Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BAFTA 2021 | Onde assistir aos filmes vencedores?

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Abril de 2021 às 20h20

Link copiado!

BAFTA 2021 | Onde assistir aos filmes vencedores?
BAFTA 2021 | Onde assistir aos filmes vencedores?

O British Academy Film Awards 2021 (BAFTA) aconteceu no último domingo (11) um dos termômetros do Oscar, a maior da indústria cinematográfica. Popularmente chamado de "Oscar britânico" e organizado pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, a cerimônia visa reconhecer as produções de cinema britânicas, além de introduzir novos títulos que usualmente são ignorados pelo Oscar na premiação. Em 2021, o evento ocorreu de forma híbrida por conta da pandemia de COVID-19, com os anfitriões apresentando diretamente do Royal Albert Hall, em Londres, enquanto os indicados aceitavam as estatuetas remotamente de suas casas.

Os filmes Meu Pai e Bela Vingança fizeram história no BAFTA 2021, sendo reconhecidos nas categorias de roteiro além de surpreenderem vencendo as categorias de Melhor Ator e Melhor Filme Britânico, respectivamente. Já Nomadland, de Chloé Zhao, foi o grande vencedor da noite, levando quatro estatuetas para casa: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Atriz para Frances McDormand; fortalecendo cada vez mais o favoritismo para o dia 25 de abril.

Como ainda faltam duas semanas para Oscar, há tempo de se preparar para a premiação e ao mesmo tempo maratonar os títulos vencedores do evento britânico. Pensando nisso, o Canaltech listou todos os vencedores da noite e onde você poderá encontrá-los para assistir. Confira:

Continua após a publicidade

Nomadland

O grande destaque da noite foi Nomadland, que levou para casa quatro estatuetas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Atriz para Frances McDormand, esta última sendo uma surpresa na premiação e superando Bukky Bakray, Radha Blank, Vanessa Kirby, Wunmi Mosako e Alfree Woodard. O longa é de cunho político, com uma história que aborda diversos interesses e questões de uma sociedade pós-moderna e se torna cada vez mais favorito para levar o Oscar.

Continua após a publicidade

Nomadland ainda não estreou no Brasil.

Bela Vingança

Continua após a publicidade

Bela Vingança foi um dos destaques do BAFTA 2021, sendo reconhecido na categoria de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Britânico. Embora tenha sido derrotado em Melhor Atriz, a categoria de atuação feminina no Oscar ainda está em aberto, uma vez que Carey Mulligan foi premiada no Critics' Choice apenas. Bela Vingança acompanha Cassie, uma mulher perversamente inteligente, tentadoramente astuta e que ainda vive uma vida dupla secreta à noite. Porém, um encontro inesperado está prestes a dar a ela chances de corrigir alguns erros de seu passado.

Bela Vingança deve chegar aos cinemas brasileiros em abril.

Meu Pai

Continua após a publicidade

Meu Pai conseguiu bater fortes concorrentes na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, incluindo Nomadland. No entanto, a vitória mais surpreendente do longa foi na categoria de atuação, em que Anthony Hopkins levou o prêmio para casa, superando até mesmo Chadwick Boseman, o grande favorito da noite. O filme acompanha Anthony, que tem 81 anos de idade e mora sozinho em seu apartamento em Londres, recusando todos os cuidadores que sua filha, Anne, tenta impor a ele. Porém, um dia, Anne entra num novo relacionamento e se muda para Paris, não podendo mais passar todos os dias com ele.

Meu Pai pode ser comprado no YouTube.

Continua após a publicidade

Druk

Druk, ou como está sendo distribuído globalmente, Another Round, superou o favorito Minari na categoria de Melhor Filme em Língua não-inglesa e levou a vitória no BAFTA 2021. O longa, dirigido por Thomas Vinterberg e estrelado por Mads Mikkelsen acompanha um grupo de amigos que resolvem testar um experimento em suas vidas: partindo do pressuposto de que o corpo humano nasce com uma deficiência alcoólica, Martin e os colegas passam a ingerir uma pequena dose de bebida por dia, o suficiente para conseguirem seguir com suas rotinas sem se embriagar.

Continua após a publicidade

Druk está disponível para locação no YouTube Filmes e Google Filmes.

Soul

Soul foi vencedor de duas categorias no BAFTA 2021: Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora. No filme, Joe é um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz, sonhando diariamente em encontrar uma forma de viver da música, mesmo a vida lhe mostrando que as coisas não saíram do jeito que ele esperava. Ao viajar para uma outra realidade e descobrir que seu tempo na Terra já havia se esgotado, ele acaba tendo a missão de ajudar outra alma a encontrar sua paixão, descobrindo enfim o sentido da sua vida.

Continua após a publicidade

Soul está disponível no Disney+.

O Som do Silêncio

Continua após a publicidade

Vencedor das categorias de Melhor Edição e Melhor Som, O Som do Silêncio segue Ruben, um baterista apaixonado por música e integrante de uma banda de heavy-metal com a namorada. Quando descobre que está ficando surdo e sua condição só tende a piorar, é levado para um lar de reabilitação a fim de evitar uma recaída e visando se adaptar à nova vida. Bem recebido no local, Ruben agora deve escolher entre seu novo normal ou a vida como conhecia.

O Som do Silêncio está disponível no Prime Video.

Mank

Continua após a publicidade

Em Mank, vencedor da categoria de Design de Produção, o público conhece a história de Herman J. Mankiewicz, um roteirista alcoólatra que entra em disputa com Orson Welles pelos créditos do script da obra-prima do cinema dos anos 1940, Cidadão Kane. Em paralelo, o filme ainda revisita a relação do cineasta com grandes nomes da indústria cinematográfica da época, principalmente com o poderoso magnata da mídia William Randolph Hearst.

  • Crítica | Mank é a dedicação absoluta ao cinema

Mank está disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

A Voz Suprema do Blues

A Voz Suprema do Blues perdeu a categoria de atuação, mas levou para casa dos BAFTAs nas categorias técnicas. O filme acompanha a cantora Ma Rainey em Chicago, em 1927, numa sessão de gravação de álbum mergulhada em tensão entre seu ambicioso trompista Levee. Enquanto isso, dois empresários brancos estão determinados a explorar a controlar a incontrolável Mãe do Blues, porém, uma conversa no local revela verdades que irão abalar a vida de todos os envolvidos.

A Voz Suprema do Blues está disponível na Netflix.

O Que Ficou Para Trás

O Que Ficou Para Trás foi o vencedor de uma das categorias exclusivas do BAFTA: a de Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico Revelação, premiando Remi Weekes pelo roteiro e direção. O longa acompanha um casal de refugiados que faz uma fuga angustiante do Sudão do Sul, devastado pela guerra, lutando para se ajustar à sua nova vida em uma cidade inglesa. O que eles não contavam é que essa cidade possui um terrível mal escondido sob a superfície, esperando apenas o momento certo para ascender.

O Que Ficou Para Trás está disponível na Netflix.

Minari

Minari - Em Busca da Felicidade levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, fortaleendo ainda mais o favoritismo de Yuh-Lung Youn para o Oscar 2021. O filme se passa nos anos 80 e acompanha David, um menino coreano-americano de sete anos de idade, que se depara com um novo ambiente e um modo de vida diferente quando seu pai, Jacob, muda sua família da costa oeste para a zona rural do Arkansas. Entediado com a nova rotina, David só começa a se adaptar com a chegada de sua vó. Enquanto isso, Jacob, decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arrisca suas finanças, seu casamento e a estabilidade da família.

Minari ainda não estreou no Brasil.

Judas e o Messias Negro

Disposto a contar a história da ascensão e queda de Fred Hampton, o ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras, Judas e o Messias Negro venceu todas as categorias de Melhor Ator Coadjuvante nas premiações da temporada. O feito se repetiu no último domingo, no BAFTA 2021, o que torna Daniel Kaluuya o grande favorito para a estatueta no Oscar.

Judas e o Messias Negro está em cartaz nos cinemas.

Professor Polvo

Vencedor da categoria de Melhor Documentário, Professor Polvo acompanha o cineasta Craig Foster passou um ano forjando um relacionamento com um polvo-comum selvagem em uma floresta de algas sul-africana, e após ganhar a confiança do animal, o mergulhador tem a oportunidade de conferir seu mundo para ver como a criatura dorme, vive e se alimenta, ensinando uma lição sobre a fragilidade da vida e a conexão da humanidade com a natureza.

Professor Polvo está disponível na Netflix.

Tenet

Tenetfoi o grande vencedor da categoria de Melhores Efeitos Visuais no BAFTA. O longa segue um agente da CIA conhecido como O Protagonista quando é recrutado pela organização misteriosa que dá nome ao filme. Ele possui a tarefa de participar de uma missão de escala global e impedir que Andrei Sator, um renegado oligarca russo com meios de se comunicar com o futuro, inicie a Terceira Guerra Mundial. Capaz de fazer o tempo correr ao contrário devido a uma arma aos cuidados de Tenet, O Protagonista precisa usá-la como forma de se opor à ameaça que está por vir, impedindo que os planos de Sator se concretizem.

Tenet está disponível para aluguel na NET, Apple, Google, Looke e Microsoft.

Rocks

Rocks estava indicado a diversas categorias no BAFTA 2021 e levou a vitória em duas: a de Melhor Direção de Elenco para a cineasta Lucy Pardee e a de Estrela Revelação para a atriz Bukky Bakray, um prêmio exclusivo do evento britânico e o único de voto popular. Embora ignorado no Oscar, o longa acompanha uma jovem adolescente que se vê lutando para cuidar de si mesma e de seu irmão mais novo depois de ser abandonada por sua mãe solteira sem escolha a não ser viver nas ruas.

Rocks não tem previsão de estreia no Brasil.