma. Dito isso, é praticamente certo que veremos entre elas nomes importantes como Motorola, OPPO, Realme, Samsung, Vivo Mobile e Xiaomi.
O núcleo Phoenix foi originalmente anunciado por volta de 2019, e apesar de também ser baseado na arquitetura ARM como os usados hoje na família Snapdragon, possui um design totalmente customizado, de forma similar ao que é feito pela Apple. A customização seria suficiente para oferecer uma relação de consumo e desempenho que superaria não apenas outras soluções para celular, como o Cortex-A77, mas também núcleos para PC, como o Zen 2 da AMD.
O impacto das promessas foi grande a ponto de levar a Qualcomm a comprar a Nuvia em 2021, iniciando assim o processo de introdução do Phoenix nos Snapdragon. A expectativa é que essa integração ocorra em notebooks ainda em 2023 com o Snapdragon 8cx Gen 4, devendo então migrar para os smartphones em 2024 — justamente como aponta Digital Chat Station.
Fonte: Digital Chat Station (em chinês), via WCCFTech