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Prós e contras de usar DLSS e FSR nos jogos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Felipe Vidal/Canaltech
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O DLSS e o FSR são duas das técnicas de upscaling de imagem mais populares do momento. Desenvolvidas pela Nvidia e AMD, respectivamente, essas tecnologias trazem uma série de benefícios aos jogadores, mas também têm o seus pontos negativos que deixam bastante a desejar.

Para esta matéria, o Canaltech listou os prós e contras dos dois recursos. Todavia, tanto o Deep Learning Super Sampling quanto o FidelityFX Super Resolution possuem particularidades, mas abordaremos as tecnologias de forma mais ampla, com leves exceções.

Pontos positivos

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Felizmente, tanto o DLSS quanto o FSR têm mais pontos positivos do que negativos. As tecnologias chegaram para ajudar o jogador a ter desempenho adicional, principalmente em resoluções mais altas e para cenários em que o Ray Tracing se faz muito presente.

Desempenho

O grande trunfo do DLSS e do FSR é o desempenho extra que eles podem proporcionar nos games. Ao fazer uso de upscaling e reconstruir os pixels restantes com IA e filtros, essas técnicas podem dobrar ou triplicar a quantidade de frames, a depender do modo utilizado.

Em nossos testes, realizados com uma NVIDIA GeForce RTX 3060 EVGA e um Ryzen 5 3600X, com 16 GB de RAM (2x8 GB 2.666 Mhz), fica perceptível como ambos os recursos se saem bem em títulos single-player. Em um comparativo entre Alan Wake 2, Warzone 2 e Cyberpunk 2077, todos os três games tiveram um aumento médio de 27% de performance em 1080p. Em Quad HD o número foi ainda maior, batendo os 49%.

Alan Wake 2 e Cyberpunk 2077 foram os que obtiveram os melhores resultados, com saltos de 57% e 18%, respectivamente. O upgrade de desempenho permitiu sair de um gameplay mais insosso de AL2 para uma experiência fluida acima dos 60 FPS. Cyberpunk 2077, por sua vez, performou muito bem mesmo em resolução nativa, graças às atualizações mais recentes.

Warzone 2 teve o pior resultado. Embora as médias coloquem o game em uma posição confortável, as barras dos gráficos mostram basicamente um empate técnico em. Nos testes, o game da Activision mostrou poucas diferenças práticas entre o DLSS e o FSR e sequer apresentou grandes diferenças em Full HD. Já em Quad HD há um salto de 23% entre a resolução nativa e a renderização via upscaling, viabilizando uma experiência mais competitiva.

Já em testes sintéticos, utilizamos o 3DMark para metrificar o desempenho dos benchmarks específicos do DLSS e do FSR. Os testes foram rodados pela plataforma em Quad HD e depois repetidos com o auxílio das tecnologias em modo Qualidade. O DLSS conseguiu melhorias de 78%, enquanto FSR atingiu até 85% de performance adicional.

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Menos desgaste de peças

Além de dar mais desempenho, o FSR e o DLSS ajudam a aliviar todo o setup. Em testes práticos, Cyberpunk 2077 levava a RTX 3030 para temperaturas médias de 68°C e picos de até 72°C em Quad HD. Ao ativar o DLSS em modo balanceado, as temperaturas da placa de vídeo baixaram para a casa dos 61°C.

O mesmo vale para o consumo da GPU. A RTX 3060 tem um consumo entre 80% a 90%, mas, com o upscaling da NVIDIA e AMD ativados, essa porcentagem da placa de vídeo desceu para 60% a 70%.

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No fim das contas, o combo temperatura + consumo gera benefícios ao usuário. A longo prazo isso é uma boa notícia, visto que o fato de a placa esquentar menos permite que o chip fique intacto por mais tempo. Aliás, quanto mais quente um produto fica, menor é a sua longevidade. As tecnologias podem desempenhar um importante papel para uma manutenção maior das peças de hardware, justamente pelo chip ser menos exigido em certas ocasiões.

Longevidade do hardware

Ainda no tópico longevidade, placas um pouco mais antigas ainda suportam certas versões do DLSS e, principalmente, do FSR. A tecnologia da NVIDIA só é aceita por placas RTX, englobando os primeiros lançamentos da linha RX 2000. Já o recurso da AMD é aberto e pode ser usado por GPUs mais antigas, como as RX 500 e RX 5000, ou as GTX 1000.

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Isso significa que, ao adquirir placas de alguns anos atrás, os usuários ainda terão uns bons anos de suporte pela frente. Já aqueles que comprarem placas mais recentes ainda vão ter muito tempo de games atualizados com tecnologias de upscaling. Mesmo que daqui a quatro anos os jogos possam estar bem pesados para rodar nativamente, é possível que o DLSS e o FSR estarão ainda mais amadurecidos para lidar com esses títulos e entregar performance adicional.

Pontos negativos

No mundo do hardware, nem tudo são flores. Embora o DLSS e o FSR possam nos ajudar, sua utilização massiva pode gerar algum efeito negativo, além de renderizar imagens com menor qualidade em determinados modos. Veja quais são os pontos negativos de usar DLSS e FSR nos jogos.

Menos otimização dos estúdios

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Só o fato de essas tecnologias levaram mais desempenho aos jogadores já é uma ótima conquista para a comunidade PC Gamer. No entanto, desde que o DLSS e o FSR começaram a ser mais difundidos, cada vez mais novos lançamentos chegam até a plataforma com uma otimização ruim. Esse foi o caso de projetos como Star Wars Jedi: Survivor, Redfall, The Callisto Protocol, Gotham Knights e muitos outros.

Essa má otimização era recorrentemente consertada quando os jogadores ativavam tecnologias como o FSR e o DLSS, melhorando a taxa de quadros e muita das vezes proporcionando uma experiência mais sólida. Tudo isso levou a comunidade a crer que os estúdios ficaram desleixados, uma vez que essas ferramentas por si só elevariam o desempenho em poucos cliques.

Para ser justo, isso não é um problema do FSR e do DLSS, mas sim uma consequência da popularização desses recursos. Vale notar que isso também não é uma verdade absoluta, mas uma observação recente da indústria.

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Menor qualidade em 1080p

Tanto o FSR quanto o DLSS reduzem a resolução original para expandi-la posteriormente no processo de renderização de imagem. Ao reduzir uma imagem de QHD ou 4K para o Full HD, os resultados são muito satisfatórios, mas quando a relação contrária é criada as coisas não ficam tão bonitas.

Em um cenário para aumentar a taxa de quadros, é normal ligar essas tecnologias em Full HD, reduzindo a imagem para HD (1280x720) no modo Qualidade ou resoluções mais baixas (640x360) no modo Ultradesempenho. O problema é que quanto mais você reduz essa resolução, mais feio o jogo fica.

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Em Alan Wake 2, é possível observar diferenças na qualidade de renderização nas bordas do cenário. O poste e os fios de luz, por exemplo, estão mais serrilhados ao usar o DLSS em modo Balanceado do que na resolução nativa em 1080p. Já para Quad HD com a resolução nativa, o formato de todas as bordas são suaves devido ao maior número de pixels na tela. Ao olhar atentamente para a floresta no fundo, quanto menor a resolução e o upscaling, mais borrada a imagem fica.