Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Teste mostra qual celular com Snapdragon 8 Gen 1 é mais rápido

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Janeiro de 2022 às 09h33

Link copiado!

Gizmochina
Gizmochina

Lançado no final do ano passado, o Snapdragon 8 Gen 1 é o chipset topo de linha mais atualizado da Qualcomm, e já está equipado em alguns celulares vendidos no mercado internacional. Um novo teste realizado pelo Gizmochina coloca cinco destes modelos frente a frente para identificar qual companhia conseguiu implementar as melhores otimizações para a plataforma.

A lista de celulares avaliados inclui Xiaomi 12 Pro, Realme GT 2 Pro, OnePlus 10 Pro, iQOO 9 Pro e Motorola Edge X30 — o último é o único com 8 GB de RAM, enquanto o restante traz 12 GB. Todos os dispositivos foram testados com a versão estável mais recente do sistema operacional Android disponível, com a RAM expandida ativada e modos de aumento de performance desabilitados.

Continua após a publicidade

O teste foi dividido em duas partes, em que a primeira serve para identificar qual aparelho é capaz de abrir determinados aplicativos de forma mais rápida. Uma a uma, 16 aplicações foram abertas sem o encerramento da anterior, também para testar como o dispositivo se sai com múltiplas ações ocorrendo em segundo plano.

A próxima avaliação é relacionada com o gerenciamento de memória RAM, em que os mesmos aplicativos são abertos depois da primeira série, e é feita uma contagem de quantos permaneceram ativos, e portanto não precisaram ter informações carregadas novamente.

Abertura de aplicativos

Continua após a publicidade

A pontuação para a primeira avaliação é feita em ordem decrescente de performance. Portanto, o aparelho que abre cada aplicativo com mais agilidade ganha cinco pontos, e os valores vão se reduzindo até o último lugar, que ganha um ponto. Os resultados são bastante variados para cada aplicação, mas o Realme GT 2 Pro ficou na primeira colocação geral com 74 pontos — uma certa distância para o OnePlus 10 Pro, que ficou em segundo com 65 pontos.

Gerenciamento de RAM

O aparelho que se saiu melhor no gerenciamento de memória RAM foi o Xiaomi 12 Pro, que conseguiu manter todos os 16 aplicativos abertos ao longo do primeiro teste. Por outro lado, os destaques negativos ficaram para o Edge X30 e iQOO 9 Pro, que seguraram apenas 3 e 4 aplicativos, respectivamente — no caso do aparelho da Motorola, o resultado é parcialmente justificável por conta da menor quantidade de RAM, mas ainda assim ficou bastante longe dos três primeiros.

Continua após a publicidade

Dentre os modelos analisados, os que possuem mais chance de chegar oficialmente ao Brasil são Xiaomi 12 Pro, Realme GT 2 Pro e Motorola Edge X30, com os dois últimos já praticamente confirmados.

O teste completo pode ser conferido abaixo:

Fonte: YouTube/Gizmochina