Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm confirma data de lançamento do Snapdragon 8 Gen 1 Plus

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Maio de 2022 às 09h05

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Após inúmeros rumores, a Qualcomm confirmou que realizará um evento nesta semana para anunciar novos chipsets mobile. A gigante não cita explicitamente quais seriam as novidades, mas tudo indica que a apresentação revelará o aguardado Snapdragon 8 Gen 1 Plus, versão revisada do atual processador premium da empresa, agora fabricado pela TSMC. Novos modelos intermediários também podem estar entre as novidades.

Qualcomm marca evento do Snapdragon 8 Gen 1 Plus

Através de uma publicação na rede social chinesa Weibo, a Qualcomm marcou uma apresentação para a próxima sexta-feira, 20 de maio, às 9h no horário de Brasília. O comunicado confirma que novas plataformas Snapdragon para smartphones serão anunciadas, e destaca ainda que serão exibidos os avanços das "tecnologias hardcore", segundo a tradução via máquina, o que indica se tratar de soluções de alto desempenho.

Continua após a publicidade

A data bate com o prazo indicado pelos rumores, e assim podemos esperar que o destaque do evento será o Snapdragon 8 Gen 1 Plus. O chip é esperado como uma versão revisada do Snapdragon 8 Gen 1, criticado pelo elevado nível de aquecimento, baixo rendimento energético e avanço tímido em poder de processamento, características que muitos atribuem à combinação do processo de fabricação da Samsung com os núcleos ARM mais recentes.

A variante Plus traria duas principais novidades: o processo de fabricação de 4 nm da TSMC, maior rival da Samsung em produção de chips e aclamada por supostamente possuir tecnologia superior, e velocidades de operação mais altas, que poderiam quebrar a barreira dos 3,0 GHz apresentadas pelo Snapdragon 8 Gen 1 padrão.

A apresentação será focada no mercado chinês em virtude da proximidade da companhia com as fabricantes do país asiático — Motorola, atualmente uma marca da Lenovo, e Xiaomi deverão ser as primeiras a lançar aparelhos equipados com o novo chipset.

Continua após a publicidade

Snapdragon 7 Gen 1 também pode ser revelado

O evento pode apresentar ainda o primeiro modelo intermediário da família reformulada de processadores apresentada pela Qualcomm no final do ano, o Snapdragon 7 Gen 1. Sucessor do Snapdragon 778G, a solução seria destinada a smartphones intermediários mais premium, que buscam oferecer recursos de celulares topo de linha em pacotes mais acessíveis.

Segundo os vazamentos, assim como o flagship da marca, o novo Snapdragon 7 seria fabricado em 4 nm, mas não está claro qual companhia — Samsung ou TSMC — seria responsável pela produção da plataforma, ainda que a gigante sul-coreana seja a escolha mais provável.

Continua após a publicidade

O chip combinaria 4 núcleos Cortex-A710 de alto desempenho rodando a 2,36 GHz com 4 núcleos Cortex-A510 a 1,8 GHz, mesmas soluções presentes nos conjuntos de alto desempenho e baixo consumo do Snapdragon 8 Gen 1, respectivamente, mas com velocidades menores. O processamento gráfico ficaria a cargo da GPU Adreno 662, especulada para ser uma possível evolução da Adreno 660 do Snapdragon 888.

Testes vazados sugerem que o Oppo Reno 8 Pro será o primeiro smartphone do mercado a ser embarcado com o Snapdragon 7 Gen 1. Além do novo processador da Qualcomm, o aparelho traria tela OLED Full HD+ de 6,55 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, câmera tripla de 50 MP e bateria de modestos 4.500 mAh, com carregamento rápido de 80 W.

Fonte: Qualcomm, GSMArena