Publicidade
LinkedIn

LinkedIn

Fundação

5 de maio de 2003 em Califórnia, Estados Unidos

Subsidiária de

Microsoft

O LinkedIn é uma rede social voltada ao uso profissional. A empresa foi fundada no fim de 2002 por Reid Hoffman e Eric Ly, que lançariam a plataforma apenas em 5 de maio de 2003. 

Desde então, o serviço cresceu e reúne mais de 850 milhões de usuários no mundo espalhados por 200 países., além de 58 milhões de empresas listadas. O LinkedIn também está disponível em 26 idiomas.

Por ser a maior rede social profissional do mundo, é possível usar o LinkedIn como ferramenta de procura de emprego e busca de novas oportunidades de trabalho. Cada perfil criado também é um currículo, no qual o usuário pode descrever suas experiências e área de atuação, além de usar palavras-chave que descrevam suas habilidades para facilitar a descoberta de seu perfil por recrutadores.

A plataforma também conta com capacidades sociais, que permite que o usuário do LinkedIn envie mensagens a seus contatos e leia conteúdo no feed de notícias. A rede social também reconhece as Top Voices, que são pessoas de destaque e que merecem ser seguidas.

O LinkedIn também é uma ótima ferramenta de trabalho. Profissionais podem usar os canais para buscar clientes e gerar leads. O marketing de conteúdo é muito forte na plataforma, como uma forma de promover os negócios de uma companhia, ou até mesmo para atrair potenciais empregadores.

Desde 2016, a empresa é parte da Microsoft em um dos maiores negócios da história da tecnologia, que custou US$ 26,2 bilhões. O acordo foi anunciado em junho daquele ano e concluído em dezembro.

Pela política de privacidade, o LinkedIn pode usar os dados dos usuários para gerar receita com publicidade, mas essa não é a única fonte de renda da rede social. Ela também oferece soluções de recrutamento e das assinaturas dos usuários da rede. A plataforma ainda conta com um canal de aprendizado online, em que profissionais podem desenvolver e atualizar suas habilidades.

O Brasil está em terceiro lugar em número de usuários cadastrados na plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Segundo dados da companhia, há cerca de 58 milhões de brasileiros no LinkedIn.