OnePlus Nord 2 deve ser o 1º celular da marca sem chip da Qualcomm

OnePlus Nord 2 deve ser o 1º celular da marca sem chip da Qualcomm

Por Diego Sousa | Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Março de 2021 às 13h20
Reprodução/Pplware

Principal aparelho da linha Nord esperado para este ano, o OnePlus Nord 2 deve ser o primeiro smartphone da chinesa sem chipset da Qualcomm. De acordo com fontes da indústria ouvidas pelo site Android Central, o novo intermediário será equipado com o poderoso Dimensity 1200 da MediaTek.

Se confirmado, o OnePlus Nord 2 teria um salto gigantesco em desempenho e recursos em relação à primeira geração do aparelho, lançado em meados de 2020 com chipset intermediário premium da Qualcomm, o Snapdragon 765G 5G.

OnePlus Nord é um dos intermediários mais populares na Índia (Imagem: Divulgação/OnePlus)

O Dimensity 1200 é atualmente a solução para dispositivos móveis mais potente da MediaTek e é produzido no processo de 6 nanômetros (nm). Embora ele seja, teoricamente, inferior aos Snapdragon 888 e Exynos 2100, trata-se de um processador de oito núcleos rodando a até 2,6 GHz no núcleo Cortex-A78, um dos mais rápidos do mercado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além disso, mesmo não tendo suporte para as redes de alta frequência (e velocidade) mmWave, o Dimensity 1200 é compatível com redes 5G com nas frequências sub-6GHz, com velocidades máximas de 4,7 Gbps e 2,5 Gbps, respectivamente para download e upload.

Segundo rumores, o OnePlus Nord 2 deve manter o período de lançamento do seu antecessor, ou seja, em julho.

Grande vitória da MediaTek

A possível parceria entre OnePlus e MediaTek também pode ser uma grande vitória da empresa taiwanesa sobre a Qualcomm. A família Dimensity vem sendo a principal responsável por democratizar a tecnologia 5G em muitos países com seus chips 5G de baixo custo, equipando muitos aparelhos intermediários compatíveis com a tecnologia — recentemente, a própria Samsung lançou intermediário Galaxy A32 5G com processador da empresa.

Marcas como Realme, Oppo, Vivo, Xiaomi e LG já começaram a apostar na linha em seus aparelhos básicos e intermediário. Inclusive, a MediaTek se tornou em 2020 a principal fabricante de processadores na China, sem contar com o primeiro lugar no setor no terceiro trimestre do ano passado, ultrapassando a Qualcomm pela primeira vez.

Realme já afirmou que lançará topo de linha equipado com o Dimensity 1200 (Imagem: Reprodução/Realme)

Voltando para a OnePlus, fato é que as atenções da empresa estão voltadas para o topo de linha OnePlus 9, que será lançado já no próximo dia 8 — porém, este ainda será equipado com chip da Qualcomm, o poderoso Snapdragon 888.

O Canaltech quer saber: gostaria de ver mais aparelhos à venda no Brasil com processadores da MediaTek? Conte-nos abaixo, no campo dos comentários!

Fonte: Android Central

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.