Chip intermediário Snapdragon 775 tem especificações vazadas; confira
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Parece que a Qualcomm está embarcando de cabeça na onda dos celulares com suporte a tecnologia 5G. Os populares chipsets Snapdragon 765 e 765G já são figurinhas carimbadas em diversos dispositivos desde seus lançamentos, em dezembro de 2019. Agora, um vazamento indica que a empresa já prepara um sucessor para ele, chamado de Snapdragon 775 (e sua versão 775G).
- Qualcomm anuncia modem para "fase 2" do 5G
- OnePlus Nord 2 deve ser o 1º celular da marca sem chip da Qualcomm
- Mi 11 Lite tem 5G e principais detalhes revelados no Google Play Console
Os detalhes foram vazados de um documento interno da Qualcomm obtido pelo canal XiaomiUI do Telegram. As informações sugerem que a Qualcomm está novamente preparando duas variantes do próximo chipset. Ambos seriam baseados na arquitetura de 5nm, até agora empregada apenas nos flagships como o Snapdragon 888 (da própria Qualcomm), o Exynos 2100 (da Samsung) e Bionic A14 (da Apple).
O novo Snapdragon traria núcleos da série Kryo 600 personalizados, mas ainda não há informações sobre a velocidade ou outros detalhes. Haveria suporte a memória LPDDR4X rodando a 2.400 MHz, bem como o padrão LPDDR5, mais rápido e com clock de 3.200 MHz, além de suporte a tecnologia UFS 3.1 de canal duplo — padrão recente e veloz dos chips, que estão em diversos smarts de ponta.
Configurações boas para dispositivos intermediários
Como todo bom celular não pode desapontar na câmera, os novos Snapdragon 775 e 775G viriam armados com a Spectra 570 ISP, o que garantiria suporte a gravação de vídeo em 4K e 60FPS. Além disso, permitiria a captura simultânea de câmeras triplas de 28 MP ou uma configuração de 60 MP + 20 MP.
No departamento de conectividade, a Qualcomm traria suporte para Wi-Fi 6E (redes com faixa de 6 GHz e velocidade de transmissão mais rápida), além de um modelo de Bluetooth apelidado de “Milan”, o que pode ser um codinome para o padrão Bluetooth v5.2. O chipset também teria suporte para 5G de modo duplo (SA + NSA) e compatibilidade com mmWave (faixas entre 24 e 60 GHz).
Ainda não há informações sobre o lançamento nem quais modelos de telefones terão o Snapdragon 775 embarcado. O que parece é que o vazamento aponta para um verdadeiro sucessor dos modelos 765 / 765G, já que a versão 768G não trouxe inovações significativas, tendo sua arquitetura baseada no antigo modelo EUV de 7nm.
Os processadores da série 800 equipam smartphones topos de linha das empresas, enquanto a série 700 é destinada a aparelhos de médio porte. Ao que parece, a Qualcomm está elevando o padrão dos chipsets, trazendo recursos de ponta para dispositivos mais acessíveis ao público. A novidade é bem promissora.
Fonte: XiaomiUI