Publicidade

As 10 melhores bandas fictícias de rock na TV e no cinema

Por| 13 de Julho de 2020 às 18h11

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Entre rock clássico, metal, punk ou pop rock, algumas bandas já foram criadas apenas para fazer parte de um filme ou de uma série. Algumas delas parecem ser tão boas que acabam sendo a primeira coisa que as pessoas lembram quando ouvem falar sobre uma música, sendo, inclusive, o centro de toda a história.

Como neste dia 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock, o Canaltech foi atrás de descobrir quais são as 10 bandas fictícias mais icônicas do mundo do entretenimento, e todas elas você pode assistir no streaming. Entre os grupos mais populares estão o School of Rock, do filme do mesmo nome de Jack Black, o hilário Mouse Rat, de Parks and Recreation, The Blues Brothers, entre outros.

Confira a lista completa!

Continua após a publicidade

10. Spinal Tap - Isto é Spinal Tap

No filme Isto é Spinal Tap, lançado em 1984, a banda fictícia Spinal Tap é acompanhada por câmeras para a produção de um documentário, que para o público chega no estilo mockumentary, já conhecido em séries como The Office e Parks and Recreation.

A banda de heavy metal é composta por Christopher Guest (Nigel Tufnel), Michael McKean (David St. Hubbins) e Harry Shearer (Derek Smalls), e conquistou o público do filme por não ser um grupo sério, contando com músicas com letras hilárias e sem sentido. O trio foi tão dedicado na criação da banda que as músicas foram realmente gravadas em suas performances no papel dos personagens.

Continua após a publicidade

Você pode assistir ao filme Spinal Tap pelo Google Play ou iTunes.

9. Pink Slip - Sexta-Feira Muito Louca

Clássico das tardes em casa nos anos 2000, Sexta-Feira Muito Louca é uma comédia adolescente que chamou a atenção não só por ter no elenco a atriz Jamie Lee Curtis como Tess Coleman, e Lindsay Lohan como Anna Coleman, que na época estava em seu auge, como também pela parte musical.

A jovem protagonista não se dá bem com a mãe e tem a banda como uma válvula de escape da sua dura vida de adolescente, e é quando entra a comédia da trama: as duas trocam de corpo após uma discussão em um restaurante chinês e a matriarca começa a entender como é viver na pele da filha. O longa foi muito bem recebido pela crítica e é lembrado até hoje.

Continua após a publicidade

Sexta-Feira Muito Louca pode ser assistido no Telecine e no iTunes.

8. Josie e as Gatinhas

Em 2001, o mundo conheceu a banda fictícia Josie and the Pussycats, mais conhecida no Brasil como Josie e as Gatinhas, que também dá nome ao filme. O trio é composto por Josie McCoy (Rachael Leigh Cook),Valerie Brown (Rosario Dawson) e Melody Valentine (Tara Reid), e o filme que parece ser divertido, na verdade, tem uma história conspiratória e bizarra, mas não menos divertida por isso.

Continua após a publicidade

Direto do universo de Riverdale da Archie Comics, que virou uma animação em 1970 pela Hannah-Barbera, Josie e as Gatinhas mostra as aventuras de uma banda composta apenas por mulheres. Elas descobrem a conspiração da sua gravadora, através de mensagens subliminares, para convencer as pessoas a gastarem dinheiro com eles a cada vez mais.

O filme Josie and The Pussycats pode ser comprado ou alugado pelo iTunes.

7. Mouse Rat - Parks and Recreation

Continua após a publicidade

Um dos personagens mais engraçados da comédia Parks and Recreation, Andy Dwyer (Chris Pratt), tem como segundo "trabalho" a sua banda Mouse Rat. O grupo conta com composições inspiradas nos acontecimentos da cidade de Pawnee, como The Pit, que fala sobre um grande buraco que trouxe problemas aos cidadãos de lá, ou ainda 5000 Candles in the Wind, em homenagem ao mini-cavalo Li'l Sebastian, mascote da cidade.

As músicas contam com letras profundas melodias carregadas, levando a criação da banda bem a sério, apesar de ser uma série de comédia. A banda foi criada com inspiração na clássica Dave Matthews Band, com uma mistura de Pearl Jam, inclusive com a voz de Andy sendo semelhante à de Eddie Veder. Antes de se tornar Mouse Rat, o grupo teve vários outros nomes como The Andy Andy Andys, Death of a Scam Artist, Two Doors Down, Flames For Flames, entre outras.

Parks and Recreation conta com sete temporadas que podem ser assistidas no Amazon Prime Video e no Globo Play.

Continua após a publicidade

6. Sex Bob-Omb - Scott Pilgrim Contra o Mundo

A banda Sex Bob-Omb nasceu dos quadrinhos de Bryan Lee O'Malley, Scott Pilgrim Contra o Mundo, que chegou às telas dos cinemas em 2010. O grupo musical é fictício, mas as músicas para o longa foram escritas pelo já conhecido artista Beck, que dá personalidade à banda e aos seus integrantes.

O filme conta a história de Scott Pilgrim (Michael Cera) que, com a inserção de elementos de videogame, precisa combater os sete ex-namorados do mal da sua nova paixão, Ramona Flowers, interpretada por Mary Elizabeth Winstead. É quando a sua banda e melodias intensas começam a fazer parte dessa missão, acompanhada de lutas bem coreografadas e músicas boas.

Continua após a publicidade

Você pode assistir ao filme Scott Pilgrim Contra o Mundo no Amazon Prime Video, Looke e Google Play.

5. Hep Aliens - Gilmore Girls

A série dramática Gilmore Girls não contou apenas a história de Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e sua filha Rory (Alexis Bledel), como também deu espaço a uma personagem secundária mostrar todo o seu talento na música. Lane Kim, interpretada por Keiko Agena, é uma adolescente controlada pela mãe e que tem que fazer muitas coisas escondidas, como tocar bateria na banda Hep Alien.

Continua após a publicidade

A banda da jovem começou tocando covers em festas, e que mesmo entre indas e vindas, problemas com integrantes, entre outras coisas, nunca deixou de existir por completo. Hep Alien contou com a ajuda de músicos reais para ser criada, já teve outros nomes engraçados e o elenco da banda se reuniu algumas vezes após o fim do programa para relembrar os velhos tempos.

Gilmore Girls está disponível na Netflix.

4. The Wonders - The Wonders - O Sonho Não Acabou

Continua após a publicidade

The Wonders é uma das bandas fictícias mais carismáticas da história do cinema, o que talvez seja justificado por se tratar de uma história criada por Tom Hanks. O filme conta a história de jovens gerenciados por Mr. White rumo à fama e o sucesso, fazendo uma turnê por diversos lugares diferentes.

A banda do filme The Wonders - O Sonho Não acabou é composta pelos integrantes Guy Patterson (Tom Everett Scott), Jimmy Mattingly (Johnathon Schaech), Lenny Haise (Steve Zahn) e T.B. Player (Ethan Embry), que deixaram de herança músicas que não saem de nossos ouvidos até hoje, como That Thing You Do.

O clássico The Wonders - O Sonho Não Acabou pode ser assistido no Telecine.

Continua após a publicidade

3. Stillwater - Quase Famosos

Chegou aos cinemas no ano 2000 o filme Quase Famosos, que conta a história de um adolescente de 15 anos que tem como sonho acompanhar a banda Stillwater por sua turnê como um jornalista. A sua mãe não quer que esse desejo se realize, acreditando que por trás de uma banda de rock existe muitas drogas e sexo.

Mas, ao receber o convite de uma revista importante, ele passa a viajar com a banda e conhecer mais sobre o mundo da música e turnês. A história e a banda são fictícias, mas são inspiradas em um acontecimento real: quando o roteirista de Quase Famosos, Cameron Crowe, escrevia para a Rolling Stone e acompanhou parte da turnê da clássica banda Led Zeppelin.

Quase Famosos pode ser assistido no Looke, iTunes, Microsoft Store e Google Play.

2. School of Rock - Escola de Rock

É impossível pensar em bandas de rock da ficção e não lembrar de Escola de Rock, com Jack Black. A história do filme, que leva o mesmo nome da banda, começa quando Dewey Finn chega como professor substituto em uma escola, decidido a ensinar a sua classe a tocar instrumentos e criar uma banda de rock.

A trama conta com momentos divertidos de Dewey, ou Jack Black, ensinando as crianças a tocarem seus instrumentos, terem ritmo e a cantar, com muita técnica e humor, uma vez que o ator além de comediante também é músico de verdade, conhecido pela banda Tenacious D.

Escola de Rock está disponível no Telecine, Google Play, iTunes e Microsoft Store.

1. The Blues Brothers - Os Irmãos Cara de Pau

Para fechar a lista, outro clássico: Os Irmãos Cara de Pau. A banda começou como um quadro musical para o clássico programa de comédia norte-americano Saturday Night Live, em 1978, comandado pela dupla Dan Aykroyd e John Belushi. Não demorou muito para que o sucesso fosse tão grande a ponto de o quadro se transformar em um filme e ainda gravar um álbum chamado Briefcase Full of Blues.

No longa, lançado em 1980 e dirigido por John Landis, Jake Blues é liberado da prisão e decide voltar a fazer música com o seu irmão Elwood Blues. Depois do lançamento do filme eles continuaram a se apresentar, e após a morte precoce de Belushi os integrantes começaram a variar.

Os Irmãos Cara de Pau pode ser assistido no Claro Video, Google Play e Looke.