Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

8 filmes inspirados em mulheres reais para assistir no streaming

Por| Editado por Durval Ramos | 05 de Março de 2024 às 19h00

Link copiado!

Divulgação/StudioCanal, 20th Century Fox e Fox
Divulgação/StudioCanal, 20th Century Fox e Fox

Embora seja mais comum que homens tenham suas vidas adaptadas para as telonas, em filmes que sempre exaltam seus feitos e determinação, o cinema, felizmente, também já se inspirou nas memórias e conquistas de grandes mulheres para produzir grandes filmes. E, vamos combinar, não faltam grandes histórias de vida para serem retratadas.

Muitos desses títulos são sobre mulheres da ciência, que mudaram o curso da história com suas descobertas. Longas, por exemplo, como Radioactive, a respeito da física e química polonesa Marie Curie, e Estrelas Além do Tempo, que retrata a história das matemáticas negras Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, que trabalharam na NASA durante a Guerra Fria.

Continua após a publicidade

Além deles, há também longa-metragens sobre grandes mulheres empreendedoras, como é o caso de Os Olhos de Tammy Faye, filme sobre a apresentadora gospel da TV norte-americana de mesmo nome, e Joy: O Nome do Sucesso, produção que conta a história da mulher responsável pela invenção do mop.

E, claro, isso tudo sem falar nos longas-metragens baseados em mulheres com trajetórias inspiradoras, como é o caso da viajante Cheryl Strayed, de Livre, e da ativista ambiental Erin Brockovich, de Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento.

Para conhecer em detalhes esses e outros filmes baseados em mulheres reais, o Canaltech montou uma seleção de 10 dessas histórias, todas disponíveis em streaming e altamente inspiradoras. Confira e prepare a pipoca.

8. Radioactive

Continua após a publicidade

Drama britânico, Radioactive é um filme de 2019, baseado em uma HQ de Lauren Redniss sobre a cientista Marie Curie. O filme, inclusive, é dirigido pela também quadrinista Marjane Satrapi (Persépolis) e se concentra no período em que a pesquisadora descobriu dois novos elementos químicos, o rádio e o polônio, e iniciou seus estudos sobre a radioatividade — e os impactos disso em sua vida.

Estrelado por Rosamund Pike (Garota Exemplar), o filme é focado também no relacionamento da química com o físico Pierre Curie (Sam Riley), mostrando as dificuldades encontradas pela protagonista em ser uma mulher cientista na época e, ao mesmo tempo, viver um relacionamento com outra grande personalidade das ciências.

Radioactive está disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

7. Nise: O Coração da Loucura

Longa-metragem brasileiro dirigido por Roberto Berliner (A Farra do Circo), Nise: O Coração da Loucura é um filme biográfico sobre Nise da Silveira, psiquiatra pioneira da terapia ocupacional no Brasil. Ambientado nos anos 1940, após Nise sair da prisão onde estava por suas aspirações políticas, o filme mostra o trabalho humanizado realizado pela doutora com pacientes esquizofrênicos.

Ferrenha combatente de práticas como eletrochoque e lobotomia, Nise instituiu ateliês de pintura e escultura para os doentes, mostrando como o afeto podia trazer resultados positivos em seu tratamento e a arte era um veículo em que podiam expressar seu inconsciente.

Continua após a publicidade

Estrelado por Glória Pires (Se Eu Fosse Você), o filme foi o vencedor do Festival de Cinema do Rio de 2015 e mostra apenas um período do trabalho revolucionário desenvolvido por Nise no setor e reconhecido mundialmente.

Nise: O Coração da Loucura está disponível no Star+.

6. Os Olhos de Tammy Faye

Continua após a publicidade

Estrelado por Jessica Chastain, em uma de suas mais impressionantes atuações, Os Olhos de Tammy Faye é um drama biográfico sobre a apresentadora gospel Tammy Faye Messner e seu marido Jim Bakker (Andrew Garfield). Dirigido por Michael Showalter (Mais um Verão Americano), o filme é baseado no documentário de mesmo nome e mostra a ascensão e queda do casal, durante os anos 1970 e 1980.

Vindos de origem humilde, Tammy e Jim conseguiram construir um império televangelista que falava sobre “o amor e a bondade de Deus” — e que, é claro, faz com que eles rapidamente enriquecessem. No entanto, todo esse sucesso sustentado pela personalidade extravagante de Tammy, aos poucos passa a ser abalado por crises pessoais, escândalos sexuais e figurões da indústria que querem derrubar a apresentadora.

Os Olhos de Tammy Faye está disponível no Star+.

5. Joy: O Nome do Sucesso

Continua após a publicidade

Longa-metragem sobre uma das maiores empreendedoras do ramo doméstico dos EUA, Joy: O Nome do Sucesso é uma dramédia de 2015 dirigida por David O. Russell (Trapaça). Estrelada por Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes), a trama conta a história de Joy Mangano, mãe solteira que cansada de limpar a casa, cria um inovador esfregão que revoluciona o mercado.

Divertido e dinâmico, o filme mostra as dificuldades enfrentadas pela empreendedora, que sempre teve um espírito inventivo, mas precisou de muita persistência para lançar seu produto, continuar no ramo desenvolvendo outros utensílios e fazer fortuna com seu empreendimento.

Além de Lawrence, o filme conta também com Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela), no papel de um executivo que aparece em seu caminho, e Robert De Niro (Assassinos da Lua das Flores), que faz o pai da protagonista.

Continua após a publicidade

Joy: O Nome do Sucesso está disponível no Star+.

4. Livre

Baseado no livro de memórias de Cheryl Strayed — autora que teve outras de suas obras adaptadas para o cinema —, Livre é um filme de aventura dirigido por Jean-Marc Vallée (Clube de Compras Dallas). Ambientado em 1995, ele conta a história de uma mulher viciada em heroína, que acaba de perder a mãe e passar por um divórcio, e decide se aventurar pela natureza, fazendo uma trilha de 1100 milhas pela costa do oceano Pacífico.

Continua após a publicidade

Primeiro filme produzido por Reese Witherspoon (The Morning Show) pela sua empresa Pacific Standard (hoje subsidiária da Hello Sunshine), o título também é estrelado pela atriz, que aparece aqui em uma versão muito mais crua e despida do que na maioria de seus papéis. Tamanha entrega a levou a receber uma indicação de Melhor Atriz para o Oscar, assim como Laura Dern (Big Little Lies) foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante.

Livre está disponível na Netflix e Star+.

3. Estrelas Além do Tempo

Continua após a publicidade

Mais um longa-metragem baseado em um livro de mesmo nome escrito por Margot Lee Shetterly, Estrelas Além do Tempo é um drama histórico ambientado nos anos 1960, nos EUA. Focado na trajetória das matemáticas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, três mulheres negras funcionárias da NASA, o filme mostra as dificuldades enfrentadas pelas brilhantes profissionais devido a sua cor e gênero.

Hoje reconhecidas pela imensa contribuição que deram ao programa espacial norte-americano, as três mulheres, grandes amigas, começaram como “computadoras” da agência, passando por cima de inúmeros preconceitos para que se tornassem indispensáveis devido às suas impressionantes habilidades.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme, o título é protagonizado por Taraji P. Henson (A Cor Púrpura), Octavia Spencer (Histórias Cruzadas) e Janelle Monáe (Glass Onion: Um Mistério Knives Out).

Estrelas Além do Tempo está disponível no Disney+.

Continua após a publicidade

2. A Guerra dos Sexos

Protagonizado por uma dupla de peso formado por Emma Stone (Pobres Criaturas) e Steve Carell (The Office), A Guerra dos Sexos é um longa-metragem de drama sobre a jovem Billie Jean King, tenista que em 1973, no auge de sua carreira,decidiu aceitar uma partida de tênis contra o já aposentado atleta Bobby Riggs.

Representantes de pensamentos opostos — ela uma feminista declarada, que lutava pelos diretos das mulheres, e ele um cafajeste imoral, que adorava desprezar a competência feminina —, os dois se enfrentam em uma partida histórica, que os coloca no centro de um debate mundial sobre diferenças de gênero.

Dirigido e escrito por Jonathan Dayton, Valerie Faris e Simon Beaufoy, o filme retrata uma “rixa” que teve enorme importância para a presença feminina nos esportes e é, até hoje, uma das partidas de tênis com maior público, somando de 30 mil pessoas.

A Guerra dos Sexos está disponível no Star+.

1. Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento

Filme de enorme popularidade do começo dos anos 2000, Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento é um título baseado na história real da técnica jurídica e ativista ambiental Erin Brockovich. Protagonizado por Julia Roberts (O Mundo Depois de Nós), ele segue os passos de uma mãe solteira, bonita e trabalhadora, que graças a sua insistência consegue um emprego em um escritório de advocacia.

No local, ela descobre que uma cidade vem tendo sua água contaminada, o que explica as muitas doenças entre seus habitantes, e decide investigar a situação a fundo, utilizando para isso de sua sagacidade e atributos físicos. Um “clássico da Sessão da Tarde”, o filme é dirigido por Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo) e rendeu a Julia Roberts o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA de Melhor Atriz.

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento está disponível na Netflix.