Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um prompt de comando?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Dezembro de 2023 às 13h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Prompt de comando é o termo utilizado para a ação de enviar comandos de texto em uma interface ou campo de descrição para que um sistema operacional ou ferramenta de IA execute tarefas específicas.

O termo é frequentemente associado ao programa "Prompt de Comando" dos sistemas Windows, que apresenta uma interface de linha de comando baseada em texto para realizar operações como navegar por pastas, copiar ou mover arquivos, executar aplicativos e personalizar as configurações do sistema — tudo por comandos de texto.

No sistema operacional da Microsoft, esse acesso também é conhecido como "cmd.exe". Em sistemas derivados do Unix, como Linux e macOS, essa ferramenta é chamada de "Terminal" ou "Shell".

Continua após a publicidade

Prompt de comando em SO

A maioria do público utiliza as interfaces gráficas de usuário (GUIs) dos SOs para realizar tarefas nos computadores, mas o uso de prompts de comando é útil para pessoas com conhecimento avançado para executar ações como administração de servidores, automação de tarefas, diagnóstico de problemas e recuperação de sistema.

Na interação com o sistema operacional por prompt de comando, é necessário digitar comandos predeterminados para executar ações específicas.

Continua após a publicidade

Entre os principais comandos utilizados no CMD do Windows estão:

  • Robocopy: para copiar pastas e diretórios preservando as permissões;
  • Systeminfo: para exibir informações detalhadas sobre a configuração do sistema;
  • Tasklist: para ver uma lista de processos em execução;
  • Taskkill: para encerrar processos em execução;
  • Shutdown: para desligar ou reiniciar o sistema;
  • Ipconfig: para ver a configuração de rede, incluindo endereços IP, máscaras de sub-rede e gateways padrão;
  • Dir: para ver a lista de arquivos e pastas do diretório;
  • Cls: para limpar a tela do prompt de comando.

Um exemplo com a função "Taskkill" é digitar: taskkill /F /IM notepad.exe, sendo /F o comando para forçar o encerramento e /IM para especificar o nome do processo a ser encerrado. Nesse caso, o prompt vai finalizar o processo do Bloco de Notas (notepad).

Por sua vez, o Linux sempre foi associado às linhas de comando para realizar funções básicas, mas hoje quase todas as operações podem ser feitas na interface gráfica do sistema. Mesmo assim, há vários comandos essenciais para utilizar no Linux, incluindo alguns muito divertidos (e inúteis).

Continua após a publicidade

Prompt de comando em IA

Em ferramentas de IA, o termo "prompt de comando" se refere à entrada de texto ou descrição fornecida pelo usuário para solicitar uma resposta do modelo. Perguntas ao ChatGPT e instruções para o Bing gerar imagens são exemplos de prompts de comando para IAs.

Nesses casos, os comandos são realizados em linguagem natural, ou seja, não há códigos predefinidos que precisam ser declarados para realizar a operação — basta descrever a solicitação no seu idioma de preferência.

Uma dica para obter resultados mais aprimorados em chatbots e ferramentas de IA generativa é enviar prompts com boa formulação e refinamento, incluindo detalhes e especificações esperadas do modelo.

Continua após a publicidade

No ChatGPT, por exemplo, é possível enviar a seguinte instrução: "O que é ChatGPT? Forneça uma descrição em até mil palavras e relacione 5 benefícios de usar a ferramenta."

Para conhecer outras possibilidades de aplicação da IA, conheça alguns comandos legais para usar no ChatGPT.