Publicidade

Os 10 melhores filmes da Netflix em 2023

Por| Editado por Durval Ramos | 28 de Dezembro de 2023 às 19h05

Link copiado!

Reprodução/Netflix
Reprodução/Netflix
Tudo sobre Netflix

2023 foi um ano e tanto para a Netflix. Com a guerra entre os streamings ganhando cada vez mais força, a plataforma vem investindo pesado em conteúdos para o seu catálogo, buscando ter a vantagem da quantidade, mas também a de agradar diferentes públicos e faixa-etárias.

Neste ano de 2023, a lista de longa-metragens lançados pelo serviço de streaming foi especialmente longa, ainda que nem todos tenham caído no gosto do público e da crítica. Entre os destaques estão filmes como O Mundo Depois de Nós, suspense apocalíptico protagonizado por Julia Roberts, e O Maestro, título que parece ser a grande aposta da plataforma para o Oscar.

Continua após a publicidade

Isso sem falar no excelente O Assassino, nova parceria da plataforma com o diretor David Fincher, e o aguardado A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets, sequência que tem gostinho de infância e foi lançada mais de vinte anos após a animação original.

Para conhecer em detalhes esses e outros longas que brilharam no serviço ao longo do ano, o Canaltech fez uma lista dos 10 melhores filmes da Netflix em 2023. Prepare a pipoca e aproveite!

10. A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets

Continua após a publicidade

Animação em stop-motion lançada em dezembro, A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets é uma continuação da comédia infantil dos anos 2000, A Fuga das Galinhas. Bastante aguardada pelas crianças, mas especialmente pelos adultos que assistiram ao filme original quando pequenos, a sequência chegou ao streaming embalada por nostalgia, mas também trazendo uma crítica social afiada.

Dirigido por Sam Fell (ParaNorman), o título se passa após os eventos do filme anterior, em uma ilha pacífica onde todas as galinhas vivem felizes e em liberdade. Nesse local, Ginger e Rocky chocam uma avezinha chamada Molly, que vive saindo dos limites da ilha e acaba descobrindo um terrível perigo —uma ameaça aos frangos no continente que Ginger e sua turma não poderão ignorar.

9. Resgate 2

Continua após a publicidade

Outra sequência bastante esperada, especialmente pelos vidrados em filmes de ação, Resgate 2 desembarcou ainda em abril na Netflix. Protagonizado por Chris Hemsworth (Thor), o filme segue os passos Tyler Rake, mercenário que após quase morrer em Bangladesh, tem agora a missão de resgatar a família sequestrada de um poderoso gângster.

Tão explosiva quanto o primeiro título, a continuação provou que a Netflix estava certa em transformar a trama de 2020 em uma franquia de ação, que vem conquistando cada vez mais público. A produção, inclusive, já teve confirmada sua terceira parcela e, de acordo com a Bloomberg, será expandida ainda para uma série de TV, em estágio inicial de desenvolvimento.

8. Nyad

Continua após a publicidade

Título que passou despercebido para muita gente, mas foi uma das grandes revelações do ano, Nyad é um drama esportivo sobre a nadadora Diana Nyad. Dirigido por Elizabeth Chai Vasarhelyi (Free Solo), o longa se debruça sobre um momento bem específico da carreira da atleta quando, aos sessenta anos, Diana decide nadar mais de 160 km em mar aberto, fazendo um trajeto de Cuba à Flórida.

Emocionante e arrebatador, especialmente por se tratar de uma história real, o drama ganhou ainda mais intensidade graças a atuação de Annette Bening (Beleza Americana), que faz a famosa nadadora, e Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes), que dá vida a sua melhor amiga. As atrizes, inclusive, foram indicadas ao Globo de Ouro 2024 nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente.

7. A Incrível História de Henry Sugar

Continua após a publicidade

Provando que os menores frascos às vezes contêm os melhores perfumes, A Incrível História de Henry Sugar, curta-metragem dirigido por Wes Anderson, foi um dos destaques de 2023 na Netflix. Baseado em um conto do escritor Roald Dahl (A Fantástica Fábrica de Chocolate), o filme é protagonizado por Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho) e apresenta uma trama divertida e tão maravilhosa quanto seu título.

Lançado em setembro, o longa gira em torno de um homem rico, que descobre haver um guru com a habilidade de enxergar sem usar os olhos e prever o futuro. Intrigado por essa arte e em tudo o que pode lucrar com ela, o homem tenta então aprender sua técnica, desenvolvendo habilidades que o permitam trapacear em jogos de cartas.

6. Maestro

Continua após a publicidade

Apontado por muitos como a aposta da Netflix para o Oscar, O Maestro estreou em dezembro no streaming. Dirigido e protagonizado por Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela), o filme é baseado na história real do pianista Leonard Bernstein, mostrando tanto seus feitos na Broadway e na Orquestra Filarmônica de Nova York, quanto seu relacionamento com a atriz Felicia Montealegre (Carey Mulligan).

O título acompanha toda a carreira do famoso compositor, desde sua ascensão nos palcos até o fim de sua vida, e como a relação com Felicia se desenvolveu em meio a todo esse reconhecimento. Além do casal principal, o filme conta ainda com os atores Jeremy Strong (Succession) e Maya Hawke (Stranger Things) em seu elenco.

5. Clonaram Tyrone!

Continua após a publicidade

Mistura de comédia, ficção-científica e mistério, Clonaram Tyrone! é um longa-metragem dirigido por Juel Taylor (Creed II) para a Netflix. Ambientado na década de 1970, o filme segue os passos de um traficante, um cafetão e uma prostituta, quando eles se envolvem em uma série de estranhos eventos, nascidos de uma conspiração do governo e relacionados à clonagem humana e experimentos ilegais.

Colorido, divertido e misterioso, o filme aposta em uma crítica social bastante aguçada, que toca em vários aspectos raciais como mobilidade social, apropriação cultural e racismo. Lançado em julho na plataforma, ele é estrelado por ninguém menos que John Boyega (Star Wars: O Despertar da Força), Jamie Foxx (Django Livre) e Teyonah Parris (As Marvels).

4. Nimona

Continua após a publicidade

Baseada na HQ de mesmo nome de ND Stevenson (She-Ra e as Princesas do Poder), Nimona é uma animação de aventura e fantasia. Ambientado em um futuro medieval, o título conta a história de Ballister Boldheart, um cavaleiro acusado de um crime que não cometeu, que precisa aceitar a ajuda de Nimona, uma jovem metamorfa que também sabe como é ser perseguida.

Originalmente da Disney, o projeto foi revivido pela Netflix após o estúdio decidir engavetá-lo — o que se revelou uma escolha bastante sábia do streaming. Lançado em junho pela plataforma, ele foi bastante aclamado pela crítica, tanto pela beleza de seus traços, quanto por entregar uma história vibrante e sem moralismos.

3. De Tirar o Fôlego

Continua após a publicidade

Título que faz jus ao nome, mas também passou despercebido por muita gente, De Tirar o Fôlego é um documentário da plataforma sobre a mergulhadora italiana Alessia Zecchini. Lançado em julho, ele acompanha a história de superação da atleta para bater o recorde mundial de mergulho livre, ao mesmo tempo em que se debruça sobre a relação da mergulhadora com o treinador Stephen Keenan.

Com cenas assustadoras, que fazem o público prender a respiração por alguns segundos — e uma reviravolta inesperada para quem não conhece a história de Alessia —, o documentário mistura imagens de arquivo com depoimentos de amigos e familiares do casal. Muito aclamado pela crítica internacional, ele tem produção da A24.

2. O Mundo Depois de Nós

Continua após a publicidade

Suspense psicológico que deu o que falar desde sua estreia na plataforma no começo de dezembro, O Mundo Depois de Nós é um longa-metragem dirigido por Sam Esmail (Mr. Robot). Baseado no livro de mesmo nome de Rumaan Alam, ele acompanha os eventos ocorridos em torno de duas famílias, após um ataque cibernético “deslogar” os EUA do resto do mundo.

Com um elenco de veteranos de Hollywood como Julia Roberts (Uma Linda Mulher), Mahershala Ali (Moonlight), Ethan Hawke (Antes do Amanhecer) e Kevin Bacon (Footloose), o filme ganhou várias teorias e explicações na internet, além de ter sido apontado por muitos como uma história que merecia continuação.

1. O Assassino

Baseado na graphic novel francesa de Alexis “Matz' Nolent e Luc Jacamon, O Assassino é um thriller criminal lançado em novembro na Netflix. Dirigido por David Fincher (Clube da Luta), o longa conta a história de um assassino de aluguel extremamente meticuloso, que comete um erro imperdoável para a profissão e se torna persona non grata para seus antigos contratantes.

Estrelado por Michael Fassbender (Shame) — e com a brasileira Sophie Charlotte (Todas as Flores) no elenco —, a trama apresenta um grande estudo de personagem, que embora tenha algumas cenas de ação muito bem feitas, se concentra principalmente nos pensamentos e motivações do protagonista. Muito aclamado, ele foi um maiores destaques desse ano do streaming.