Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 2 pode ter suporte nativo ao codec de vídeo AV1

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Fevereiro de 2022 às 10h58

Link copiado!

Divulgação/Motorola
Divulgação/Motorola
Tudo sobre Qualcomm

O Snapdragon 8 Gen 1 Plus ainda nem foi anunciado, mas o Snapdragon 8 Gen 2 já teve os primeiros detalhes revelados. Em especial, o chipset premium da Qualcomm deve ter suporte nativo a AV1, codec de vídeo de alta resolução adotado por diversos serviços de streaming.

Conforme o Protocol, o próximo processador principal da série Snapdragon pode ter a decodificação nativa para AV1. Embora muitos dispositivos Android usem softwares para o processo, a decodificação através do hardware economiza bateria e teria melhorias para o desempenho durante a reprodução via streaming.

Fontes da indústria também citam que o novo chipset tem o codinome interno de SM8550. O número de série segue o padrão de outros modelos da linha Snapdragon 8, como o Snapdragon 8 Gen 1 (SM8450) e Snapdragon 888 (SM8350).

Continua após a publicidade

Mais vantagens do AV1

O AOMedia Video 1 (AV1) é um codec para transmissão de conteúdo em 4K HDR com qualidade de imagem elevada. O formato tem a compressão 30% mais eficiente do que o antecessor H.265, sendo muito útil para streaming de vídeo em dispositivos móveis.

Por isso, o codec é usado sempre que possível por serviços como Netflix e YouTube. O formato reduz a largura de banda tanto para o usuário final quanto para o provedor, melhorando a velocidade da transmissão e evitando a sobrecarga do servidor.

Continua após a publicidade

A decodificação nativa para AV1 em hardwares móveis não é nada novo. O MediaTek Dimensity 1000 foi o primeiro chipset da marca a oferecer o recurso em 2020, enquanto o Samsung Exynos 2100 recebeu o suporte nativo ao codec em 2021 – e se estendeu ao Exynos 2200 presente nas versões europeias e asiáticas da linha Galaxy S22.

Caso a novidade realmente chegue ao Snapdragon 8 Gen 2, isso deve ampliar a popularidade do codec em plataformas móveis. Bem como, pode incentivar outras fabricantes – principalmente, a Apple – a adicionar o recurso aos chipsets proprietários.

Previsão de lançamento do Snapdragon 8 Gen 2

Continua após a publicidade

Segundo o Protocol, o Snapdragon 8 Gen 2 pode ser lançado “o mais cedo possível no final deste ano”. A previsão se alinha com o fim do ciclo do Snapdragon 8 Gen 1, já que o atual processador premium da Qualcomm foi revelado em novembro de 2021.

Dessa maneira, a previsão é que o novo chipset estreará nos principais smartphones flagships do primeiro semestre de 2023. Mais notícias sobre o futuro chipset devem ser divulgadas ao longo deste ano.

Fonte: Protocol, WCCFTech, XDA Developers