Os 10 professores mais legais da ficção para assistir no streaming

Por Beatriz Vaccari | 15 de Outubro de 2020 às 18h30
Canaltech

Nesta quinta-feira (15) é celebrado o Dia do Professor. A data foi escolhida porque foi no dia 15 de outubro de 1827 que D. Pedro I, Imperador do Brasil, decretou a criação do Ensino Elementar no país, considerando coisas como a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores seriam contratados. Mas somente em 1947 a data passou a ser comemorada como um dia dedicado ao educador.

Tudo começou na cidade de São Paulo, mais especificamente no Ginásio Caetano de Campos, e, então, professores, pais e alunos passaram a confraternizar neste dia do ano. A ideia se popularizou entre outras escolas da cidade e, consequentemente, do país, até ser oficializada como feriado escolar em 1963, sob o Decreto Federal 52.682.

Retratados frequentemente em diversas produções da cultura pop, o Canaltech reuniu 10 professores que conseguem ensinar além da ficção para o público em filmes e séries, todos com os devidos links que levam diretamente ao título no streaming de sua escolha. No final das contas, é só dar o play!

Será que o seu favorito está incluso? Confira a lista abaixo:

10. Sr. Anderson

Paul Rudd é Sr. Anderson, o professor de inglês de ensino médio em As Vantagens de Ser Invisível (Imagem: Reprodução / IMDb)

Antes de dar vida ao Homem-Formiga, Paul Rudd foi o Sr. Anderson, professor de inglês em As Vantagens de ser Invisível. No livro e no filme, é perceptível como a presença do docente foi importante para o desenvolvimento de Charlie Kelmeckis (Logan Lerman). Diagnosticado com depressão, Charlie tem dificuldades de fazer amigos, mas acaba conectando-se rapidamente com Sr. Anderson logo em seus primeiros dias do ensino médio.

Durante o primeiro ano do colegial, o professor passa uma série de livros para Charlie ler, analisar e refletir, e acaba notando que o aluno possui uma inteligência acima da média dos garotos de sua idade. Além disso, Sr. Anderson é o responsável por uma das mais famosas citações do livro e do filme: "Nós aceitamos o amor que achamos merecer."

As Vantagens de ser Invisível está disponível na Netflix e no Prime Video.

9. Walter White

Bryan Cranston acumulou diversas indicações e vitórias em premiações por conta de Breaking Bad (Imagem: Reprodução / IMDb)

Uma das mais populares séries de todos os tempos é protagonizada por um professor de química. Estamos falando de Breaking Bad e, é claro, Walter White (Bryan Cranston). Ao descobrir que está com um câncer terminal, ele resolve arriscar tudo e transformar sua van em um laboratório de metanfetamina para ganhar dinheiro. Mesmo desmotivado com um salário baixo, White se esforça para ensinar aos alunos seu conteúdo em uma boa aula.

Por sua atuação em Breaking Bad, o ator Bryan Cranston garantiu quatro prêmios de Melhor Ator no Emmy, um Globo de Ouro e dois SAG Awards. Até hoje, seu papel mais conhecido e relembrando pelos fãs é Walter White.

As cinco temporadas de Breaking Bad estão disponíveis no catálogo da Netflix.

8. Dewey Finn

Jack Black chegou a ser indicado ao Globo de Ouro por seu papel em Escola do Rock (Imagem: Reprodução / IMDb)

Após ser demitido de uma banda, Dewey Finn (Jack Black) se disfarça de professor substituto da quinta série do ensino fundamental em uma prestigiada escola preparatória. Ao observar o talento musical de seus alunos em uma aula de canto, ele decide inscrever a turma na Batalha das Bandas e com o dinheiro do prêmio, pagar seu aluguel.

Não demora muito para a diretora Mullins (Joan Cusack) e os pais dos alunos descobrirem que Dewey Finn não é um professor de verdade, deixando o personagem com um tempo apertado para resolver a confusão e não perder a batalha musical.

Escola do Rock está disponível na Netflix e no Telecine Play.

7. Professora Honey

Embeth Davidtz interpreta a professora Jennifer Honey, seu papel mais famoso até então (Imagem: Reprodução / IMDb)

Professora de uma brilhante aluna, a Sra. Honey (Embeth Davidtz) destaca-se no filme Matilda por ser a única personagem que vê o verdadeiro valor da protagonista, ignorada por toda sua família em casa e, assim como os outros alunos, maltratada pela diretora Trunchbull (Pam Ferris).

Além disso, a Sra. Honey acaba incentivando o estudo e os conhecimentos de Matilda, além de estimulá-la a praticar seus poderes mágicos recém-descobertos.

Matilda está disponível na Netflix e no NET Now.

6. Merlí Bergeron

Francesc Orella dá vida ao professor Merlí Bergeron na série homônima (Imagem: Reprodução / IMDb)

Dando nome à série, o professor de filosofia Merlí Bergeron (Francesc Orella) é outro nome que merece estar nesta lista. A série é uma produção espanhola que se passa numa escola cujo protagonista dá aulas e também é pai de um dos alunos. Cada episódio gira em torno das ideias de algum pensador histórico, como Nietzsche ou Schopenhauer, e durante as três temporadas Merlí desenvolve essas ideias usando metodologias em aulas dinâmicas e diferentes, trazendo momentos engraçados e emocionantes, além de inspirar seus alunos.

Merlí Bergeron é o papel mais famoso de Francesc Orella até então. A série fez bastante sucesso entre 2015 e 2017 e é uma das mais bem avaliadas pelos espectadores segundo uma pesquisa da empresa alemã GfK, mas não possui mais temporadas planejadas.

As três temporadas de Merlí podem ser encontradas na Netflix.

5. Sra. Gruwell

Hilary Swank interpretou a professora Erin Grunwell em Escritores da Liberdade (Imagem: Reprodução / IMDb)

Baseado em uma história real, Escritores da Liberdade acompanha a professora novata Erin Grunwell (Hilary Swank) em uma escola de um bairro pobre, corrompido pela violência e preconceitos raciais. Inconformada e disposta a mudar a realidade local, ela resolve utilizar diferentes metodologias de ensino para lidar com a turma.

Aos poucos, a professora consegue fazer com que os alunos se abram mais sobre suas vidas, além de retomar a confiança em si mesmos e aprenderem sobre o respeito ao próximo. O filme foi bem recebido pela crítica especializada e chegou a ganhar o prêmio Humanitas, destinado a reconhecer produções de cinema e televisão destinadas a promover a dignidade humana.

Escritores da Liberdade está disponível no Prime Video e na Netflix.

4. Annalise Keating

Viola Davis surge impecável em seis temporadas de How To Get Away With Murder como a advogada criminal Annalise Keating (Imagem: Divulgação / ABC)

A exigente Annalise Keating (Viola Davis) tenta equilibrar a bem-sucedida carreira como advogada criminal com a de professora de direito em uma prestigiada universidade da Filadélfia e os dramas de sua vida pessoal. As coisas ficam mais complicadas a partir do momento em que um misterioso assassinato acontece no campus da faculdade e, ao lado de seus cinco estagiários, ela percebe que ninguém menos que seu marido está envolvido.

Viola Davis chegou a ser indicada em diversos prêmios por sua atuação em How to Get Away With Murder, vencendo um Emmy em 2015 e dois SAG Awards em 2015 e 2016.

As cinco primeiras temporadas de How to Get Away With Murder estão disponíveis na Netflix, enquanto a última deve ser lançada em breve.

3. Minerva McGonagall

Nos filmes, Maggie Smith deu vida à professora Minerva McGonagall (Imagem: Divulgação / Warner Bros.)

Tanto os filmes quanto os livros de Harry Potter retrataram muito bem os professores do universo mágico da franquia. São tantos nomes especiais que mereciam compor uma lista só com os melhores professores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mas, desta vez, o destaque vai para Minerva McGonagall (Maggie Smith).

Enquanto aluna, pertenceu à Grifinória para anos depois retornar à Hogwarts e ser diretora da casa, além de lecionar Transfiguração. Em diferentes épocas, foi vice-diretora até chegar ao cargo de direção da escola. Minerva é uma Animaga, assumindo a forma de um gato, além de ser habilidosa com seus poderes e capaz de executar três patronos ao mesmo tempo.

Harry Potter tem alguns filmes disponíveis no Telecine Play e outros na Netflix.

2. Sr. Schuester

Matthew Morrison interpretou Will Schuester nas seis temporadas de Glee, uma das mais famosas séries musicais da última década (Imagem: Divulgação / FOX)

Disposto a reviver o Glee Club do William McKinley High School, o professor de espanhol Will Schuester (Matthew Morrison) reúne os mais diferentes tipos de aluno para trazer de volta a apreciação pela música no colégio e as históricas apresentações do grupo nas competições de coral.

Enquanto tenta equilibrar os ensaios do Glee Club com as aulas de espanhol e sua vida pessoal, Sr. Schuester ainda tem que enfrentar as armadilhas da treinadora Sue Sylvester (Jane Lynch), disposta a acabar com o clube.

Glee está disponível nos catálogos da Netflix, Prime Video e NET Now.

1. Sr. Keating

Robin Williams chegou a receber uma indicação ao Oscar pelo papel de Sr. Keating em Sociedade dos Poetas Mortos (Imagem: Reprodução / IMDb)

Sr. Keating (Robin Williams) é o novo professor de literatura da Welton Academy, um tradicional e rigoroso colégio interno para homens nos anos 50. Disposto a quebrar barreiras e incentivar a criatividade dos alunos, o professor começa a elaborar aulas mais dinâmicas para ensinar poesia para sua turma, encorajando-os a aproveitarem a vida e desfrutarem o que há de melhor nela, seguindo pensamentos de grandes poetas.

Ao descobrirem um antigo anuário escolar que revela que Sr. Keating é ex-aluno de Welton, seus alunos decidem reviver o clube do qual o professor fez parte, a Sociedade dos Poetas Mortos.

Sociedade dos Poetas Mortos está disponível para locação no Google Play.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.