Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CPU-Z | O que é, como baixar, instalar e usar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Junho de 2023 às 18h00

Link copiado!

Imagem: Alexandre Debiève/Unsplash
Imagem: Alexandre Debiève/Unsplash

Se você deseja saber informações detalhadas sobre o hardware de um computador ou celular, o CPU-Z pode ser muito útil. O app é bastante conhecido por entusiastas da informática, como overclockers, técnicos de informática e gamers, porque é capaz de monitorar e aprimorar o desempenho de processadores e outros componentes essenciais de um dispositivo.

O que é o CPU-Z

O CPU-Z é um aplicativo gratuito que oferece uma análise rápida da CPU e exibe informações completas sobre os componentes de hardware de um dispositivo. Com essa ferramenta prática e detalhada, é possível obter informações precisas sobre o desempenho de processador, placa-mãe, frequência da memória RAM e placa gráfica.

Continua após a publicidade

O software é leve e apresenta recursos interessantes, como monitoramento em tempo real do desempenho do processador para realizar testes de benchmark. Além disso, permite verificar a temperatura do PC, sugere possibilidades de upgrade de hardware e identifica falhas no desempenho dos componentes.

Ele é especialmente útil para usuários que desejam substituir a CPU ou ajustar as configurações da RAM para obter um melhor desempenho, sem precisar recorrer a uma assistência técnica de informática.

Usuários de dispositivos Android também podem aproveitar o CPU-Z para obter informações detalhadas sobre o processador, como modelo (Snapdragon, Exynos, Mediatek), número de núcleos e clock máximo e atual. Além disso, o aplicativo fornece informações abrangentes sobre o status da bateria, memória RAM e sistema operacional.

Como baixar o CPU-Z

Você pode baixar e instalar o CPU-Z no seu computador com Windows ou em um celular Android. Confira:

No Android

  1. Abra a Play Store;
  2. Pesquise por CPU-Z;
  3. Toque em "Instalar" e aguarde a instalação.
Continua após a publicidade

No Windows

  1. Acesse o site do desenvolvedor (cpuid.com/softwares/cpu-z);
  2. Em "Classic Version", clique em "Setup English";
  3. Clique em "Download Now";
  4. Após o download, inicie o instalador;
  5. Selecione a opção "I accept the agreement";
  6. Clique em "Next" até iniciar a instalação;
  7. Clique em "Finish" para encerrar o instalador;
  8. No menu Iniciar, abra o CPU-Z.

Como usar o CPU-Z

Agora que o CPU-Z está instalado em seu dispositivo, você pode abri-lo na área de trabalho, no menu Iniciar ou na tela de aplicativos do Android. Ao abrir o software, você tem acesso a informações detalhadas sobre a CPU, placa-mãe, memória e placa de vídeo.

Continua após a publicidade

Na aba "Bench", faça testes de benchmark para testar a capacidade máxima de desempenho do processador.

Em dispositivos móveis, o CPU-Z também oferece informações específicas do aparelho, como modelo, estado da bateria e funcionamento dos sensores.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que o CPU-Z não altera configurações do sistema. Ele simplesmente coleta informações sobre o hardware existente e fornece uma visão abrangente das especificações do seu dispositivo.

Dessa forma, você pode ter uma visão geral do hardware sem se preocupar com possíveis alterações indesejadas. Para fazer qualquer ajuste na máquina, é preciso acessar os menus de configuração do PC ou do celular.

O CPU-Z é seguro?

Continua após a publicidade

Sim, o CPU-Z é uma escolha confiável quando se trata de verificar informações sobre o hardware de um computador e celular. No entanto, é fundamental baixá-lo de uma fonte confiável — preferencialmente o site oficial — e mantê-lo regularmente atualizado.

Dessa forma, você garante que está utilizando uma versão estável e segura do software em seu dispositivo e pode aproveitar ao máximo suas funcionalidades e evitar possíveis problemas de segurança ou desempenho.

Como baixar o CPU-Z portable

O CPU-Z portable é uma opção conveniente para quem lida com a manutenção ou análise técnica de muitos computadores, como técnicos de informática e profissionais de TI.

Continua após a publicidade

A versão portátil dispensa instalação, oferece a mesma funcionalidade do software convencional e fornece informações detalhadas sobre o hardware dos computadores de forma prática.

Embora essa versão do software não esteja oficialmente disponível no site do desenvolvedor, é possível encontrá-la em portais especializados em downloads de aplicativos para PC. Sendo assim, baixe e use por sua conta e risco.

Se você deseja explorar mais o potencial de desempenho gráfico do seu computador, veja cinco programas para testar a placa de vídeo na sua capacidade total.