Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Callisto Protocol quer ser "chocante e diferente" de tudo o que vimos

Por| Editado por Bruna Penilhas | 30 de Junho de 2022 às 19h50

Link copiado!

Divulgação/KRAFTON
Divulgação/KRAFTON

O gênero de jogos de terror, principalmente terror espacial, está em efervescência. Vários games desse estilo deram as caras durante a Summer Game Fest 2022, por exemplo, e um deles ganhou alguns valiosos minutos de destaque: The Callisto Protocol.

Caso você não esteja a par, este é um jogo desenvolvido pelos mesmos criadores da franquia Dead Space — que também está prestes a ganhar um remake. Ou seja, espere por muito sangue, tripas e uma sensação deliciosa de pânico a cada corredor.

Continua após a publicidade

Equipe de Dead Space se reencontra anos depois

“É incrível trabalhar com essa equipe. Alguns de nós trabalhamos juntos há quase 20 anos”, afirmou Chris Stone, diretor criativo da Striking Distance Studios, em entrevista ao Canaltech por e-mail. Ele se refere ao Visceral Games, estúdio criador de Dead Space que foi fechado pela Electronic Arts (EA) em 2017. “Schofield [Glen Schofield, diretor do game] e eu trabalhamos juntos de forma quase consistente desde 1997, então tivemos décadas para debater coisas que queríamos fazer.”

“O que é muito legal sobre este projeto é que, em muitos casos, estamos revisitando um monte de ideias que tivemos para Dead Space que simplesmente não eram possíveis com as limitações técnicas da época, e finalmente conseguimos trazer essas coisas para vida em The Callisto Protocol. O poder dos novos consoles é incrível e estamos aproveitando ao máximo as novas tecnologias, como ray tracing, áudio 3D e resposta tátil do controle”, afirma.

Continua após a publicidade

Tire as crianças da sala

A história do game se passa no ano de 2320, e acompanha o personagem Jacob Lee — interpretado por Josh Duhamel, ator que já trabalhou na franquia Transformers —, que se vê preso em uma penitenciária de segurança máxima localizada em Calisto, a lua de Júpiter. A situação já não é nada agradável, mas piora: uma epidemia transforma os prisioneiros em criaturas apavorantes. Escapar do local é a única forma de sobreviver.

Os trailers sugerem que The Callisto Protocol será brutal. Nos vídeos, é possível ver o jogador morrendo de várias formas horríveis, como tendo a cabeça arrancada a mordidas ou sendo arremessado em um maquinário que mói e estraçalha qualquer coisa. Com certeza, devem ser algumas das maneiras mais dolorosas de morrer.

Continua após a publicidade

“Mortes exageradas são uma assinatura dessa equipe criativa desde o Dead Space original. Na verdade, fui eu que criei essas animações do jogo original!”, revela Stone. Questionado se existe algum processo criativo para desenhar essas mortes, ele respondeu: “acho que, em parte, eu tenho uma imaginação louca e aparentemente demente. Eu definitivamente me pego refletindo sobre pesadelos e medos internos; essas coisas me dão arrepios. Minha vontade é que essas cenas façam o mesmo com nossos jogadores. Independentemente disso, elas são muito divertidas de se trabalhar”.

“Uma das coisas sobre jogos de terror é que os jogadores falharão muitas vezes, e estamos sempre procurando maneiras de tornar esses momentos emocionantes também. As mortes dos jogadores são uma chance de lembrá-los do lugar punitivo e traiçoeiro que Calisto pode ser, enquanto esperamos colocar um sorriso no rosto com um pouco de criatividade horrível”, escreveu.

Como este é um jogo que se passa no futuro, Stone afirma que a equipe se permite levar por “liberdades criativas” na hora de criar estes momentos de tensão. O objetivo é criar “coisas críveis e imersivas”, mas não necessariamente “realistas”. “Fazemos as criaturas dessa mesma forma. Elas devem se comportar e reagir de uma forma familiar o suficiente para serem críveis, mas ainda assim serem chocantes e diferentes de tudo o que os jogadores já viram”, salienta.

O que torna The Callisto Protocol especial, segundo seus criadores

Continua após a publicidade

Na visão de Stone, existem dois detalhes que tornam The Callisto Protocol único perante a outros jogos do gênero: a história e o combate. Sobre a trama, o diretor cita que “os jogadores descobrem a verdade sobre o que está acontecendo em Calisto enquanto descobrem os segredos da United Jupiter Company", a empresa que administra a prisão.

Já sobre o combate, ele explica: “criamos um sistema com partes iguais de corpo a corpo e tiro, e oferecemos aos jogadores uma arma de gravidade única chamada GRP (“Grip”) para controlar o ritmo da ação. Os jogadores podem agarrar os inimigos e puxá-los para perto e atacá-los com um bastão de atordoamento se estiverem com pouca munição, ou empurrar os inimigos para longe e tentar atirar em seus membros se estiverem sendo atacados, ou até mesmo agarrar os inimigos e jogá-los em locais do cenário que causam morte instantânea. O combate é profundo, estratégico e divertido!”

É claro que essas ideias não surgem do nada: os desenvolvedores trazem uma bagagem de referências e inspirações. “Nós nos inspiramos em tudo”, diz Stone. “Alguns de nossos jogos de terror favoritos incluem as séries Silent Hill e Resident Evil — até mesmo alguns títulos mais antigos como Condemned. Todos esses games fazem um trabalho incrível de criar uma atmosfera e tensão para os jogadores”, explica.

Continua após a publicidade

“Também procuramos muitos filmes, incluindo O Enigma de Outro Mundo e O Enigma do Horizonte. Mas também assistimos a muitos filmes de terror coreanos e franceses. Tem havido algumas coisas realmente assustadoras saindo recentemente!”, complementa o diretor.

Para os jogadores interessados no game, mas que ainda são medrosos, Stone espera que “vocês deem uma chance”. Nas palavras dele, “The Callisto Protocol é definitivamente um jogo de terror, mas tem uma ótima história, personagens profundos, combate muito divertido e se passa em um mundo legal de ficção científica. Acreditamos que os fãs de qualquer um dos grandes jogos de ação e aventura encontrarão muito para se divertir”.

The Callisto Protocol chega em 2 de dezembro de 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC (via Steam).

Continua após a publicidade