Publicidade

UFS 3.1: Samsung começa a produzir chips de armazenamento rápido

Por| 17 de Março de 2020 às 17h50

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

No meio de tantas especificações e números mirabolantes é fácil esquecer da importância de um sistema de armazenamento rápido também no celular. O UFS 3.1, por exemplo, é o padrão mais recente e veloz dos chips com essa finalidade para celulares, e a Samsung anunciou o início da produção desses componentes.

Para efeito de comparação, muitos smartphones ainda saem de fábrica com o antigo padrão eMMC, que tem como velocidade máxima de transferência 250 megabytes por segundo (MB/s) e até 11.000 operações de leitura por segundo (IOPS). Já no novo padrão UFS 3.1 os números são quase dez vezes superiores, alcançando 2.100 MB/s e 100.000 IOPS, respectivamente.

Entre as vantagens apresentadas pelo novo padrão, segundo a Samsung, estão a possibilidade de gravar em tempo real vídeos 8K, sem precisar armazenar o vídeo temporariamente na memória RAM do aparelho, e transferir arquivos entre dispositivos. Como exemplo, a fabricante mencionou melhorias de até três vezes no tempo para mover 100 gigabytes de dados, comparando com o padrão UFS 3.0 usado em alguns dos atuais topos de linha como o Galaxy Z Flip e o Xiaomi Mi 10 Pro.

Continua após a publicidade

A produção dos novos chips, por enquanto apenas na capacidade de 512 GB, começou neste mês em uma nova fábrica na cidade chinesa de Xiam (ou Xi’an). A Samsung anunciou ainda que oferecerá chips de 128 e 256 GB no decorrer do ano e já prepara uma nova geração dos chips de armazenamentos para sua linha de produção de Pyeongtaek, na Coreia do Sul.

Quanto a chegada dos novos chips ao seu bolso é difícil prever, o provável é que os fabricantes utilizem o novo padrão nos topos de linha lançados a partir do final deste ano ou começo de 2021.

Fonte: Samsung