Publicidade

15 melhores filmes de ação para assistir online

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Julho de 2021 às 18h05

Link copiado!

Montagem: Laísa Trojaike/Canaltech
Montagem: Laísa Trojaike/Canaltech

No gênero ação, são justamente as ações dos personagens que constituem o esqueleto do filme, e elas podem ser tão ou mais importantes que o diálogo e compõem a narrativa do filme. Em termos de trajetória do protagonista, os filmes de ação tendem a ser bastante óbvios, de modo que é a criação de personagens marcantes, cenas de ação memoráveis e convincentes que fazem a diferença. Ao longo dos anos 1980 e 1990, grandes franquias de ação e seus protagonistas criaram uma espécie de ápice de sucesso, mas também enrijeceram o gênero, que permaneceu bastante enfadonho e até meio esquecido por algum tempo. Tudo isso, no entanto, não foi abandonado: o absurdo tem sido elevado a níveis estratosféricos nos melhores filmes de ação contemporâneos e essa lista traz um pouco do melhor que você pode encontrar para assistir online.

A nossa lista de melhores filmes de ação para assistir online com certeza deixa de fora excelentes títulos, já que optamos por não listar clássicos e filmes de super-heróis mais óbvios ou franquias como John Wick, Bourne, 007, Mercenários, Velozes e Furiosos, Missão Impossível e outros que são obrigatórios para os fãs do gênero. Os filmes selecionados para esta lista trazem como proposta o entretenimento e, embora os melhores filmes geralmente tragam reflexões nas entrelinhas, tudo o que queremos às vezes é desligar alguns neurônios, comer alguma coisa e assistir algo que nos divirta.

Portanto, a seleção abaixo traz filmes que são opções para você relaxar, deixar-se levar e se empolgar com os heróis. Além disso, muitos dos filmes abaixo lidam com o humor do absurdo e do impossível que tem origem justamente no exagero das fórmulas instituídas pelos maiores clássicos de ação. Seu filme favorito não apareceu na lista? Deixe a sua indicação nos comentários e, assim, criamos uma lista ainda maior e mais diversificada.

Continua após a publicidade

15. Hardcore: Missão Extrema

Todo filmado em primeira pessoa, Hardcore pode ser uma péssima experiência para quem tem cinetose, mas traz ação pura através de uma narrativa que está o tempo todo sendo contada através da percepção do protagonista, aproximando-se bastante da estética de alguns games e mostrando como seria se um filme fosse todo gravado dessa forma. Na direção, Ilya Naishuller, que recentemente lançou Anônimo, estrelado por Bob Odenkirk (Better Call Saul).

Continua após a publicidade

Mas por que em primeira pessoa? A trama começa com uma história de amor em que a companheira de Henry, o protagonista, o reconstrói como um ciborgue. Quando sua tecnologia é descoberta, organizações farão de tudo para caçá-lo e, daí pra frente, a ação fica bem intensa em alguns momentos, como podemos ver nas amostras dadas pelo trailer.

Hardcore: Missão Extrema pode ser assistido na HBO Max e no Oi Play, podendo ainda ser comprado ou alugado na Play Store.

14. Blade: O Caçador de Vampiros

Continua após a publicidade

Muito antes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) surgir, alguns estúdios e diretores arriscavam adaptações como Blade: O Caçador de Vampiros, que foi um tremendo sucesso no final dos anos 1990 e início dos 2000. O primeiro filme foi dirigido por Stephen Norrington (que depois também faria A Liga Extraordinária) e escrito por David S. Goyer (Trilogia Cavaleiro das Trevas), além de trazer o ícone Wesley Snipes no papel-título, o que deu muito certo na época.

Um novo Blade, estrelado por Mahershala Ali (House of Cards) está a caminho, mas vale lembrar que a antiga franquia continua em alta estima entre os fãs e pode ser homenageada no próximo filme Marvel, o que significa que vale muito a pena conferir. E a sinopse do filme que estreia o personagem nas telonas é simples: um meio-vampiro, meio-mortal se torna protetor dos mortais e, claro, precisa acabar com alguns chupadores de sangue para isso.

Blade: O Caçador de Vampiros pode ser assistido na HBO Max e está disponível para aluguel ou compra no iTunes e na Microsoft Store. Para quem quer ver tudo, também é possível encontrar a sequência Blade II: O Caçador de Vampiros, dirigida por Guillermo del Toro (Hellboy), para aluguel ou compra no iTunes e na Microsoft Store; enquanto o criticadíssimo Blade: Trinity (dirigido por David S. Goyer) ainda não está em catálogos de streaming e/ou VOD.

13. Machete

Continua após a publicidade

Machete é praticamente um trash de ação. Danny Trejo não é conhecido por ser um excelente ator, mas por incorporar personagens carrancudos, o que não surgiu de graça. Antes de se tornar ator, Trejo esteve preso (tendo vencido diversos campeonatos de boxe nesse período) e foi durante seu processo de reabilitação para largar o vício por cocaína que ele ganhou seu primeiro papel e deixou a vida de crimes para trás. O conhecimento de causa dá ainda mais veracidade aos personagens de Trejo, mas o fato de hoje ser um carrancudo bonzinho o coloca na posição perfeita para interpretar personagens cômicos, como o pai de Rosa Diaz na série Brooklyn 99.

Ele interpretou Machete pela primeira vez no projeto Grindhouse de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez, uma homenagem aos filmes setentistas do gênero exploitation. Traduzindo: grindhouse eram salas de cinemas menores, comuns nos anos 1970, que não exibiam os filmes mais famosos do momento, optando geralmente pelo lançamento de títulos menores, de baixo orçamento e bastante apelativos. Machete era um dos trailers falsos que aparecem na exibição conjunta de Planeta Terror e À Prova de Morte.

Machete segue a mesma lógica dos exploitations, mas com a pegada do Robert Rodriguez, ou seja, um trash consciente, com o que há de pior no gênero potencializado até o ponto de ser cômico. Machete é grosseiro e violento, mas também é um brutamontes galã improvável. O sucesso do filme foi tamanho que a sequência, Machete Mata, ganhou um elenco ainda mais repleto de figuras de peso além da participação de Lady Gaga. Agora, os fãs aguardam Machete Kills in Space.

Continua após a publicidade

Enquanto o terceiro filme não é lançado, Machete pode ser comprado ou alugado na Play Store, na Microsoft Store e no iTunes, além de estar disponível para aluguel no Claro Video.

12. RED: Aposentados e Perigosos

RED: Aposentados e Perigosos chegou meio discreto, fez um sucesso considerável e conseguiu se firmar como um dos títulos mais memoráveis de ação dos últimos tempos. Como indica o título, as estrelas dessa ação não são os rostos mais novos do gênero: o elenco central conta com a presença de Bruce Willis (Duro de Matar), Helen Mirren (A Rainha), John Malkovich (Ligações Perigosas) e Morgan Freeman (Lucy). Mas não se deixe enganar, porque aposentado não é sinônimo de problemas geriátricos.

Continua após a publicidade

O filme empolga justamente por trazer um pouco de comédia sobre a idade dos personagens misturada com ação de qualidade. O sucesso de RED foi grande e o diretor Robert Schwentke acabou dirigindo o não tão adorado R.I.P.D. - Agentes do Além, que estreou no mesmo ano da sequência RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos.

RED: Aposentados e Perigosos pode ser assistido através do catálogo da Netflix, do Amazon Prime Video, da HBO Max, do NOW e do Starz, além de estar disponível para aluguel ou compra no iTunes, no Looke e na Play Store.

11. LEGO Batman: O Filme

Continua após a publicidade

Apesar de ter deixado os filmes de super-heróis de fora, LEGO Batman: O Filme ganha espaço nesta lista como um filme de ação que pode ser visto por pessoas de todas as idades. A animação tem sequências de ação incríveis e, ao reunir os vilões mais absurdos do Homem-Morcego, oferece uma ridicularização da violência que culmina em um discurso sobre união e uma excelente diversão em família.

Apesar de ser baseado no personagem da DC e ser repleto de referências, o não conhecimento desse universo não atrapalha a experiência: a essência de LEGO Batman: O Filme é a relação entre os personagens, o que envolve conceitos de maldade e valorização da família (apresentando um conceito que é simplesmente lindo). Somado ao conteúdo, todas as qualidades dos filmes LEGO aparecem aqui: a animação é sensacional, a concepção de movimento dos personagens a partir do brinquedo é cômico por si mesmo e o espetáculo visual, supercolorido, é garantido.

LEGO Batman: O Filme pode ser assistido na HBO Max e no NOW, além de estar disponível para compra e aluguel na Play Store, na Microsoft Store e no iTunes. No Looke, o título pode ser apenas alugado.

10. A Guerra do Amanhã

Continua após a publicidade

Imagine que está tudo em paz e, de repente, um grupo de pessoas aparece para nos levar para o futuro, onde já estamos mortos e lutaremos contra alienígenas que estão prestes a dizimar a Terra. É isso mesmo: A Guerra do Amanhã é uma mistura de ação e ficção científica, com muita ação militar, viagem no tempo e um bocado de ET assustador pelo caminho.

Com esse título na lista, o diretor Chris McKay de (Lego Batman) faz uma dobradinha e demonstra sua capacidade de atrair muitos espectadores, sobretudo porque o filme estrelado por Chris Pratt (Jurassic World) mal chegou e já teve sua sequência confirmada.

A Guerra do Amanhã pode ser assistido com exclusividade no Amazon Prime Video, que adquiriu o título depois que a estreia nos cinemas se tornou inviável para o filme em consequência da pandemia.

Continua após a publicidade

9. Arranha-Céu: Coragem sem Limite

Um ex-militar, que perdeu uma perna de forma traumática, precisa salvar sua família que ficou presa em um incêndio criminoso no maior arranha-céu do mundo. Estrelando: Dwayne “The Rock” Johnson. The Rock, assim como Trejo, é conhecido por ser um brutamontes bonzinho, mas, ao contrário do seu colega carrancudo, ele parece incapaz de interpretar um cara mau.

Continua após a publicidade

Arranha-Céu: Coragem sem Limite leva ao extremo questões de superação pessoal, em termos de inteligência e músculos. Não que o filme em si seja inteligente, mas porque o personagem é imbatível, um verdadeiro herói de filmes de ação "mentirosos" (para usar uma expressão digna de um tio do pavê). Sabemos quem irá vencer no final, a questão é como. Embora não seja tratado como uma comédia, o exagero do impossível chega a ser cômico, o que não é novidade se levarmos em conta que o diretor Rawson Marshall Thurber esteve a frente de filmes como Família do Bagulho e Um Espião e Meio.

Arranha-Céu: Coragem sem Limite pode ser comprado ou alugado na Play Store e no iTunes, além de estar disponível apenas para aluguel no Claro Video.

8. Atômica

Ainda não temos uma grande franquia de ação estrelada por mulheres, mas isso não significa que elas não façam excelentes filmes do gênero. Fora dos filmes de super-heróis, temos grandes exemplos de mulheres badass (e não somente nos últimos anos), mas a escolha para a lista é Atômica e não é só pela protagonista: Atômica tem um plano-sequência de luta que é de tirar o fôlego e faz todo o filme valer a pena.

Charlize Theron incorpora uma espiã do MI6 que é tão invencível quanto qualquer outro grande herói de ação. David Leitch, que codirigiu John Wick: De Volta ao Jogo e esteve a frente de Deadpool 2 e Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw, aproveita o talento de Theron para criar um verdadeiro espetáculo visual ao adaptar a graphic novel Atômica: A Cidade Mais Fria.

Atômica está disponível para aluguel e compra na Play Store e no iTunes, além de poder ser alugado no Claro Video.

7. Resgate

Essa indicação é para quem gosta de uma ação intensa, mas mais séria, quase possível. Cenas de luta incrivelmente coreografadas, uma situação complicada o suficiente para transformar uma missão de resgate em um verdadeiro inferno e um plano-sequência enorme, ousado e de deixar qualquer um pasmo com a qualidade técnica da empreitada.

A equipe por trás de Resgate explica muito da qualidade do filme. Além de Chris Hemsworth como protagonista, o filme tem roteiro de Joe Russo, de Vingadores: Ultimato e outros do Universo Cinematográfico Marvel, e direção do estreante em longas Sam Hargrave. Mas não se deixe enganar: Hargrave, apesar de inexperiente como diretor de grandes produções, faz um excelente trabalho e traz para o filme todo seu conhecimento como dublê e coreógrafo de lutas de inúmeros filmes de super-heróis e outros filmes de ação.

Original Netflix, Resgate está disponível apenas para os assinantes da plataforma.

6. Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw

No início do texto eu disse que excluiria franquias como Velozes e Furiosos, porque já são títulos obrigatórios do gênero. O spin-off Hobbs & Shaw, no entanto, nasce de uma treta que já foi confirmada e negada, mas que envolve uma suposta rivalidade antiga entre Dwayne Johnson e Vin Diesel, que chegou ao ponto de envolver discussões sobre o machismo da franquia e declarações de The Rock que demonstravam descontentamento com a equipe, acusando alguns colegas de elenco de falta de profissionalismo.

Apesar de ter Velozes & Furiosos no título, Hobbs & Shaw se afasta um pouco da essência da franquia e traz um conceito de família muito mais The Rock e muito menos Vin Diesel. Além das sequências absurdas de ação que empolgam o espectador por serem impossíveis, o filme ainda tem um resgate do sangue samoano de Dwayne Johnson que dá ao desfecho um tempero diferente. Além disso, a direção de David Leitch é incrível ao demonstrar o quão parecidos são Hobbs e Shaw, apesar de aparentemente opostos. Nesse sentido, um dos momentos mais memoráveis do filme é a sequência de apresentação de ambos os personagens. Somados à dupla, Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw tem ainda a personagem poderosíssima de Vanessa Kirby e um vilão interpretado por ninguém menos que Idris Elba.

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw está no catálogo do Amazon Prime Video e do NOW, podendo também ser comprado na Play Store e no iTunes.

5. Em Ritmo de Fuga

Depois de ganhar fãs com Todo Mundo Quase Morto, Chumbo Grosso e Scott Pilgrim Contra o Mundo, o diretor Edgar Wright finalmente recebeu o reconhecimento que merecia com Em Ritmo de Fuga, que, até então, é o melhor filme da sua carreira.

Em Ritmo de Fuga também é um dos filmes mais sóbrios da lista, mas somente em termos de roteiro: Baby, o protagonista, se vê preso a esquemas de roubo nos quais sempre atua como piloto de fuga. Um toque de romance ajuda a criarmos apego por ele, que é claramente um sujeito bom que não consegue se livrar dos criminosos. As cenas de ação de Em Ritmo de Fuga não são exatamente incríveis em si, mas pelo modo como são montadas: no ritmo da música que Baby está escutando. Todo o filme, na verdade, mesmo as cenas mais tranquilas, tem as ações encaixadas nos beats, o que justifica o título em português do filme. A experiência é única e muito original, com personagens marcantes e um elenco de peso.

Dica: nos créditos iniciais do filme, quando Baby caminha pela rua rumo à cafeteria, preste muita atenção aos elementos de cena, como cartazes e grafites, que mostram trechos da letra da música ao longo do caminho.

Em Ritmo de Fuga pode ser assistido pelos streamers da Netflix, do Claro Video, do Paramount +, do Globoplay, do NOW, do Starz e do Oi Play, além de estar disponível para aluguel ou compra na Play Store, na Microsoft Store e no iTunes.

4. Godzilla vs. Kong

O MonsterVerse cresceu bastante nos últimos anos e as histórias do Godzilla e do Kong tiveram suas linhas do tempo cruzadas no último filme da primeira fase, que coloca os gigantões para brigar ao longo de quase todo o filme, garantindo pancadaria tiânica de qualidade para os espectadores. Embora não tenha a grandiosidade dos eventos de Godzilla II: Rei dos Monstros, as cenas de ação deste compensam por mostrar muito mais a personalidade dos titãs.

Para a surpresa de alguns e alegria dos fãs do gênero japonês mecha, a franquia dá um salto neste filme e traz o Godzilla-robô conhecido como Mechagodzilla, que, dessa vez, pelo menos não é alienígena como no filme de 1974, onde apareceu pela primeira vez. E não esqueça que o MonsterVerse não é composto apenas de filmes, fazendo com que alguns detalhes da trama possam ser encontrados em quadrinhos, livros e outras mídias.

Godzilla vs. Kong está no catálogo da HBO Max e pode ser comparado no iTunes, na Microsoft Store e na Play Store (onde também pode ser alugado).

3. Círculo de Fogo

Uma das marcas dos filmes de Guillermo del Toro é a utilização de efeitos práticos, ou seja, sempre que possível ele prioriza maquiagem, trajes e elementos de cena reais, completando com computação gráfica somente o que é necessário. O resultado disso é um filme de ficção científica bastante crível e lindo.

Para fãs de cultura japonesa, que conhecem animes como Evangelion e têm apreço por criaturas gigantes, como Godzilla, e mechas (robôs gigantes), Círculo de Fogo é uma tremenda homenagem. Mas se você não tem esse background, não se preocupe, a experiência não será afetada. Círculo de Fogo traz o melhor de uma ação futurista e apocalíptica, com batalhas épicas entre robôs gigantes e monstros que são o que há de melhor nesse subgênero de criaturas gigantes que querem destruir a humanidade.

Círculo de Fogo pode ser alugado no Looke, comprado ou alugado na Microsoft Store e no iTunes, além de estar disponível para streming na HBO Max e do NOW.

2. Akira

Akira é um dos maiores clássicos da animação japonesa, aparecendo em diversas listas dos melhores filmes de todos os tempos. Ao contrário dos filmes LEGO, essa não é uma animação para assistir com as crianças, isso porque a ação do filme é realmente violenta e assustadora.

Além dos elementos de violência física, com direito a sequências envolvendo gangues de motociclistas, Akira é um filme insano, que traz o espectador para dentro da perturbação mental dos personagens em sequências que são obras de arte do bizarro. O filme é um clássico obrigatório do cinema, mas raramente reivindicado quando o assunto é o gênero ação. A presença de Akira nesta lista, além de defender o filme como um dos maiores títulos de ação, tem a intenção de sugerir algo um pouco fora dos padrões e que pode oferecer uma experiência diferenciada para quem quiser algo mais distante dos blockbusters hollywoodianos.

Enquanto aguardamos que a versão live-action seja tão boa quanto o original, podemos assistir Akira na Netflix, no Telecine e no Oi Play. O título ainda está disponível para aluguel ou compra na Play Store ou pode ser comprado no iTunes.

1. Mad Max: Estrada da Fúria

O primeiro lugar da lista é um filme que se pensava impossível de ser feito: uma versão contemporânea do clássico Mad Max. Dirigido e coescrito por George Miller, criador da trilogia original, Estrada da Fúria é quase uma única sequência de ação de duas horas, uma perseguição enorme, porém absolutamente espetacular.

Cores, atuações, personagens, figurino, carros, enfim, toda a concepção do filme é uma obra-prima da ação e a sensação que tive ao sair da sessão, a empolgação causada pelo filme, é uma das minhas memórias mais queridas e mais fortes dos efeitos que um filme pode ter sobre um espectador. Se você já assistiu ao filme, ainda existe a possibilidade de ter uma experiência completamente nova com ele: Miller não queria um filme em cores e, por isso, Estrada da Fúria tem uma versão cromada (abaixo), que é um jeito muito Mad Max de nomear a versão em preto e branco da história e a indicação de que esse preto e branco não é apenas a remoção da saturação das cores, mas um trabalho incrível de contrastes.

Mad Max: Estrada da Fúria pode ser assistido na Netflix, no NOW e na HBO Max, está disponível para aluguel no Looke e, para ser comprado ou alugado, ainda está nos catálogos na Play Store, Microsoft Store e iTunes.