As 10 mulheres mais poderosas da ficção

Por Natalie Rosa | 13 de Março de 2020 às 11h17
Divulgação

O Dia Internacional da Mulher já passou, mas as homenagens no mês de março não param. Desta vez, vamos falar sobre elas no mundo da ficção.

Em filmes e séries, elas não são personagens que levam os estereótipos que a sociedade espera de uma mulher, mas sim características que as tornam pessoas fortes e determinadas, mostrando que não são só os homens que podem ter muita personalidade. Elas provam ainda que é possível ter vida pessoal, entre romances e família, conciliando com o profissional, seja em trabalhos tradicionais ou em grandes aventuras.

Entre as personagens mais poderosas da ficção que selecionamos estão protagonistas das séries How to Get Away With Murder e Scandal, e também dos filmes Tomb Raider, Jogos Vorazes, entre muitas outras. Também mostramos guerreiras e aventureiras, domadora de dragão, viajante do tempo e muito mais.

Confira a lista com as 10 mulheres mais poderosas da ficção.

1. Daenerys "Khaleesi" Targaryen

Não poderia faltar nesta lista uma personagem de Game of Thrones, série de sucesso mundial que chegou ao fim em 2019. Daenerys "Khaleesi" Targaryen é passou por várias situações de abuso e exploração, mas conseguiu se reerguer e tomar conta de sua vida. Ressurgindo das cinzas como mãe de dragões, ela se tornou uma pessoa destemida, guerreira e ciente do que quer, que não deixa nada nem ninguém impedir os seus planos de dominação, sempre rumo ao trono.

Imagem: Divulgação

Game of Thrones está disponível no HBO GO.

2. Mulan

Na clássica animação da Disney, conhecemos a personagem Mulan, que mostra ao mundo que não vai deixar o fato de ser uma mulher impedi-la de ajudar a sua família. Mesmo que tenha que se disfarçar de homem, a personagem se infiltra como tal no exército chinês. Com muita dedicação e treino, ela segue firme e forte para provar que pode ser vista como igual por todos, descobrindo ser uma grande líder e que não é preciso ser um homem para ter essas características.

Imagem: Divulgação

A animação Mulan pode ser assistida no streaming no Claro Video e Telecine. Um live-action estava previsto para estrear em março, mas foi adiado devido à pandemia da Covid-19.

3. Olivia Pope

Na série Scandal, Kerry Washington interpreta Olivia Pope, uma ex-diretora de comunicações da Casa Branca especializada em resolver crises e escândalos políticos que agora tem a sua própria empresa.

Além de consertar problemas causados pelas pessoas, Olivia ajuda elas a se reerguerem depois de passarem por situações de muita vulnerabilidade. A profissional tem o poder de fazer tudo isso e ainda ser reconhecida na área, trabalhando com os maiores escândalos da atualidade.

Imagem: Divulgação

Scandal pode ser assistido no GloboPlay e Netflix.

4. Ellen Ripley

No primeiro filme da saga Alien, a personagem Ellen Ripley, interpretada por Sigourney Weaver, mostra ser uma pessoa mais corajosa que muitos ao enfrentar um perigoso alienígena, sendo a única sobrevivente dentro de uma nave espacial.

Sozinha, sem a ajuda de ninguém, ela lutou para impedir que todos na Terra não passassem pelo que ela passou, em meio a todo o horror da hospedagem e nascimento dos perigosos aliens.

Imagem: Divulgação

O primeiro filme da saga Alien pode ser comprado ou alugado na Microsoft Store, Google Play ou iTunes.

5. Claire Underwood

Claire Underwood, interpretada por Robin Wright, é personagem da série House of Cards e uma das mais poderosas da ficção. Envolvida com política, ela nunca abaixou a cabeça para os problemas, por mais que em frente a todos parecesse que sim. Sempre muito confiante, tinha a certeza de que não queria ser reconhecida apenas pelo cargo importante do marido.

Em House of Cards, Claire mostra todo o seu poder na ONG Clean Water Initative, que faz tanto sucesso que chega a expandir sua atuação para outros países. Viver na sombra do marido? Isso nunca foi uma opção para a personagem.

Imagem: Divulgação

Você pode assistir a House of Cards na Netflix.

6. Lara Croft

Antes de ser conhecida no cinema, Lara Croft já era uma personagem poderosa nos videogames quando Tomb Raider foi lançado em 1996. Arqueóloga britânica, ela leva uma vida de aventuras em ruínas e tumbas perigosas ao redor do mundo, em busca de itens valiosos.

Mas a vida de Lara Croft não é nada fácil e mesmo com a perda do pai, ela nunca deixou de se aventurar. Inclusive, ela embarca em uma viagem a um destino desconhecido que pode trazer muitos perigos em seu trajeto. Só sendo muito determinada para cumprir a missão sem medo.

Imagem: Divulgação

O primeiro filme de Tomb Raider pode ser assistido no Amazon Prime Video.

7. Décima terceira Doutora

Jodie Whittaker assumiu o papel da primeira Doutora mulher de Doctor Who, assumindo uma grande responsabilidade e importância na série clássica. A nova Doutora é uma personagem extremamente criativa e inteligente, capaz de construir equipamentos de alta tecnologia usando apenas objetos encontrados na Terra.

Além disso, a nova encarnação do Doutor tem qualidades estratégicas que a ajuda a enfrentar seus inimigos com agilidade e, contrariando um pouco as encarnações anteriores, tem muito afeto pelas pessoas e cuidado com elas, fazendo questão que elas participem de suas aventuras. Uma viajante do tempo bastante dedicada.

Imagem: Divulgação

Você pode acompanhar as temporadas atuais de Doctor Who na Microsoft Store.

8. Katniss Everdeen

Diretamente da saga Jogos Vorazes, baseada em uma série de livros, conhecemos a personagem Katniss Everdeen, interpretada no cinema por Jennifer Lawrence. Além de ser uma pessoa bastante determinada e de não desistir fácil, ela mostra toda a sua coragem ao se voluntariar para enfrentar os temidos jogos no lugar de sua irmã mais nova, que havia sido selecionada mesmo sendo uma criança.

Nesses jogos, as pessoas precisam, basicamente, caçar umas às outras até que apenas uma sobreviva no final. Katniss usa todas as suas habilidades nessa jornada de sobrevivência, formando alianças e tentando sabotar essa cruel tradição.

Imagem: Divulgação

Você pode assistir ao primeiro episódio de Jogos Vorazes no Amazon Prime Video.

9. Annalise Keating

A penúltima personagem poderosa da ficção desta lista é Annalise Keating, papel interpretado por Viola Davis na série de drama How to Get Away With Murder. Davis interpreta uma advogada e professora de direito muito bem esclarecida em suas convicções, que mostra em sua personalidade e forma de trabalhar complexas, entre erros e acertos, que já apanhou muito da vida e que, mesmo assim, não se deixa abalar.

Apesar de parecer uma pessoa forte e intocável, conhecemos a personagem em seus momentos de fragilidade, como os de qualquer outro ser humano. Com uma carreira de sucesso abalada por segredos que vieram à tona, ela prova ser capaz de superar todos os obstáculos. Nada como se inspirar em uma mulher assim, não é mesmo?

Imagem: Divulgação

How to Get Away With Murder é uma série da Netflix.

10. Leia

Uma antiga conhecida do mundo do entretenimento, a Princesa Leia faz parte do universo de Star Wars e é um símbolo de resistência. Mesmo que a sua primeira aparição seja fazendo um pedido de ajuda, ela mostra que é capaz de trilhar seus próprios caminhos e batalhar sozinha a favor do que acredita.

Na época da estreia da personagem no cinema, a atriz Carrie Fisher era apenas uma adolescente, mas capaz de transparecer toda a sua força e determinação para quem estava do outro lado da tela.

A Princesa Leia ainda representa uma das primeiras personagens a serem admiradas na vida de muitas pessoas, entre homens e mulheres, que começaram a sua vida de consumidor de entretenimento com os filmes da saga Star Wars. Leia é símbolo de esperança e confiança e não poderia ficar de fora desta lista.

Imagem: Divulgação

Você pode conferir a ação de Leia em Star Wars - Uma Nova Esperança na Microsoft Store, iTunes e Google Play.

E para você, quem é a mulher mais poderosa na ficção e por que você acha isso? Conte-nos aqui nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.