Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 filmes clássicos de ação para assistir online

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Junho de 2020 às 12h00

Link copiado!

Warner Bros. Entertainment
Warner Bros. Entertainment

Filmes clássicos, além de geralmente saberem exatamente onde estão pisando, são reforçados pelo tempo. Um filme contemporâneo pode apenas receber a previsão de que se tornará clássico, mas nunca ser incluído nesse grupo em definitivo.

Os chamados “clássicos instantâneos” podem merecer, sim, essa inclusão e, em se falando de ação, John Wick: De Volta ao Jogo e Mad Max: Estrada da Fúria não perdem nada em relação a outros clássicos definitivos. Por outro lado, a ideia desta lista é buscar os filmes de ação já imortalizados pelo tempo, realizados antes da década de 1990 (ou quase isso), do princípio do cinema ao boom da ação hollywoodiana nos anos 1980.

Ainda, a busca foi por filmes de ação totalmente enraizados no gênero. Dito isso, O Exterminador do Futuro – só para citar um exemplo – poderia estar na lista se não fosse mais aclamado enquanto ficção científica. O resultado desta lista é a ação pela ação, obras que abraçaram o gênero com todas as suas forças… e estão disponíveis em alguma plataforma de streaming.

Continua após a publicidade

Lembrando que nenhuma lista é taxativa. Não existe verdade absoluta quando se trata de cinema. Listas fazem o papel de indicação e não devem ser levadas como algo exato.

Segue a lista de 10 filmes clássicos de ação para você assistir online.

10. 007 Contra Goldfinger

Continua após a publicidade

Foram necessários somente três filmes para que a franquia 007 oferecesse ao mundo o seu primeiro clássico. 007 Contra Goldfinger ligou, para sempre, Sean Connery a James Bond, trazendo o resultado mais certeiro do equilíbrio que é ser bon vivant e perigoso ao mesmo tempo. Quase tudo o que se define como um filme da franquia 007 é diretamente deste filme, inclusive os fins inesperados de alguns personagens.

Para os filmes que vieram na sequência, deve ter sido terrivelmente complicado repetir o feito alcançado aqui. Uma obra-prima da ação que permanece viva mesmo depois de 5 décadas. Dos vilões memoráveis ao Bond definitivo (ou quase isso), 007 Contra Goldfinger é, provavelmente, o que de melhor o personagem de Ian Fleming recebeu ou, talvez, uma das melhores produções de ação de todos os tempos.

007 Contra Goldfinger está disponível no streaming do Telecine.

Continua após a publicidade

9. Caçadores de Emoção

Quebrando a barreira dos anos 1980, Caçadores de Emoção é o mais recente da lista e uma das produções do gênero mais bem dirigida de todos os tempos. Kathryn Bigelow conduz o filme com uma força inabalável e constrói momentos de tensão que fariam muitos filmes de suspense passarem vergonha.

Continua após a publicidade

O filme, que é estrelado por Patrick Swayze e Keanu Reeves, acompanha um jovem agente do FBI (Reeves) que se disfarça para capturar uma gangue de surfistas que pode estar no comando de assaltos a banco.

Caçadores de Emoção está disponível na Netflix.

8. Bullitt

Continua após a publicidade

Com o astro Steve McQueen no comando, Bullitt acompanha um policial que vai à caça do chefão do submundo que assassinou colegas e uma testemunha que estava sob proteção. McQueen, que estava em plena forma – talvez em seu melhor momento – é absoluto aqui: passa confiança, apesar dos seus temores, e força, por mais que tenha suas fraquezas.

Dirigido por Peter Yates, que havia passado pelo também clássico Os 26 do Expresso Postal (de 1967), Bullitt é praticamente um filme originário, que viria a influenciar muito da ação hollywoodiana anos à frente, como Duro de Matar.

Bullitt está disponível no Looke e no NetMovies.

7. A Fúria do Dragão

Continua após a publicidade

Filmes de vingança são praticamente um subgênero da ação. Entre tantos exemplares, A Fúria do Dragão é um dos melhores e traz Bruce Lee dando uma aula e formando o cinema de ação na década de 1970.

Dirigido pelo prolífico Wei Lo – que tem nada menos que 62 longas-metragens em uma carreira que durou apenas 26 anos –, o filme traz um jovem (interpretado por Lee) que procura vingança pela morte de seu mestre

A Fúria do Dragão está disponível no Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

6. O Grande Dragão Branco

Brega, mas cheio de estilo, O Grande Dragão Branco acompanha Frank Dux (Jean-Claude Van Damme), um artista marcial estadunidense que atua nas forças armadas e decide deixar o exército para competir em um torneio de artes marciais em Hong Kong, onde lutas até a morte podem ocorrer.

O filme, que foi e continua sendo pisoteado por parte da crítica, de algum modo resiste ao tempo e continua sendo um dos trabalhos mais lembrados da carreira de Van Damme e do cinema de ação dos anos 1980. Além disso, foi uma das inspirações para o gameMortal Kombat, sendo os golpes do personagem Johnny Cage inspirados diretamente nos de Dux.

Continua após a publicidade

O Grande Dragão Branco está disponível no streaming do Telecine.

5. Mad Max

Revivido com uma personalidade gigante em 2015, o filme que deu origem ao icônico personagem acompanha um policial australiano vingativo (interpretado por Mel Gibson) que decide interromper as ações de uma violenta quadrilha de motociclistas.

Continua após a publicidade

A distopia criada pela direção de George Miller acabaria por eternizar Mad Max e ceder duas sequências, além de retornar 30 anos depois com nova roupagem e força suficiente para levar um filme, estritamente de ação, a ser um dos favoritos do ano de crítica e público.

Mad Max está disponível no Globoplay.

4. Perseguidor Implacável

Continua após a publicidade

Trazendo um personagem de ação tão icônico quanto Mad Max, Perseguidor Implacável dá vida a Dirty Harry (Clint Easttwood), um inspetor da polícia que é designado para rastrear e descobrir um psicopata enlouquecido que ameaça a cidade. O filme traz todo o carisma badass de Eastwood e cede mais e mais elementos ao cinema policial dos anos que viriam.

Perseguidor Implacável está disponível no Globoplay.

3. Rambo – Programado para Matar

Em uma visão pessoal, Rambo – Programado para Matar é um dos filmes mais subestimados do cinema estadunidense. Talvez por ser de ação, gênero tido como menor para muitos; talvez por ser de uma década na qual a ação brucutu brotava de qualquer jeito… a questão é que o roteiro adaptado (baseado em um romance de David Morrell) traz tantos elementos de diálogo e de situações que a direção do eclético Ted Kotcheff (que dirigiria Um Morto Muito Louco alguns anos depois, em 1989) parece apenas conduzir o texto.

Por outro lado, essa condução aparentemente tranquila de Kotcheff é fundamental para que a história do filme ganhe corpo por si só, além de trazer algumas cenas das mais icônicas do gênero e referenciadas muitas e muitas vezes durantes os anos seguintes.

Rambo – Programado para Matar está disponível no streaming do Telecine.

2. Os Selvagens da Noite

Em um futuro próximo, um líder carismático convoca as gangues de rua da cidade de Nova York em uma tentativa de assumir a cidade. Quando ele é morto, alguns guerreiros são falsamente culpados e devem lutar para voltar para casa, enquanto todas as outras gangues os estão caçando.

Os Selvagens da Noite está, provavelmente, em nove de cada 10 listas de melhores filmes de ação de todos os tempos. Walter Hill, parceiro de Ridley Scott como produtor de todos os filmes da franquia Alien, dirige com uma consciência estética absurda, sem arrodeios e direto justamente na ação.

Os Selvagens da Noite está disponível no Amazon Prime Video.

1. Stallone: Cobra

É verdade que o filme protagonizado por Sylvester Stallone não é um primor. Por outro lado, é uma das sínteses dos brucutus da década de 1980, trazendo a história de um policial resistente ao crime que deve proteger uma testemunha sobrevivente de um culto assassino.

O diretor George P. Cosmatos, que havia dirigido Rambo II: A Missão (de 1985), constrói, em cima da história que poderia ser real, um grau anormal de elementos nonsense, da idealização das atuações exageradas à fotografia estilizada. Ainda, é de Stallone: Cobra uma das dublagens brasileiras mais icônicas da história e que, claro, acabou se tornando um meme.

Stallone: Cobra está disponível na Netflix.

Ficam, então, as indicações e o espaço dos comentários para acréscimos e tudo o que desejarem. Sem dúvida, como sempre finalizar uma lista, tenho certeza que vocês conseguirão complementar e enriquecer tudo o que está aí.

Bons e ruins filmes para nós!