Activision

  • Fundação

    Santa Mônica, Estados Unidos, em 01 de Outubro de 1979

  • Sede

    3100 Ocean Park Blvd, Santa Monica, CA 90405, Estados Unidos

A Activision Publishing, Inc. é uma empresa que distribui jogos (fabricados in-house ou de terceiros), fundada em 1 de outubro de 1979 por David Crane, Larry Kaplan, Alan Miller, Bob Whitehead e Jim Levy. Atualmente possui sede em Santa Monica, Califórnia, Estados Unidos, e foi fundada com o nome de Computer Arts, Inc. (1979), renomeado pouco tempo depois para Activision, Inc. (1979-1988), depois para Mediagenic (1988-1992), voltando para Activision, Inc. (1992-2000) até chegar no nome atual.

Inicialmente focada em jogos para o Atari 2600, que ainda utilizavam cartucho, a Activision Publishing, Inc. se tornou a maior distribuidora de jogos do mundo em 2007. No mesmo ano, a empresa anunciou que seria adquirida pela Vivendi, que era a empresa-mãe da Blizzard Entertainment.

Foi criada, então, a Activision Blizzard, com Rob Kostich como CEO (Chief Executive Officer), que possuía 52% das ações da empresa, passando a lidar com uma grande quantidade de jogos desenvolvidos por terceiros.

No Brasil, os jogos são lançados pela EA (Electronic Arts), e não diretamente pela empresa. Isso ocorre pela alta carga tributária e burocracia envolvida, além de um alto grau de pirataria.

Entre os títulos e franquias mais famosos, temos X-Men, Wolfenstein, Singularity, Tony Hawk's, Call of Duty, com o jogo mais recente na data de publicação deste artigo sendo o Sekiro: Shadows Die Twice (2019).