Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ARM pode ser a culpada do aquecimento de chips no Android

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Abril de 2022 às 15h30

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech
Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech

Fontes da indústria ouvidas pelo site de notícias BusinessKorea sugerem que a ARM pode ser a culpada pelo aquecimento excessivo que os chips mais recentes de celulares Android apresentam. O assunto ganhou destaque recentemente com rumores de que a Qualcomm encerrou o acordo de fabricação do Snapdragon 8 Gen 1 com a Samsung para levar a produção à TSMC, mas ainda estaria enfrentando as mesmas dificuldades de consumo e desempenho.

ARM pode ser a culpada pelo aquecimento no Android

Segundo o portal, as fontes relembram que celulares de marcas como Xiaomi, Motorola e a própria Samsung têm apresentado aquecimento excessivo, além de instabilidades no desempenho e consumo muito elevado. O problema ganhou maiores proporções com a estreia do Snapdragon 888 e do Exynos 2100, ainda que já tivesse surgido antes, com o Exynos 990.

Continua após a publicidade

Os mais recentes Snapdragon 8 Gen 1 e, em especial, Exynos 2200 também apresentaram essas limitações em um patamar mais elevado, o que levou muitos a atribuírem a culpa ao processo de fabricação da Samsung, responsável por todas as plataformas problemáticas. Mesmo diante desses indícios, as fontes do BusinessKorea discordam.

"Os processadores [Exynos e Snapdragon] foram projetados pela ARM, os mesmos problemas foram confirmados em ambos quando fabricados pela Samsung e pela TSMC, e assim pode-se dizer que a causa não são as fabricantes, mas quem os projetou", afirmam, sugerindo assim que os verdadeiros responsáveis pelo aquecimento e consumo excessivo são os núcleos Cortex da ARM.

De fato, desde o anúncio do projeto Cortex-X, muitas discussões e testes variados indicaram que o núcleo Cortex-X1 e, mais recentemente, o Cortex-X2 têm baixíssima eficiência com pouco retorno em desempenho — a solução havia sido desenvolvida em parceria com as fabricantes de chips visando tornar as plataformas para Android mais competitivas frente aos núcleos customizados da Apple, mas não foi bem recebida.

Continua após a publicidade

Problema pode ser combinação de fatores

Em contrapartida, especialistas ouvidos pelo site coreano indicam que os problemas resultam de uma combinação de fatores, e não exclusivamente dos projetos da ARM. Além dos smartphones em si, periféricos combinados aos chips e ao projeto das próprias plataformas feito por Qualcomm e Samsung, os processos de fabricação teriam sim uma parcela de responsabilidade.

“Os chipsets de iPhone também são projetados pela ARM, mas o telefone [da Apple] nunca foi problemático em termos de aquecimento ou performance”, afirmou um deles, que destaca a colaboração entre Apple e ARM para otimizar a tecnologia para o iOS. O especialista acredita que o uso indiscriminado dos núcleos Cortex, sem haver adaptações para cada plataforma, seja um dos maiores culpados pelo aquecimento e baixa eficiência.

Continua após a publicidade

Se este realmente for o caso, não irá demorar para vermos melhorias — Qualcomm e, mais recentemente, Samsung já revelaram que começarão a trabalhar em plataformas mais customizadas, desenvolvidas com altos desempenho e eficiência em mente.

Enquanto a dona da linha Snapdragon desenvolverá núcleos próprios através da Nuvia, startup que chamou atenção com uma microarquitetura que superaria a eficiência dos melhores chips mobile da Apple, a gigante sul-coreana prometeu concentrar os esforços para projetar chips especificamente para smartphones Galaxy, ainda que não tenha dado detalhes de como pretende fazer isso.

Fonte: BusinessKorea