Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que esperar de What If...?, a animação do MCU que vai brincar com o multiverso

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Agosto de 2021 às 14h10

Link copiado!

Divulgação/Marvel Studios
Divulgação/Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

O multiverso finalmente está entre nós. Depois do final de Loki e do confronto com Aquele que Permanece, finalmente vimos o irromper das múltiplas realidades da Marvel e chegou a hora de darmos uma bisbilhotada em algumas dessas várias ramificações. Assim, What If…? é o nosso passaporte de entrada para esse novo mundo de possibilidades.

A primeira animação do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) chega ao Disney+ nesta quarta-feira (11) com essa proposta um tanto quanto curiosa. Afinal, o que aconteceria se alguns dos acontecimentos-chaves dos filmes tivessem sido diferentes? Bem, levando em conta que o multiverso é uma enorme tela em branco, é fácil dizer que qualquer coisa.

Continua após a publicidade

Essa premissa, inclusive, sempre foi muito bem explorada nos quadrinhos. Histórias de realidades alternativas são bastante comuns nas HQs e a Marvel por muito tempo teve um selo chamado What If, que brincava com todas essas possibilidades e mistrava gêneros, indo do suspense à mais pura comédia nonsense.

A diferença é que, nos gibis, todas essas histórias aconteciam fora da cronologia e, portanto, sem trazer qualquer implicação para o restante das aventuras que estavam acontecendo. E, por mais que o Marvel Studios não tenha dito nada nesse sentido em relação à nova série do MCU, alguma coisa desse multiverso deve impactar os próximos filmes do estúdio — algo que o próprio produtor executivo do programa disse que pode acontecer.

Por isso, a chegada de What If…? deve ser vista como um dos eventos mais importantes deste início da Fase 4 da Marvel. Enquanto Loki fragmentou a realidade, a animação deve brincar muito com esse conceito e dar o tom do que vamos encontrar daqui para frente. Mas e aí, o que podemos esperar dessa bagunça toda?

Continua após a publicidade

Sob os olhos do Vigia

Pelo que os trailers mostraram até agora, a ideia de What If…? é fazer um passeio pelo multiverso e mostrar algumas das realidades existentes por lá. É dessa forma que vamos conhecer uma Peggy Carter que tomou o soro do supersoldado, um T’Challa que assumiu o posto de Senhor das Estrelas e até mesmo um mundo em que todos os heróis se transformaram em zumbis. Em linhas bem gerais, são versões alternativas das histórias que a gente já conhece.

A gente viu uma boa quantidade deles no material promocional liberado até agora. Alguns capítulos devem ser mais comedidos e só trocar alguns personagens de lugar, como é o caso do próprio T’Challa sequestrado no lugar de Peter Quill ou com Erik Killmonger assumindo o manto do Pantera Negra, explorando no restante do universo a partir dessa dança das cadeiras. Por outro lado, temos também versões bem mais ousadas, como os já citados zumbis e até uma versão do Visão com todas as Joias do Infinito.

Continua após a publicidade

A gente já esmiuçou alguns desses personagens alternativos que apareceram nos trailers, mas pode ter certeza de que devemos ver muito mais loucuras ao longo dos episódios. Além disso, algo que já ficou bastante claro é que cada uma dessas histórias também terá uma tônica diferente, indo do aventuresco e da comédia ao suspense e até mesmo algumas pitadinhas de terror.

Só que nada disso estará solto. Ainda que o formato seja mesmo de uma antologia, com cada episódio funcionando isoladamente, há um fio condutor amarrando cada uma dessas histórias. Isso é representado pelo Vigia, um personagem dos quadrinhos cuja função é observar a Terra e suas diferentes facetas no multiverso.

Continua após a publicidade

No caso de What If…?, o Vigia será interpretado pelo ator Jeffrey Wright, de Westworld e o futuro comissário Gordon de The Batman, que já antecipou sua maior inspiração na hora de dar vida ao voyeur cósmico da Marvel. “Ele é alguém bastante dramático e poderoso que observa o multiverso e tem um papel um pouco de Rod Sterling”, afirma o ator. “Ele meio que narra o que temos nesses outros mundos e meio que não”.

Sterling a quem Wright se refere é o criador do clássico seriado Além da Imaginação (The Twilight Zone, no original), a principal referência do Marvel Studios na hora de criar o clima geral de What If…? como uma antologia. E uma das principais características da clássica série é esse narrador onisciente que não apenas descrevia o que estava em cena, mas também brincava com a situação e provocava o espectador.

Continua após a publicidade

E é a partir dessa cumplicidade entre narrador e público é que devemos ter as primeiras grandes misturas de realidades. Em uma das cenas do trailer, por exemplo, é possível ver esses personagens lado a lado, indicando que essas linhas do multiverso devem se cruzar em algum momento — e é a partir disso que podemos ter as grandes implicações para o restante do MCU.

Importância para o futuro da Marvel

Se tem uma coisa que o Marvel Studios está fazendo questão de frisar nesse período que antecede What If…? é que todas as histórias que estarão presentes na série são canônicas de alguma forma. E o mais importante é que elas também podem ter reflexos nos futuros filmes do MCU.

Em entrevista ao Canaltech, o produtor executivo do seriado, Brad Winderbaum, confirmou que existe a possibilidade de os eventos da animação impactarem as histórias que veremos nos cinemas. “Sempre existe uma chance de isso acontecer”, afirma. “É como tudo no MCU: está tudo conectado e dois personagens podem se encontrar mesmo estando separados por algumas quadras de distância ou pelo tempo e espaço das ramificações da realidade. No fim, tudo é possível”.

Continua após a publicidade

Segundo ele, não é porque What If…? é uma animação que a série tem menos valor e impacto em relação às demais produções. “What If…? é tão importante quanto qualquer outra história que já contamos antes. Ela faz parte de uma mesma tapeçaria, em que cada fio tem a sua importância para o todo”, destaca o produtor.

A fala de Winderbaum ganha ainda mais peso quando lembramos que os próximos filmes do MCU incluem Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que todos os rumores apontam para uma história centrada nessa ideia de realidades alternativas se encontrando. Seria a deixa para trazer algum desses personagens para o universo do cinema?

Como o próprio produtor aponta, tudo é possível. E essa deve ser a tônica do MCU depois de What If…? e o irromper do multiverso. Depois da bagunça causada por Loki, nada impede que uma Capitã Carter venha a dividir as telas com o Falcão em Capitão América 4 ou mesmo que esse Killmonger Pantera Negra assuma realmente o manto do herói, que segue vago desde a morte do ator Chadwick Boseman em agosto de 2020.

Continua após a publicidade

Diferentemente dos quadrinhos, em que o selo What If era usado apenas para brincar com ideias sem que elas alterassem a cronologia oficial da Marvel, a série já chega com essa possibilidade se desenhando como bastante real. E por mais que não tenhamos ninguém saindo da animação para o live action, é quase certeza que algum evento mostrado nos episódios vai ter um forte impacto no futuro do MCU — ou vocês acham que o enxerido do Vigia está ali por acaso?

What If…? tem lançamento marcado no Disney+ para o dia 11 de agosto e, assim como no caso de Loki, terá um novo episódio semanal todas as quartas-feiras.