Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o Radeon Super Resolution?

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Abril de 2024 às 15h30

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

O Radeon Super Resolution (RSR) é uma tecnologia de upscaling de imagem via driver desenvolvida pela AMD para aumentar o desempenho em determinados games. Disponível apenas para placas de vídeo das gerações Radeon RX 5000 em diante, o recurso visa ser mais uma ferramenta gratuita para melhorar a performance de GPUs sem realizar a compra de um novo produto.

Muito comparada com o AMD FidelityFX Super Resolution por conta da similaridade entre os nomes, as duas tecnologias desempenham papéis distintos no momento da jogatina.

Inclusive, o RSR pode ser um aliado poderoso para quem precisa de mais frames na tela, mas sua placa gráfica não tem compatibilidade com outras funcionalidades. Para entender melhor sobre a tecnologia, o Canaltech conversou com a Head da área de GPUs da AMD Brasil, Patricia Lenny.

Continua após a publicidade

O que é o Radeon Super Resolution?

O RSR é, essencialmente, uma técnica de upscaling desenvolvida pela AMD e disponibilizada para suas placas de vídeo Radeon. Seu intuito é alterar o escalonamento de imagem por meio de alterações na resolução dos jogos, gerando mais fluidez por conta da taxa de quadros mais alta que isso proporciona.

Antes de entender melhor sobre o Super Resolution, é preciso repassar o conceito de upscaling. O processo de upscaling consiste em aumentar artificialmente uma resolução de imagem pequena para uma resolução mais alta por meio da técnica de interpolação. Em outras palavras, é como conseguir assistir um vídeo HD do YouTube em uma TV Full HD. Por mais que a resolução seja diferente, o upscaling expande a imagem até que caiba na TV e vai preenchendo os pixels via interpolação.

É dessa maneira que o Radeon Super Resolution melhora a performance nos games. Como aponta Patricia Lenny, a tecnologia usa o mesmo tipo de algoritmo presente nas primeiras gerações do FidelityFX Super Resolution, com exceção de alguns pontos-chave na sua operação.

Assim que toda a imagem da cena foi calculada pelo processador e desenhada pela placa de vídeo para ser exibida na tela, o RSR pega essa imagem com resolução menor e aumenta sua qualidade. Para que o conteúdo não fique ruim ou pixelado, os algoritmos do software aplicam uma série de filtros para granulação e motion blur.

Em uma aplicação prática, basta pensar emCyberpunk 2077. Você quer jogar o game em 4K, mas sua placa de vídeo não permite. Ao ativar o RSR, é possível rodar o game nativamente na resolução do seu monitor, como 1080p, e o software escalonará a imagem até o 4K. Isso alargará a imagem de maneira técnica e proporcionará um salto de desempenho.

Continua após a publicidade

Contudo, upscaling mais extremos assim podem até dar uns bons FPS, mas não espere a melhor qualidade visual possível — para isso, use o FSR. Contudo, tentar melhorar a resolução ao usar o RSR para saltar de 1080p para 1440p pode ser uma ótima pedida, visto que o grau de imperfeições da imagem será bem pequeno. 

Radeon Super Resolution e Fidelity Super Resolution são iguais? 

Por mais que o nome dessas duas tecnologias da AMD sejam bem similares e quase sempre confundidas, o RSR e o FSR são recursos diferentes. Apesar de utilizarem o mesmo algoritmo para funcionar, o primeiro é uma solução via driver, enquanto o segundo é implementado no motor dos games, como explicou a Head da área de GPU da AMD Brasil ao Canaltech:

"A principal diferença entre as duas tecnologias é que enquanto a AMD FidelityFX Super Resolution requer integração com o jogo, a Radeon Super Resolution é uma solução baseada em driver, incluída no software AMD, e disponível em milhares de jogos executados no modo tela cheia com hardware gráfico baseado na arquitetura AMD RDNA ou mais recente".
Continua após a publicidade

Isso significa que o RSR pode ser implementado em basicamente qualquer jogo, já que não depende da implementação do estúdio desenvolvedor. O FSR vai no caminho oposto e exige trabalho extra do desenvolvedor, que precisa inserir a tecnologia dentro do jogo, o que torna sua disponibilidade mais limitada.

Em contrapartida, o fato de o FSR ser colocado manualmente em games faz com que a qualidade de imagem seja superior. Da mesma maneira, a otimização do recurso é mais bem feita e proporciona ganhos de desempenho mais notáveis.

Outra questão a ser considerada é a compatibilidade. O Super Resolution só está disponível nas placas de vídeo Radeon RX 5000 em diante, enquanto o FidelityFX funciona em diversas GPU, tanto da AMD quanto de outras marcas, como NVIDIA e Intel. A diferença é que o FSR será melhor usado em placas mais novas, mas também serve de quebra-galho em modelos antigos.

Continua após a publicidade

Em resumo, as duas ferramentas são similares. Por ser implementado via driver, o RSR é mais limitado em termos de qualidade, mas compatível com diversos jogos. O FSR, por outro lado, foca na qualidade gráfica e desempenho, mas nem todo game suporta o recurso.

Pré-requisitos para usar o Radeon Super Resolution 

Para usar o Radeon Super Resolution, o processo é simples. Basta ter qualquer placa de vídeo Radeon RX 5500 da AMD ou algum modelo mais recente que esse. GPUs de outras marcas não são compatíveis, assim como placas mais velhas, que geralmente não são recomendadas para jogar.

Outro ponto muito importante é que o RSR funciona apenas em modo Tela Cheia. Caso o jogador tente experimentar a ferramenta em modo janela, não será possível. Mesmo que a maioria dos jogadores usem a tela cheia, isso pode ser um problema para determinados usos.

Continua após a publicidade

Como ativar o Radeon Super Resolution? 

Além de prático, o RSR é um recurso bem tranquilo de ser usado, mesmo por jogadores mais leigos. Para usufruir da tecnologia, é preciso ter o software Adrenaline Edition atualizado.

  1. Abra o software Adrenalin;
  2. No canto superior esquerdo, clique nas Configurações pelo símbolo de engrenagem;
  3. Na parte central da tela, ative a opção Radeon Super Resolution;
  4. Feche o software e aproveite seu game.
Continua após a publicidade

Após essa ativação no Adrenalin, o Radeon Super Resolution já estará pronto para uso. Então, basta abrir o game e selecionar a resolução desejada para começar a jogar com o recurso.

Vantagens e desvantagens do Radeon Super Resolution 

Mesmo que o Radeon Super Resolution seja uma tecnologia bem interessante que consiga não somente melhorar a qualidade de imagem, como também o nível de performance gratuitamente, nem tudo é perfeito.

Veja alguns pontos positivos e negativos em relação ao recurso.

Continua após a publicidade

Vantagens

  • Salto de desempenho
  • Upscaling bem dimensionado
  • Certas melhorias gráficas
  • Gratuito
  • Disponibilidade ampla em milhões de games

Desvantagens

  • Só pode ser usado em Tela Cheia
  • Compatibilidade apenas com certas gerações Radeon RX
  • Imagens podem apresentar defeitos visuais conforme o upscaling aplicado pelo usuário
  • HUDs de jogos podem ficar feios
Continua após a publicidade

Quais são os jogos compatíveis com o Radeon Super Resolution?

Devido a sua implementação a nível de driver, o Radeon Super Resolution está disponível em inúmeros jogos populares, como Borderlands 3, Cyberpunk 2077, Shadow of the Tomb Raider, Dirt 5, etc. Inclusive, é certo dizer que grande parte dos jogos disponíveis, sejam lançamentos ou antigos, tem suporte ao RSR.