Snapdragon 8 Gen 1 Plus fabricado pela TSMC pode ser anunciado em maio
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Um novo rumor indica que o Snapdragon 8 Gen 1 Plus pode ser anunciado já em maio, ao lado de outros chipsets mais básicos da Qualcomm. A plataforma revisada, muito aguardada por substituir o processo de fabricação supostamente problemático da Samsung pelo da TSMC, mais eficiente, chegaria no mês seguinte em aparelhos de grandes companhias, possivelmente oferecendo menor consumo de energia e um salto modesto de desempenho.
- Snapdragon 8 Gen 2 pode ser ainda menos eficiente que modelo atual
- Snapdragon 8 Gen 2: Qualcomm pode manter a produção com a TSMC
Snapdragon 8 Gen 1 Plus pode chegar em maio
Segundo informações do leaker Yogesh Brar, o aguardado Snapdragon 8 Gen 1 Plus, de codinome SM8475, será anunciado em maio. A novidade utilizaria o processo de fabricação N4 de 4 nm da TSMC, substituindo o 4LPE da Samsung, também de 4 nm, e empregando uma série de melhorias para reduzir o consumo.
Reforçando outros rumores, Yogesh indica que empresas como Motorola, Lenovo, OnePlus e Xiaomi já têm acesso ao novo chip e estão preparando smartphones com o componente para estrear no mês seguinte ao anúncio, em junho. Um desses celulares pode ser o bastante especulado Motorola Frontier, que trará o primeiro sensor de 200 MP a um smartphone, além de recarga de 125 W e do novo Snapdragon.
Outro ponto interessante indicado pelo leaker é que, com o lançamento do Snapdragon 8 Gen 1 Plus, a Qualcomm deve voltar a fazer negócios com a TSMC, mantendo a produção das próximas gerações do chipset premium com a fundição taiwanesa — essa possibilidade também havia sido indicada por rumores anteriores.
Fora isso, Yogesh sugere que a empresa deve finalmente atualizar suas séries de chips intermediários, anunciando novos modelos da família Snapdragon 700, que até o momento não tiveram detalhes revelados. Vale lembrar que, caso mantenha as mudanças que anunciou durante a Snapdragon Summit em dezembro, as novidades devem assumir o nome Snapdragon 7.
Baixa produção da Samsung é possível culpada
Os inúmeros rumores que cercam a existência do Snapdragon 8 Gen 1 Plus sugerem que os dois maiores motivos por trás da troca de fabricante são os elevados aquecimento e consumo do modelo padrão, além de fortes dificuldades que a Samsung, atual responsável pela fabricação do chipset, estaria enfrentando no processo de produção da plataforma.
O Dimensity 9000, rival direto do Snapdragon 8 Gen 1, é muito citado por oferecer até 17% mais desempenho consumindo 17% menos energia, tendo a mesma configuração de CPU da solução da Qualcomm. A baixa estabilidade em cargas de trabalho prolongadas, que exibem perdas elevadas de performance em virtude do aquecimento, também é apontada.
Além disso, o rendimento do processo de 4 nm da Samsung, que se refere à quantidade de chips sem defeitos produzidos por wafer de silício, estaria abaixo dos 35% — um valor considerado saudável é de acima de 95%. Todas essas questões teriam motivado a Qualcomm a realizar a troca, e antecipar a estreia do Snapdragon 8 Gen 1 Plus.
Fonte: Yogesh Brar, Onsitego