Como descobrir o tamanho, tipo e a frequência da memória RAM do PC?
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A memória RAM é um dos componentes mais importantes do PC, mas ainda é uma peça envolta em muitos mistérios e dúvidas. Responsável pela comunicação rápida com o processador e o armazenamento temporário de aplicações, a RAM é dividida em características como capacidade, latência, frequência, canais de comunicação, etc.
Porém, diferente dos processadores e placas de vídeo que geralmente são mais conhecidos, como descobrir o tamanho, tipo e a frequência da memória RAM do PC?
Pensando nisso, o Canaltech listou algumas opções de softwares gratuitos e opções nativas do Windows para você conferir todos os detalhes sobre a memória RAM do seu desktop ou notebook.
1. Gerenciador de Tarefas
A forma mais simples para descobrir todos os detalhes da memória RAM é por meio do Gerenciador de Tarefas. Para acessar essa ferramenta, basta pressionar as teclas Control + Shift + Esc no seu teclado, ou clicar no símbolo do Windows na barra de tarefas com o botão direito do mouse e selecionar "Gerenciador de Tarefas".
Ao abrir o Gerenciador de Tarefas, uma pequena janela aparecerá. Clique no botão inferior de "Mais detalhes". Depois disso, clique na opção de "Desempenho" e posteriormente em "Memória".
Essa aba mostrará um conjunto de informações simplificadas, como o uso de memória, o total de RAM disponível e quanto desse componente está sendo utilizado em tempo real por meio de um gráfico. Este é o método mais simples disponível e serve para a consulta de apenas dados básicos como um quebra-galho.
2. Prompt de Comando
Partindo para algo mais aprofundado, mas ainda no próprio ecossistema do Windows, há como verificar as características da sua memória RAM através do Prompt de Comando. Por mais que esse seja um ambiente temido por muitos usuários menos experientes, não precisa ter medo.
Basta ir até a barra de pesquisa do Windows e digitar "Prompt de Comando". Clique no resultado correspondente e pode ser que o sistema requisite alguma permissão de segurança. Clique em "Sim". Após isso, basta copiar o comando a seguir, colar no Prompt de Comando e pressionar a tecla "Enter"
wmic memorychip get devicelocator, manufacturer, partnumber, serialnumber, capacity, speed, memorytype, formfactor
O sistema irá carregar certas informações sobre a RAM, como a fabricante, número de etiqueta do produto, velocidade e a capacidade do(s) pente(s). No entanto, certos dados podem não aparecer corretamente, como as informações da fabricante. Esse tipo de informação só aparece de maneira mais aprofundada quando usamos softwares de terceiros, como o próximo.
3. CPU-Z
O CPU-Z é um dos mais importantes e clássicos softwares para verificar informações sobre os componentes instalados no computador. Além de exibir em detalhes informações sobre a memória RAM, processador, placa-mãe e placa de vídeo, o programa gratuito permite a realização de um benchmark rápido de estresse do sistema para entender se tudo está operando em conformidade.
Após realizar o download do CPU-Z por meio do site oficial, instale e abra o aplicativo. Sua tela inicial mostrará inúmeras informações do processador, mas basta clicar na aba superior "Memory" para conferir dados como a geração da memória RAM, tamanho, tipo de canal usado, frequência e latência.
Clicando na aba SPD ao lado, é possível observar informações mais elaboradas, como frequências, além de saber qual é a fabricante dos módulos e do chip.
Também há detalhes menos conhecidos pelo público, como o tipo dos ranks e se há algum perfil de overclock via Intel XMP habilitado.
4. AIDA64
Passando para outro programa muito conhecido no mundo do hardware, o AIDA64 é uma ferramenta completa e complexa para diversos usos.
Esse software permite que os usuários não só vejam todas as informações do PC, como também monitorem os componentes em tempo real, além de ser equipado com um benchmark muito exigente para GPUs e CPUs.
Depois de baixar o aplicativo no site oficial, instale e abra o AIDA64. O programa tem uma licença gratuita de 30 dias para uso, mas sua versão padrão é paga. Uma vez aberto e atualizado, clique na opção da lateral esquerda de "Placa-mãe". Em seguida, selecione "Memória" para ter acesso aos principais dados sobre sua memória RAM, como a quantidade em GB, total usado e o restante disponível.
Para uma visualização mais avançada, o usuário pode selecionar a opção SPD e conferir inúmeros dados complexos sobre sua memória RAM. Ademais, no topo do programa há um ícone do componente, no qual é possível clicar e executar um benchmark próprio para essa peça.
5. PassMark RAMMon
Por fim, chegamos ao PassMark RAMMon, uma ferramenta super completa para descobrir tudo sobre a memória RAM do PC, mas bem menos conhecida pelo público. Gratuito, o software talvez seja o mais recheado para exibir informações a respeito desse componente, detalhando minuciosamente cada aspecto dos módulos de RAM instalados na máquina.
Faça o download do RAMMon no site oficial do PassMark e realize a instalação. Após isso, basta abrir o aplicativo e a primeira tela já mostrará todas as informações sobre memória RAM disponíveis.
De maneira similar ao CPU-Z, esse é um software totalmente gratuito, mas não tem nenhuma ferramenta de benchmark incluso. O programa é ideal para os usuários mais entusiastas, que precisam saber informações específicas ou muito detalhadas para realizar alguma modificação, como overclock manual de cada módulo, ou checar problemas de funcionamento.