10 filmes inspirados em mulheres reais para assistir no streaming

Por Natalie Rosa | 08 de Maio de 2020 às 19h00
Divulgação

Grandes mulheres da vida real já ganharam o seu espaço no mundo do entretenimento, com filmes biográficos ou ainda longas que contam momentos importantes de suas vidas. Essas mulheres precisaram lutar em dobro para conquistar o que queria e deixar a sua marca na história.

Entre artistas, cientistas e ativistas, elas nunca se deixaram abalar no momento de ajudar o próximo, lutar pelos seus direitos ou, simplesmente, serem reconhecidas da forma que mereciam pelo seu talento. E para celebrar essas mulheres, o Canaltech selecionou 10 filmes que contam histórias inspiradoras de mulheres que fazem parte do mundo real.

Confira quem são elas:

1. Estrelas Além do Tempo

Em Estrelas Além do Tempo, conhecemos a história de três mulheres geniais: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Mary Jackson (Janelle Monáe) e Dorothy Vaughn (Octavia Spencer). Em meio à Guerra Fria, essas profissionais da NASA precisaram enfrentar o racismo e a misoginia para mostrar a sua competência, que acaba resultando em grandes resultados positivos para a agência espacial norte-americana na corrida espacial.

Imagem: Divulgação

Você pode assistir Estrelas Além do Tempo no Looke, iTunes ou Google Play.

2. Nise: O Coração da Loucura

No filme brasileiro Nise: O Coração da Loucura, Glória Pires interpreta a médica Nise de Silveira que, após sair da prisão, volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro. Lá, ela apresenta uma proposta para o tratamento da esquizofrenia que descarta a lobotomia e o choque elétrico. A trama mostra toda a sensibilidade que ela tinha com os pacientes, o que a fez se tornar uma profissional inspiradora.

Imagem: Divulgação

Você pode assistir ao filme Nise: O Coração da Loucura no Google Play, Looke, Microsoft Store ou iTunes.

3. The Post: A Guerra Secreta

The Post: A Guerra Secreta, filme dirigido por Steven Spielberg, mostra a história de vida da dona do The Washington Post, Kat Graham (Meryl Streep). Na trama, o jornal está prestes a estrear na Bolsa de Valores e, ao mesmo tempo, o editor-chefe da publicação, Bem Bradlee (Tom Hanks), recebe uma notícia que pode fazer o jornal ser ainda mais reconhecido no mercado e precisa tomar uma decisão importante o quanto antes.

Imagem: Divulgação

O filme The Post: A Guerra Secreta está disponível no Amazon Prime Video, iTunes, Google Play e Looke.

4. Um Sonho Possível

Em Um Sonho Possível, Sandra Bullock interpreta Leigh Anne Tuohy, uma mulher que acolheu Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem que não tinha onde morar e que sofria por ter uma mãe viciada em drogas. A partir deste momento, ela fez de tudo para ajudar o garoto a conquistar o seu sonho de ser um grande atleta do futebol americano.

Imagem: Divulgação

Um Sonho Possível pode ser assistido no HBO GO, Google Play, iTunes, Looke e Microsoft Store.

5. Joy: O Nome do Sucesso

O filme Joy: O Nome do Sucesso conta a história de vida da empresária Joy Mangano, que no longa é interpretada por Jennifer Lawrence. Antes de se tornar uma das empreendedoras de maior sucesso nos Estados Unidos, Joy precisou batalhar para conciliar o desafio de ser uma mãe solteira e de extravasar toda a sua criatividade.

Imagem: Divulgação

Joy está disponível para aluguel ou compra no Microsoft Store, Looke, iTunes e Google Play.

6. Malala

O filme Malala, de 2015, conta a história de Malala Yousafzai, interpretada por ela mesma, uma jovem paquistanesa perseguida e atacada pelo Talibã por ser uma grande voz na batalha das mulheres no direito à educação, principalmente pelo seu discurso feito na ONU. Malala é a pessoa mais jovem a receber um prêmio Nobel da Paz, em 2014, quando tinha apenas 16 anos.

Imagem: Divulgação

Você pode comprar ou alugar o filme Malala na Microsoft Store, Looke, iTunes e Google Play.

7. Grandes Olhos

Em Grandes Olhos, filme de Tim Burton, conhecemos a história da pintora Margaret Keane, interpretada por Amy Adams, que se tornou uma das artistas mais rentáveis comercialmente nos anos 1950.

A principal característica das suas obras são crianças com grandes e assustadores olhos, chamando a atenção de diversas pessoas em todo o mundo. Na sua vida pessoal, precisou ir ao tribunal contra Walter Keane, papel de Christoph Waltz, que alegava ser o verdadeiro autor das pinturas.

Imagem: Divulgação

Grandes Olhos pode ser assistido na Netflix ou Globoplay.

8. Rainha do Katwe

O filme Rainha de Katwe conta a história inspiradora de Phiona Mutesi, interpretada por Madina Nalwanga, uma jovem de Uganda extremamente habilidosa no xadrez e que tem como objetivo ser uma das melhores do mundo. A trajetória da garota não foi fácil. Sendo órfã de pai e tendo uma vida pobre, chegou até mesmo a precisar largar a escola por falta de dinheiro. Agora, o seu único objeto é conquistar o mundo com o seu talento.

Imagem: Divulgação

O longa Rainha do Katwe está disponível no iTunes e Google Play.

9. Frida

O filme Frida, que chegou aos cinemas em 2002, conta parte da trajetória da mexicana Frida Kahlo (Salma Hayek), uma das pintoras mais famosas do país e do mundo. A trama mostra um pouco da sua vida como artista e o seu relacionamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), também um grande pintor mexicano, que junto de Frida fez história não só nas artes, como no envolvimento em polêmicas.

Imagem: Divulgação

Frida pode ser assistido na Netflix, Amazon Prime Video, Looke e Google Play.

10. Olga

Para fechar a lista, mais um filme brasileiro: Olga. A trama, que se passa no início do século XX, conta a história de Olga Benário, interpretada por Camila Morgado, uma judia alemã e militante comunista que é perseguida pela polícia.

Ao fugir para Moscou, na Rússia, a jovem é treinada por militares e tem a missão de acompanhar Luís Carlos Prestes, papel de Caco Ciocler, de volta ao Brasil. Durante a viagem, os dois acabam se apaixonando e ficando unidos na vida política e pessoal, enfrentando desafios que colocam a sua sobrevivência em jogo.

Imagem: Divulgação

O filme Olga pode ser assistido no Looke e Microsoft Store.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.