Snapdragon 8cx Gen 4 vaza em primeiro teste com 12 núcleos
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Esperado como a solução da Qualcomm que irá desafiar o Apple M2, o Snapdragon 8cx Gen 4 acaba de ser encontrado em seu primeiro teste de desempenho, no banco de dados do Geekbench 5. Ainda que os números sejam decepcionantes a princípio — inclusive quando comparados ao 8cx Gen 3 —, é preciso ter em mente que a plataforma deve apresentar grandes melhorias de performance nos meses até seu lançamento. O que deve ser o foco nos registros são as configurações do componente, que reforçam rumores recentes.
- Snapdragon 8 Gen 3 pode trazer nova configuração de núcleos
- AMD pode estar testando CPU Ryzen 7000 com arquitetura híbrida
A plataforma foi encontrada sob o nome "Snapdragon 8cx Next Gen" (ou Próxima Geração, em tradução livre), e está acompanhada por 16 GB de RAM, rodando em um dispositivo com Windows 11 Home. O aspecto mais interessante é sua contagem de núcleos: são 12 no total, em uma combinação de 8 + 4 — essa é justamente a configuração apontada pelo desenvolvedor e leaker Kuba Wojciechowski em rumores anteriores.
Segundo ele, o conjunto de 8 núcleos traria soluções de alto desempenho, enquanto o grupo de 4 núcleos adotaria modelos de alta eficiência, expandindo a proposta vista no 8cx Gen 3. Conforme já confirmado pela Qualcomm, apesar de adotarem a arquitetura ARM, todos serão núcleos Oryon customizados com tecnologias da Nuvia, a promissora startup adquirida pela gigante em 2021 que prometia ter um núcleo poderoso o suficiente para ameaçar o domínio da Apple.
Mesmo com todo o potencial, a máquina equipada com o componente inédito apresentou pontuações baixas, de 613 pontos em single-core e 5.241 pontos em multi-core. Os números são inferiores até quando comparados à geração anterior, cujos resultados chegavam a 1.100 pontos com um núcleo e 5.659 pontos com todos os núcleos. Tudo indica que o Snapdragon 8cx Gen 4 encontrado ainda é uma unidade de testes (engineering sample), e deve receber inúmeros ajustes e melhorias até o lançamento.
Analisando os metadados do Geekbench, Kuba encontrou mais detalhes do chipset. Confirmando suspeitas de que a CPU está limitada no momento, os arquivos revelam que os núcleos de alto desempenho batem apenas 3,0 GHz, enquanto os de alta eficiência chegam a 2,38 GHz. Fora isso, o nome "Snapdragon 8cx Gen 4" é especificamente mencionado, assim como o codinome "Hamoa", presente nos rumores.
Snapdragon 8cx Gen 4 pode suportar GPUs dedicadas
O vazamento reforça as informações que Kuba Wojciechowski havia compartilhado no passado, que apontavam para transformações de peso na família Snapdragon 8cx. De acordo com os rumores, além de mais cache por núcleo e de sistema, a plataforma suportaria até 64 GB de RAM LPDDR5X, distribuída em 8 canais e com velocidades de 4.200 MT/s, e traria a mesma GPU Adreno 740 do Snapdragon 8 Gen 2, mas ajustada para ser compatível com APIs gráficas importantes para Windows, como DirectX 12, Vulkan 1.3, OpenCL e o DirectML.
Uma das novidades mais promissoras seria a presença de 8 pistas PCIe 4.0 dedicadas a comportar placas de vídeo dedicadas, como as Radeon da AMD ou GeForce da Nvidia, atendendo usuários que precisem de maior potência gráfica ou suporte a recursos mais específicos, como a aceleração via CUDA da Nvidia para tarefas profissionais. Fora isso, mais 4 pistas PCIe 4.0 permitiriam a instalação de SSDs M.2 NVMe, mais velozes e eficientes, além de fáceis de se fazer upgrades, do que o armazenamento UFS 4.0 soldado.
Também seriam destaques a presença de portas Thunderbolt 4, para possibilitar o uso de equipamentos robustos — incluindo placas de vídeo em eGPUs —, e um grande salto de processamento de IA, que iria de 29 TOPs (trilhões de operações por segundo) do Snapdragon 8cx Gen 3 para 45 TOPs, ganho respeitável de 55%. O Snapdragon 8cx Gen 4 ainda não possui data de lançamento confirmada, mas é provável que seja uma das novidades do Snapdragon Tech Summit, aguardado para o final de 2023.
Fonte: WCCFTech