Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 1 Plus pode ser anunciado ainda no 2º trimestre

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Março de 2022 às 16h14

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm segue trabalhando para antecipar a estreia do chipset Snapdragon 8 Gen 1 Plus. Segundo os rumores, além da insatisfação com o Snapdragon 8 Gen 1 fabricado pela Samsung, a fabricante americana agora teme perder o espaço para o Dimensity 9000 da MediaTek.

Segundo o leaker Digital Chat Station, o chipset SM8475 – número de série do Snapdragon 8 Gen 1 Plus – está com o cronograma avançado para a estreia no segundo trimestre. Então, o processador pode ser anunciado entre maio e junho, com os primeiros dispositivos chegando ao mercado no meio deste ano.

O informante ainda destaca que o novo chip premium da Qualcomm deve oferecer melhor controle de energia que o atual Snapdragon 8 Gen 1. Essa melhoria de desempenho estaria relacionada a fabricação usando o processo de 4 nm da TSMC.

Continua após a publicidade

Superioridade do Dimensity 9000

Aos poucos, vários fabricantes estão anunciando novos dispositivos com o processador Dimensity 9000 da MediaTek. Conforme recentes testes, o chipset da empresa taiwanesa oferece menor consumo de energia comparado ao Snapdragon 8 Gen 1.

No Geekbench 5, a CPU do Dimensity 9000 teve um desempenho 17% superior ao modelo da Qualcomm. Além disso, a GPU Mali G710 MC10 também se mostrou mais eficiente do que o rival na plataforma GFX Bench Aztec Ruin.

Continua após a publicidade

Com esses resultados, o processador premium da taiwanesa conquistou espaço dentro de alguns flagships lançados nos primeiros meses de 2022. Entre eles, estão o Oppo Find X5 Pro e o Redmi K50 Pro.

Melhorias nas mãos da TSMC

Do outro lado, a Qualcomm estaria tendo problemas graves de rendimentos e atrasos nas remessas dos chipsets Snapdragon 8 Gen 1 produzidos pela Samsung. Por esse motivo, a empresa tem sofrido pressão para lançar um novo processador “competitivo”.

Continua após a publicidade

Para tentar contornar a situação, a norte-americana teria transferido a produção do atual chipset para as fundições da TSMC. Bem como, os futuros Snapdragon 8 Gen 1 Plus e Snapdragon 8 Gen 2 também serão produzidos pela nova empresa.

Como citado pelo Digital Chat Station, a expectativa é que a produção dos processadores pela TSMC traga melhorias de desempenho e eficiência energética. Além disso, isso possibilita que a Qualcomm estabilize as remessas de componentes para atender os vários clientes e não perca mais espaço para o Dimensity 9000.

Antigos vazamentos indicam que o Snapdragon 8 Gen 1 Plus pode ser o processador do Xiaomi 12 Ultra e do suposto Motorola Frontier. Ambos os aparelhos premium devem ser lançados no segundo semestre deste ano.

Fonte: Sparrow News