Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon contrata funcionários do Facebook para o Projeto Kuiper de internet

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Julho de 2021 às 13h40

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre Amazon

A Amazon é uma das participantes da atual corrida de constelações de satélites de internet e, para isso, a empresa vem trabalhando no Projeto Kuiper, uma constelação que irá fornecer internet para usuários em todo o mundo. Agora, a Amazon já conta com uma nova equipe para ajudar a avançar o projeto. Em abril, eles contrataram mais de uma dúzia de profissionais do Facebook, especializados em internet via satélite na órbita baixa da Terra. Um representante da empresa fundada por Mark Zuckerberg confirmou a mudança dos funcionários.

Segundo informações vistas no LinkedIn, a nova equipe conta com físicos e engenheiros de hardware e software, com experiência em trabalhar com sistemas aeronáuticos e sem fios. Além disso, o Facebook afirmou que a aquisição de talentos incluiu também propriedades intelectuais desenvolvidas por eles, junto de equipamentos e instalações. Agora, estes profissionais se juntam aos outros 500 que já faziam parte da equipe da Amazon no mês de abril.

Continua após a publicidade

A empresa de Zuckerberg vinha trabalhando desde 2016 em uma constelação de internet via satélite, que iria oferecer o serviço a regiões com pouca ou nenhuma conectividade. O projeto foi confirmado em 2018, mas houve diversos problemas em seu desenvolvimento; já no ano passado, foi revelada uma documentação preenchida no fim de 2019, que sugeria que, mesmo com os obstáculos, o Facebook ainda estava empenhado no projeto — mas, por outro lado, a aquisição da Amazon sinaliza agora um fim a esta iniciativa.

Em paralelo, a Amazon já planeja sua constelação de satélites desde 2019, quando revelou que planejava lançar mais de 3 mil satélites para a órbita baixa da Terra até o fim desta década para fornecer conectividade a moradores de regiões sem internet ou que sejam mal atendidos pelo serviço que possuem. A expectativa é lançar metade dos satélites necessários até 2026, e a empresa já tem autorização da Federal Communications Commission, entidade reguladora de telecomunicações nos Estados Unidos, para operar a rede, e também revelou o design das antenas que seus clientes terão que usar para terem acesso à conexão.

Mesmo com estes avanços, ainda falta algum tempo para o serviço chegar ao público, já que a Amazon ainda não lançou nenhum satélite de sua constelação — foram fechados nove lançamentos operados pela United Launch Alliance, mas sem datas definidas. Além disso, vale destacar que há concorrentes avançando cada vez mais nesta corrida: a megaconstelação de satélites Starlink, da SpaceX, já tem mais de 1.700 unidades em órbita e funciona para usuários em algumas regiões; enquanto a OneWeb tem mais de 200 satélites lançados, quantidade suficiente para começar a oferecer os serviços de internet.

Fonte: The Verge, The Information, Business Insider