Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As 15 mulheres mais poderosas da ficção

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Março de 2022 às 21h00

Link copiado!

Netflix/Paramount Pictures/Marvel
Netflix/Paramount Pictures/Marvel

Neste Dia Internacional da Mulher, vamos falar sobre elas no mundo da ficção. Pensando nisso, listamos algumas personagens femininas que têm um poder épico, ou seja, mulheres capazes de mudar tudo ao seu redor com um poder que é todinho delas.

Em filmes e séries, elas não são personagens que levam os estereótipos que a sociedade espera de uma mulher, mas sim características que as tornam pessoas fortes e determinadas, mostrando que não são só os homens que podem ter muita personalidade. Elas provam ainda que é possível ter vida pessoal, entre romances e família, conciliando com o profissional, seja em trabalhos tradicionais ou em grandes aventuras.

Pensando nessas protagonistas, o Canaltech fez esta lista com 15 mulheres mais poderosas da ficção.

Continua após a publicidade

15. Annalise Keating

Annalise Keating, papel interpretado por Viola Davis na série de drama How to Get Away With Murder, é uma advogada e professora de direito muito bem esclarecida em suas convicções, que mostra em sua personalidade e forma de trabalhar complexas, entre erros e acertos, que já apanhou muito da vida e que, mesmo assim, não se deixa abalar.

Apesar de parecer uma pessoa forte e intocável, conhecemos a personagem em seus momentos de fragilidade, como os de qualquer outro ser humano. Com uma carreira de sucesso abalada por segredos que vieram à tona, ela prova ser capaz de superar todos os obstáculos. Nada como se inspirar em uma mulher assim, não é mesmo?

Continua após a publicidade

How to Get Away With Murder tem suas seis temporadas disponíveis para streaming na Netflix.

14. Olivia Pope

Na série Scandal, Kerry Washington interpreta Olivia Pope, uma ex-diretora de comunicações da Casa Branca especializada em resolver crises e escândalos políticos e que, agora, tem a sua própria empresa.

Continua após a publicidade

Além de consertar problemas causados pelas pessoas, Olivia ajuda elas a se reerguerem depois de passarem por situações de muita vulnerabilidade. A profissional tem o poder de fazer tudo isso e ainda ser reconhecida na área, trabalhando com os maiores escândalos da atualidade.

Scandal pode ser assistida pelos assinantes do Star+.

13. Katniss Everdeen

Continua após a publicidade

Diretamente da saga Jogos Vorazes, baseada em uma série de livros, conhecemos a personagem Katniss Everdeen, interpretada no cinema por Jennifer Lawrence. Além de ser uma pessoa bastante determinada e de não desistir fácil, ela mostra toda a sua coragem ao se voluntariar para enfrentar os temidos jogos no lugar de sua irmã mais nova, que havia sido selecionada mesmo sendo uma criança.

Nesses jogos, as pessoas precisam, basicamente, caçar umas às outras até que apenas uma sobreviva no final. Katniss usa todas as suas habilidades nessa jornada de sobrevivência, formando alianças e tentando sabotar essa cruel tradição.

A saga Jogos Vorazes está disponível no catálogo da HBO Max e no Prime Video.

12. Lara Croft

Continua após a publicidade

Antes de ser conhecida no cinema, Lara Croft já era uma personagem poderosa nos videogames quando Tomb Raider foi lançado em 1996. Arqueóloga britânica, ela leva uma vida de aventuras em ruínas e tumbas perigosas ao redor do mundo, em busca de itens valiosos.

Mas a vida de Lara Croft não é nada fácil e mesmo com a perda do pai, ela nunca deixou de se aventurar. Inclusive, ela embarca em uma viagem a um destino desconhecido que pode trazer muitos perigos em seu trajeto. Só sendo muito determinada para cumprir a missão sem medo.

Lara Croft: Tomb Raider, primeiro filme baseado nos jogos da personagem, pode ser assistido no Globoplay e Telecine. Tomb Raider: A Origem, mais recente filme da franquia, também está no Globoplay e Telecine.

Continua após a publicidade

11. Mulan

Na clássica animação da Disney, conhecemos a personagem Mulan, que mostra ao mundo que não vai deixar o fato de ser uma mulher impedi-la de ajudar a sua família. Mesmo que tenha que se disfarçar de homem, a personagem se infiltra como tal no exército chinês.

Com muita dedicação e treino, ela segue firme e forte para provar que pode ser vista como igual por todos, descobrindo ser uma grande líder e que não é preciso ser um homem para ter essas características.

Continua após a publicidade

O live-action de Mulanpode ser assistido no Disney+, que também tem a animação de 1998 no seu catálogo.

10. 13ª Doutora

Jodie Whittaker assumiu o papel da primeira Doutora mulher de Doctor Who, assumindo uma grande responsabilidade e importância na série clássica. A nova Doutora é uma personagem extremamente criativa e inteligente, capaz de construir equipamentos de alta tecnologia usando apenas objetos encontrados na Terra.

Continua após a publicidade

Além disso, a nova encarnação do Doutor tem qualidades estratégicas que a ajuda a enfrentar seus inimigos com agilidade e, contrariando um pouco as encarnações anteriores, tem muito afeto pelas pessoas e cuidado com elas, fazendo questão que elas participem de suas aventuras. Uma viajante do tempo bastante dedicada.

Doctor Who está disponível no Globoplay.

9. Ellen Ripley

Continua após a publicidade

No primeiro filme da saga Alien, a personagem Ellen Ripley, interpretada por Sigourney Weaver, mostra ser uma pessoa mais corajosa que muitos ao enfrentar um perigoso alienígena, sendo a única sobrevivente dentro de uma nave espacial.

Sozinha, sem a ajuda de ninguém, ela lutou para impedir que todos na Terra não passassem pelo que ela passou, em meio a todo o horror da hospedagem e nascimento dos perigosos aliens.

Alien - O 8º Passageiro (1979) está no catálogo do Star+.

8. Nakia

Continua após a publicidade

Pantera Negra chegou para mostrar que Wakanda é uma potência em sie que lá, não existe esse negócio de sexo frágil. O filme tem Danai Gurira como Okoye, Letitia Wright como Shuri e Angela Bassett como Ramonda, mas selecionamos a espiã Nakia, interpretada por Lupita Nyong'o, para a nossa lista.

Nakia se destaca por ser fisicamente poderosa, trainada como uma guerreira, mas que vive uma vida mais autônoma que as demais personagens por ser uma espiã internacional, o que permite à personagem explorar muito mais o seu poder.

Pantera Negra pode ser assistido pelos assinantes do Disney+.

7. Major Motoko Kusanagi

Com um cérebro neuro-cibernético, a Major Motoko Kusanagi de Ghost in the Shell não poderia ficar de fora. Uma das personagens mais poderosas dos animes, a Major tem poder físico, intelectual e tecnológico o suficiente para ser uma super-arma.

Não bastasse isso tudo, a Major ainda tem pensamentos filosóficos tão profundos que são capazes de colocar sua própria essência em xeque. Não basta chutar bundas, ainda é preciso o poder de conhecer a si mesma.

Ghost in the Shell ou O Fantasma do Futuro tem sua versão animada, de 1995, disponível no catálogo da Netflix, do Amazon Prime Video e do Telecine. Já o live-action A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell, de 2017, que traz Scarlett Johansson no papel da Major, está na Netflix, Prime Video, Telecine e HBO Max.

6. Buffy Summers

O sucesso estrondoso de Buffy, a Caça-Vampiros deixou a personagem título para sempre no imaginário pop. Como o próprio nome já diz, Buffy é uma caçadora de vampiros, o que já é muito badass por si só. Fazer isso ao longo de 7 temporadas, no entanto, não é para qualquer uma.

Na série, a personagem é interpreta por Sarah Michelle Gellar e seu poder não está apenas dentro das telas. Buffy ficou conhecida por ser uma série nerd com uma protagonista feminina que não foi concebida unicamente para o público masculino, o que deu coragem para muitas pessoas se assumirem como nerds em uma época que isso era muito mais "coisa de menino".

Buffy, a Caça-Vampiros está no catálogo do Star+.

5. Claire Underwood

Claire Underwood, interpretada por Robin Wright, é personagem da série House of Cards e uma das mais poderosas da ficção. Envolvida com política, ela nunca abaixou a cabeça para os problemas, por mais que em frente a todos parecesse que sim. Sempre muito confiante, tinha a certeza de que não queria ser reconhecida apenas pelo cargo importante do marido.

Em House of Cards, Claire mostra todo o seu poder na ONG Clean Water Initative, que faz tanto sucesso que chega a expandir sua atuação para outros países. Viver na sombra do marido? Isso nunca foi uma opção para a personagem.

House of Cards está no catálogo da Netflix.

4. Daenerys "Khaleesi" Targaryen

Não poderia faltar nesta lista uma personagem de Game of Thrones, série de sucesso mundial que chegou ao fim em 2019. Daenerys Targaryen, também conhecida pelo título "Khaleesi", passou por várias situações de abuso e exploração, mas conseguiu se reerguer e tomar conta de sua vida. Ressurgindo das cinzas como mãe de dragões, ela se tornou uma pessoa destemida, guerreira e ciente do que quer, que não deixa nada nem ninguém impedir os seus planos de dominação, sempre rumo ao trono.

As oito temporadas de Game of Thrones podem ser assistidas na HBO Max.

3. Leia Organa

Uma antiga conhecida do mundo do entretenimento, a Princesa Leia faz parte do universo de Star Wars e é um símbolo de resistência. Mesmo que a sua primeira aparição seja fazendo um pedido de ajuda, ela mostra que é capaz de trilhar seus próprios caminhos e batalhar sozinha a favor do que acredita.

Na época da estreia da personagem no cinema, a atriz Carrie Fisher era apenas uma adolescente, mas capaz de transparecer toda a sua força e determinação para quem estava do outro lado da tela.

A Princesa Leia ainda representa uma das primeiras personagens a serem admiradas na vida de muitas pessoas, entre homens e mulheres, que começaram a sua vida de consumidor de entretenimento com os filmes da saga Star Wars. Leia é símbolo de esperança e confiança e não poderia ficar de fora desta lista.

Fisher fez sua estreia como Leia em 1978, The Star Wars Holiday Special, mas só foi vista nos filmes pela primeira vez em 1980, quando sua personagem apareceu em Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca. Todos os Star Wars podem ser assistidos no Disney+.

2. Andrómaca de Cítia (Andy)

Mais conhecida como Andy, Andrómaca de Cítia é a personagem principal dos quadrinhos The Old Guard, escritos por Greg Rucka e ilustrados por Leandro Fernandez. Recentemente, a história foi adaptada e ganhou um filme repleto de girl power.

Andy, que já é poderosíssima com sua imortalidade e conhecimento de todas as artes marciais, ficou ainda mais imponente ao ser interpretada por Charlize Theron, uma atriz muito badass.

The Old Guard pode ser assistido pelos streamers da Netflix.

1. Sarah Connor

Ela nem queria. Foi pega de surpresa, lá em 1984, quando o Exterminador do Futuro apareceu para dificultar a vida dela. Interpretada desde o primeiro filme por Linda Hamilton, essa personagem é poderosíssima porque há décadas ela vem nos salvando de um futuro distópico. Sem medo de nada, Connor é um dos maiores ícones da ação no panteão dos brutamontes.

O Exterminador do Futuro pode ser assistido no Prime Video e Telecine, enquanto o clássico absoluto O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final está no catálogo da Netflix. O mais recente filme da franquia, O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, está no Star+.

E para você, quem é a mulher mais poderosa na ficção e por que você acha isso? Conte-nos aqui nas redes sociais!

*Em colaboração com Natalie Rosa