Publicidade

Snapdragon 7 Gen 1 tem suposta lista de especificações vazada

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Abril de 2022 às 13h10

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

As supostas especificações do Snapdragon 7 Gen 1, aguardado como o próximo chipset intermediário premium da Qualcomm, foram vazadas pelo leaker Digital Chat Station. Ao que parece, a novidade deve seguir o modelo premium da marca e adotar uma combinação dos novos núcleos da ARM, junto a uma GPU inédita que, considerando o nome, pode oferecer desempenho similar à do Snapdragon 888.

Snapdragon 7 Gen 1 tem especificações vazadas

As informações divulgadas por Digital Chat Station indicam que a Qualcomm já está desenvolvendo o suposto Snapdragon 7 Gen 1, que contaria com uma configuração de 8 núcleos — 4 Cortex-A710 de alto desempenho rodando a 2,36 GHz e 4 Cortex-A510 de baixo consumo a 1,8 GHz.

Continua após a publicidade

Ambos fazem parte da leva de novidades baseadas na arquitetura ARMv9, e já são encontrados em chips como o Snapdragon 8 Gen 1, o Exynos 2200 e o MediaTek Dimensity 9000, todos integrantes do segmento premium. Os clocks por aqui estão mais baixos, no entanto: enquanto o irmão mais robusto atinge os 2,46 GHz no conjunto de núcleos de alto desempenho, o suposto Snapdragon 7 é limitado aos 2,36 GHz.

Há ainda mais dois pontos que chamam atenção, começando pela litografia de 4 nm, mesma dos chips mais poderosos. A notícia preocupante é que, segundo o leaker, o processo de fabricação seria da Samsung, principal motivo de polêmicas por trás do Snapdragon 8 Gen 1. Acredita-se que a baixa eficiência da plataforma topo de linha tenha, entre outros motivos, a tecnologia da gigante sul-coreana como culpada.

Por outro lado, o chip gráfico  Adreno 662 empolga pela possível relação feita com a Adreno 660 presente no Snapdragon 888, chip premium da marca para 2021. Ainda é cedo para confirmar se há de fato ligação entre os dois componentes, mas, caso isso se confirme, é possível que o Snapdragon 7 Gen 1 tenha o desempenho em games como um dos maiores destaques.

Continua após a publicidade

Novidade pode estrear em maio

Rumores anteriores já indicavam que a Qualcomm está prestes a lançar novos chipsets voltados para o mercado intermediário premium, mas pouco se sabia sobre as novidades. Os componentes estreariam já em maio, acompanhando o Snapdragon 8 Gen 1 Plus, que marca o retorno da TSMC como principal fabricante dos processadores da linha Snapdragon.

Ainda não está claro se o novo chip e outras eventuais soluções serão de fato chamadas Snapdragon 7 Gen 1, especialmente se considerarmos que um suposto Snapdragon 778G Plus estaria em desenvolvimento, mas a expectativa é que a Qualcomm adote o novo sistema de nomenclatura em toda a linha nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Chat StationXDA Developers