Publicidade

Qualcomm confirma fim da exclusividade do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Agosto de 2023 às 12h07

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Qualcomm

Em nota divulgada ao portal XDA Developers, a Qualcomm confirmou que o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy e a Leading Version, vista em aparelhos como o Red Magic 8S Pro, são o mesmo processador, oficializando o fim da exclusividade que a Samsung possuía sobre o componente. Com isso em mente, a gigante reforça que mantém uma parceria forte com a companhia sul-coreana, e destaca ter trabalhado próximo à marca para implementar integrações especiais no modelo For Galaxy.

Na estreia da família Galaxy S23, a Samsung anunciou uma parceria mais próxima da Qualcomm com o uso do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, exclusivo dos aparelhos da marca. Comparado à versão padrão, o chip trazia velocidades mais altas de CPU e GPU, além de otimizações no processamento de imagem das câmeras com o uso de recursos opcionais, como a segmentação semântica — tecnologia que separa áreas das fotos para processá-las de forma diferente.

A situação mudou quando aparelhos chineses começaram a ser anunciados com o curioso "Snapdragon 8 Gen 2 Leading Version", cuja ficha técnica era praticamente idêntica à da variante for Galaxy, basicamente confirmando rumores de que veríamos um Snapdragon 8 Plus Gen 2 chegar ao mercado para encerrar a exclusividade obtida pela Samsung. Agora, temos a confirmação da própria Qualcomm de que este é o caso.

Continua após a publicidade

Com a chegada do Red Magic 8S Pro, celular gamer que utiliza a Leading Version, a equipe do XDA Developers descobriu que esse componente possui o mesmo número de modelo do 8 Gen 2 usado no Galaxy S23 (SM8550-AC), em vez da identificação padrão (SM8550-AB). Ao ser questionada, a Qualcomm confirmou que ambos realmente são a mesma solução.

"Não há diferenças nas especificações entre o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy e essa nova variante do Snapdragon 8 Gen 2 com velocidades de CPU de 3,36 GHz", enfatizou o porta-voz da Qualcomm. Dito isso, a marca reforça que ainda há otimizações vistas apenas no modelo adquirido pela Samsung.

"Seguindo nossa parceria estratégia expandida anunciada em julho de 2022, trabalhamos de perto com a Samsung para customizar de forma única o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy para o Flip 5/Fold 5/Tab S9. Por exemplo, a Samsung nos providenciou sua IP de câmera para integrarmos no Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy", explica o representante.

Continua após a publicidade

Em resumo, tudo indica que há sim algum nível de tecnologia da própria Samsung na variante exclusiva, ainda que os usuários não devam notar tanta diferença na prática.

Outro ponto interessante indicado pela declaração é que as versões dos processadores que trazem leves aumentos de velocidade, como o caso do Snapdragon 8 Gen 2 Leading Version, não serão mais identificados explicitamente — em gerações anteriores, a marca empregava o "Plus" para deixar as diferenças claras. Isso significa que, oficialmente, a "Leading Version" é apenas um 8 Gen 2 tradicional.

A ideia, segundo a empresa, é manter os nomes simples e "facilitar o entendimento das fabricantes e dos consumidores" sobre a família Snapdragon. É difícil dizer se a estratégia vai funcionar como planejado, ainda que o mais provável é que haja certa confusão por parte dos usuários menos entendidos do assunto. Vai ser preciso esperar por novos lançamentos para sabermos como o público irá reagir a essa simplificação.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers