Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 séries para conhecer o estilo de Ryan Murphy, criador de Ratched

Por| 29 de Setembro de 2020 às 10h57

Link copiado!

Reprodução: EFE
Reprodução: EFE

Em setembro, estreou na Netflix a série Ratched, baseada na personagem Mildred Ratched, do clássico filme Um Estranho no Ninho, que na trama recente é interpretada por Sarah Paulson. Bem diferente do longa original, a produção traz a enfermeira de um hospital psiquiátrico de uma forma repaginada e mais moderna, mesmo se passando no fim da década de 1940.

Ratched vem dividindo opiniões, principalmente daqueles que estavam com grandes expectativas pela personagem do longa de 1975. No filme, Mildred Ratched era retratada de uma forma que não revelava muito da sua história e do passado que fez ela chegar até o hospital. Então, o criador da série, Ryan Murphy, emprestou a personagem para presenteá-la com isso e muito mais, acrescentando nela o máximo que pode oferecer do seu estilo de fazer séries.

Mas quem é Ryan Murphy?

Continua após a publicidade

Muitas pessoas estão se perguntando quem é o nome por trás da série que vem chamando tanta atenção na Netflix. Ryan Murphy é um criador, produtor, roteirista e diretor que já conta com um currículo incrível de séries e filmes em seu portfólio, deixando todos eles com um estilo peculiar que se tornou a sua marca registrada. Formado em jornalismo, o profissional trabalhou em diversos jornais famosos dos Estados Unidos, como o The Washington Post, Los Angeles Times, Entertainment Weekly, entre outros.

Mas Murphy começou a escrever roteiros no fim da década de 1990, chamando a atenção de nada menos que Steven Spielberg, que adquiriu o seu roteiro chamado Why Can't I Be Audrey Hepburn. Em 1999, seu primeiro programa de televisão foi ao ar, Popular, sendo apenas o início da sua mudança de carreira.

Desde então, Ryan Murphy vem criando histórias baseadas em acontecimentos reais, principalmente de um passado mais distante, as transformando em experiências únicas e com apelo visual, que é uma das características do criador. Suas produções são sempre bem elaboradas, com fotografia marcante, figurinos e caracterização únicos, que já podem ser assistidas em muitas plataformas de streaming. Murphy gosta também de sempre trazer atores de produções passadas de volta, os transformando em seus preferidos.

Pensando no debate sobre Ratched, o Canaltech selecionou 10 séries que você precisa assistir para conhecer melhor o trabalho de Ryan Murphy e a sua forma de se manifestar através das histórias. Veja quais são:

Continua após a publicidade

10. Ratched

A estreia mais recente de Ryan Murphy é Ratched, derivada do filme Um Estranho no Ninho, de Miloš Forman, baseado em um livro de mesmo nome. A trama conta a história da enfermeira Mildred Ratched (Sarah Paulson) e os acontecimentos que a fizeram trabalhar de enfermeira em um hospital psiquiátrico.

A série aborda a saúde mental com personagens intensos e perigosos, e acontecimentos que mostram o quanto a saúde mental era vista como um tabu antigamente, além de envolver muito preconceito com a sexualidade com questões que consideravam a homossexualidade, por exemplo, uma doença.

Continua após a publicidade

A primeira temporada de Ratched está disponível completa na Netflix.

9. Glee

Glee já é um velho conhecido dos amantes de musicais, se tornando uma das séries de maior sucesso de Ryan Murphy. A trama se passa em uma escola de ensino médio, com foco em alunos que querem seguir a carreira musical, seja cantando, dançando ou atuando — ou fazendo os três ao mesmo tempo, por que não?

Continua após a publicidade

A série estreou em 2009 e chegou ao fim em 2015, deixando como legado a busca pela diversidade e a luta contra preconceitos, além de colocar diversos artistas jovens na mídia, como Darren Criss, Lea Michele, Kevin McHale, Amber Riley, Dianna Agron, Naya Rivera, entre outros.

Glee está disponível em seis temporadas na Netflix e Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

8. Hollywood

Em Hollywood, série que estreou neste ano na Netflix, Ryan Murphy reconstruiu a história da maior indústria do cinema do mundo. A trama acompanha a vida de jovens entusiastas da atuação, além de roteiristas e cineastas, e todos os seus dramas para conquistar o sucesso em uma época tão complicada, cheia de restrições e preconceitos.

Murphy criou novos personagens, uns que existiram de verdade e outros inspirados em famosos, para reproduzir acontecimentos memoráveis do cinema que podem servir de inspiração, até mesmo nos dias de hoje.

Continua após a publicidade

Hollywood conta com apenas uma temporada disponível na Netflix.

7. Pose

Pose é uma das séries mais elogiadas de Ryan Murphy, tem a temática LGBT+ e se passa em Nova York na década de 1980, quando as pessoas começaram a mergulhar em um novo estilo de vida: a cultura ballroom. A trama, então, mergulha em uma cultura repleta de talentos de dançarinos e modelos em suas lutas pela sobrevivência em um mundo cheio de preconceitos e perigoso.

Continua após a publicidade

A série vai acompanhando o passar dos anos com base em acontecimentos reais, debatendo novas questões na segunda temporada, sem deixar de mencionar toda a cultura que envolve a produção.

Pose pode ser assistida em uma temporada na Netflix.

Continua após a publicidade

6. Nip/Tuck

Em 2003, Ryan Murphy estreou a série médica Nip/Tuck, que conta a história de uma dupla de cirurgiões plásticos Sean McNamara (Dylan Walsh) e Christian Troy (Julian McMahon), em Miami, na Flórida.

A trama aborda ainda a vida pessoal dos médicos, sendo Sean um homem casado e com filho, e Christian um rapaz solteiro, que gosta de flertar e que não dispensa encontros sempre que pode. A produção rendeu sete temporadas, contando histórias com muito drama dentro e fora do consultório, mas também apelando um pouco para o humor e críticas sociais.

Continua após a publicidade

A série Nip/Tuck está disponível em seis temporadas no Globoplay e em uma temporada no Amazon Prime Video.

5. American Horror Story

American Horror Story também é uma das séries mais populares de Ryan Murphy, trazendo uma história de terror diferente em cada temporada, muitas vezes com os mesmos personagens e elenco, uma mais aterrorizante do que a outra.

Continua após a publicidade

Tem temporada sobre bruxas, circo, mansão mal-assombrada, manicômio, com explosão nuclear, assassinatos, espíritos, demônios, entre muitas outras coisas que prometem não deixar o espectador dormir à noite.

American Horror Story está disponível no Amazon Prime Video e no Globoplay em nove temporadas.

4. The Politician

Em 2019, estreou na Netflix a série The Politician, de Ryan Murphy com Brad Falchuk e Ian Brennan, contando a história de um adolescente, Payton Hobart (Ben Platt), que tem o sonho de se tornar o presidente dos Estados Unidos. Como ainda é muito jovem para se candidatar, o jovem treina se candidatando ao grêmio estudantil da escola.

Além disso, ele se esforça para sempre ter as melhores notas e, um dia, ser chamado para estudar na Universidade de Harvard, o que também pode alavancar a sua possível futura carreira de político.

The Politician é uma série original da Netflix.

3. Scream Queens

Ryan Murphy é um grande apreciador do terror na hora de contar as suas histórias, estreando em 2015 a série Scream Queens. Com personagens femininas estereotipadas, a série conta em forma de horror e comédia casos terríveis de assassinatos que começam a acontecer em uma universidade dos Estados Unidos.

A série, no entanto, rendeu apenas duas temporadas e não foi tão bem sucedida quanto outras produções de Murphy. A produção contou com a participação da cantora Ariana Grande do elenco.

Atualmente, Scream Queens não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no Brasil.

2. American Crime Story

American Crime Story, por mais que o nome possa ser confundido com American Horror Story, conta histórias diferentes e inspiradas em acontecimentos reais. A primeira temporada, O Povo Contra OJ Simpson, mostra como foi o julgamento do ex-jogador de futebol, Orenthal James, acusado de assassinar a esposa Nicole Brown.

Já na segunda temporada, O Assassinato de Gianni Versace, mostra como foi a vida do assassino do famoso estilista, que foi morto a tiros em frente de sua casa em Miami, em 1997. A terceira temporada está atualmente em produção e vai contar a história do impeachment do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

As duas temporadas de American Crime Story estão disponíveis na Netflix.

1. 9-1-1

Ao lado de Brad Falchuk, Ryan Murphy criou a série 9-1-1, que está no ar pela Fox desde 2018. A produção fala sobre emergências, mas com foco nos atendentes e operadores que atendem as ligações recebidas pelo número 911, que fazem os atendimentos acontecerem.

Em cada episódio da série, conhecemos uma história diferente e emocionante das pessoas que estão por trás dessas ligações, que vivenciam essas experiências intensas todos os dias em suas rotinas de trabalho.

A primeira temporada de 9-1-1 está disponível na FOX.

Qual a sua série preferida de Ryan Murphy? Conte-nos aqui nos comentários!