Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 2: Qualcomm pode manter a produção com a TSMC

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Março de 2022 às 07h45

Link copiado!

Reprodução/WCCFTech
Reprodução/WCCFTech
Tudo sobre Qualcomm

A norte-americana Qualcomm deve seguir com a parceria com taiwanesa TSMC para a produção do Snapdragon 8 Gen 2. Sem deixar explícito o motivo, o leaker Ice Universe afirma que a fabricante de processadores deve encerrar o acordo com a Samsung após ter supostamente transferido a produção do Snapdragon 8 Gen 1 e Gen 1 Plus para as fundições da taiwanesa.

Em fevereiro, um artigo do The Elec apontou que a Samsung não estava conseguindo suprir o constante fornecimento de chipsets Snapdragon 8 Gen 1. Fontes da cadeia de suprimentos citaram graves problemas de rendimento no processo de produção em massa da sul-coreana.

Diante desse cenário, é simples entender o que levou a Qualcomm a trocar a fabricante dos processadores móveis. Então, a empresa norte-americana segue os passos de outros concorrentes.

Continua após a publicidade

Melhorias para os chips Snapdragon

A TSMC é reconhecida pela capacidade de produzir chipsets de alta qualidade em larga escala. Por esse motivo, a Apple possui uma longa parceria com a fabricante e tem exclusividade na produção de grandes remessas.

Nas mãos da TSMC, a fabricação em massa do Snapdragon 8 Gen 1 Plus e do Snapdragon 8 Gen 2 pode trazer melhorias de desempenho e eficiência de energia. A troca de fabricantes também pode ajudar a estabilizar as remessas de chips que a Qualcomm pode oferecer a diversos clientes, incluindo a própria Samsung.

Continua após a publicidade

Segundo os dados, a taxa de rendimento da Samsung com a arquitetura de 4 nm era de 35%. Isso significa que a cada 100 chips, 65 estavam com defeito ou eram descartados por estarem com a qualidade abaixo do esperado.

Do outro lado, a TSMC possui uma taxa de rendimento maior do que 70%. Isso beneficiará a Qualcomm na transição do Snapdragon 8 Gen 1 comum para o Snapdragon 8 Gen 1 Plus, chipset que deve chegar bem antes do esperado exatamente devido à insatisfação da marca com a produção da Samsung.

Snapdragon 8 Gen 2 com arquitetura de 4 nm

Continua após a publicidade

As primeiras informações indicam que a TSMC produzirá o Snapdragon 8 Gen 2 com o processo de 4 nm. A previsão é que os modelos de chipsets com 3 nm não sejam lançados até o final de 2023.

Rumores também apontam que o próximo processador da Qualcomm deve trazer suporte nativo ao codec de vídeo AV1. A decodificação através do hardware tem a vantagem de economizar bateria e melhorar o desempenho durante a reprodução de streaming.

Ademais, não há mais detalhes a respeito do Snapdragon 8 Gen 2. Entretanto, a mudança entre as fabricantes será essencial para que a Qualcomm possa ter chips o suficiente para alimentar os principais celulares Android no início de 2023.

Fonte: Ice Universe, WCCFTech