SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Os 10 melhores filmes de David Fincher, diretor de O Assassino e Clube da Luta

Por| Editado por Durval Ramos | 11 de Novembro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Reprodução/New Line Cinema, Columbia Pictures e 20th C. Fox
Reprodução/New Line Cinema, Columbia Pictures e 20th C. Fox

David Fincher é um dos diretores mais aclamados de Hollywood. Com uma longa carreira na indústria, que começou como assistente de câmera e diretor de videoclipes, sua estreia à frente de longa-metragens se deu em 1992, quando Fincher dirigiu o filme de terror e ficção-científica Alien 3.

Desde então, o diretor se aventurou especialmente por obras de drama e suspense policial, sempre explorando os traços mais escondidos e sombrios do ser humano. Isso é algo que está presente desde seus grandes clássicos até suas produções mais recentes, como O Assassino, thriller estrelado por Michael Fassbender (Shame) e com a brasileira Sophie Charlotte (Todas as Flores) no elenco.

Com uma filmografia vão vasta quanto variada, conhecer os trabalhos desse cineasta é também passear por algumas das melhores produções recentes de Hollywood.

Continua após a publicidade

10. O Quarto do Pânico

Quinto longa-metragem de David Fincher, O Quarto do Pânico chegou aos cinemas em 2022 trazendo uma história de suspense escrita por David Koepp. Inspirado na cobertura da mídia sobre cômodos blindados, o filme é estrelado por Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes) e Kristen Stewart (Crepúsculo) em um de seus primeiros trabalhos no cinema.

Na trama, uma mulher recém-divorciada e sua filha de 11 anos têm sua casa invadida por um trio de assaltantes. Para escapar do ataque, elas se refugiam em um quarto do pânico, sem imaginar que o que os assaltantes querem está exatamente no cômodo em questão. O resultado é um longa bastante desesperador e claustrofóbico, algo que se torna angustiante (no bom sentido) graças à ótima direção de Fincher.

Continua após a publicidade

O Quarto do Pânico está disponível no Paramount+ e para aluguel e compra na Amazon, Google Play e iTunes.

9. Mank

Carta de amor ao cinema, Mank é um drama biográfico sobre a história de Herman J. Mankiewicz, um dos roteiristas de Cidadão Kane. Escrito pelo próprio pai de David Fincher, o jornalista Jack Fincher, o longa demorou anos para sair do papel, até ser lançado em 2020 e receber dez indicações ao Oscar — das quais ganhou como Melhor Design de Produção e Melhor Fotografia.

Continua após a publicidade

Filmado em preto e branco, Mank mostra não apenas o conturbado processo de escrita de Herman (Gary Oldman), como também seu embate com o roteirista e ator Orson Welles (Tom Burke) pelos créditos da história. Além deles, figuras como a atriz Marion Davies (Amanda Seyfried) e a secretária do roteirista, aqui chamada de Rita (Lily Collins), também aparecem no filme.

Mank está disponível na Netflix.

8. Vidas em Jogo

Continua após a publicidade

Embora não tão famoso quanto outros títulos do diretor, em grande parte por ter sido lançado após o sucesso de Seven, Vidas em Jogo chegou aos cinemas em 1997. Estrelado por Michael Douglas (Instinto Selvagem) e Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos), o longa foi um dos muitos filmes dos anos 1990 que ganharam um final alternativo quando lançado em DVD.

Ambientado em São Francisco, nos EUA, ele segue os passos de um banqueiro milionário, que, ao completar 48 anos, recebe um inusitado presente do irmão: um voucher para participar de um misterioso game. O “jogo” passa então a se misturar a eventos reais da vida do protagonista, fazendo com que ele tema por sua vida e não consiga mais distinguir no que e em quem pode acreditar.

Vidas em Jogo está disponível na Netflix e no Telecine e para compra e locação na Amazon e iTunes.

7. O Curioso Caso de Benjamin Button

Continua após a publicidade

Inspirado em um conto homônimo de F. Scott Fitzgerald, O Curioso Caso de Benjamin Button é a terceira colaboração entre David Fincher e Brad Pitt (Sr. & Sra. Smith). Sucesso entre a crítica especializada, ele foi indicado a dez categorias do Oscar, das quais faturou três estatuetas (Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais).

Ambientada no começo do século 20, a trama mostra a história de Benjamin Button, um homem que já nasce velho e, em um processo natural inverso, rejuvenesce conforme os anos avançam. Nesse período, acompanhamos os dramas vividos pela incomum figura, assim como sua paixão por Daisy (Cate Blanchett).

O Curioso Caso de Benjamin Button está disponível no Amazon Prime Video e para compra e locação no Google Play e iTunes.

Continua após a publicidade

6. Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Lançado em 2011, Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um filme de suspense baseado no livro homônimo de Stieg Larsson. Segunda adaptação da obra para as telonas, o filme foi um sucesso de crítica e público, mesmo diante da boa repercussão de sua versão sueca.

Estrelado por Daniel Craig (franquia 007) e Rooney Mara (Carol), o título gira em torno de Mikael Bomkvist, um jornalista que investiga um caso de desaparecimento ocorrido mais de 30 anos antes. Para auxiliá-lo na missão, ele conta com a ajuda de Lisbeth Salander, uma investigadora particular, hacker e antissocial. A partir dessa dinâmica disfuncional, David Fincher usa e abusa da sua experiência na hora de criar grandes thrillers policiais e entrega um suspensa de tirar o fôlego.

Continua após a publicidade

Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres pode ser assistido na Netflix, Amazon Prime Video, Paramount+ e HBO Max. Ele também etá disponível para compra e locação no Google Play e iTunes.

5. A Rede Social

Mais um filme de David Fincher baseado em uma obra literária, dessa vez em uma de não ficção, A Rede Social é um drama biográfico que conta com roteiro de Aaron Sorkin e Ben Mezrich. Uma das poucas obras do diretor sem elementos de thriller, o título foi premiado no Oscar, no Globo de Ouro e no BAFTA.

Continua após a publicidade

Iniciado em 2003, o longa mostra a história de origem do Facebook, acompanhando a transformação de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) de jovem estudante de Harvard a bilionário mais jovem do mundo. Além de Eisenberg, o filme ainda conta com Andrew Garfield e Justin Timberlake.

A Rede Social está disponível na Netflix e HBO Max e para compra e locação no Google Play, Microsoft Store, iTunes e Amazon.

4. Garota Exemplar

Continua após a publicidade

Suspense psicológico lançado por Fincher em 2014, Garota Exemplar é baseado no best-seller da escritora Gillian Flynn. Maior sucesso comercial do diretor, o título faturou US$ 369,3 milhões, sendo destaque em premiações como o Globo de Ouro e o BAFTA. Resultado dessa combinação de um ator conhecido por seus thrillers com uma autora que também brilhou com um suspense bastante ambíguo e que gerou muita discussão após o lançamento por causa da temática adotada e o modo como isso é discutido.

Protagonizado por Ben Affleck (Batman vs Superman) e Rosamund Pike (Eu Me Importo), o longa conta a história de Nick Dunne, um professor que se torna o principal suspeito do desaparecimento de sua mulher. Um caso misterioso, que ganha enorme cobertura da imprensa, já que a jovem é a musa inspiradora de uma série de livros infantis.

Garota Exemplar está disponível na Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, Star+ e MUBI.

Continua após a publicidade

3. Zodíaco

Baseado no livro de mesmo nome de Robert Graysmith, Zodíaco é um dos suspenses policiais mais aclamados de David Fincher. O longa conta a história real de um serial killer conhecido como “Zodíaco" e chegou a ser indicado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Ambientada entre os anos 1960 e 1970, a trama acompanha os desdobramentos causados pela chegada de três cartas diferentes em redações de jornais dos EUA. Escritas por um assassino à solta, elas formam um código de sua identidade e devem ser publicadas pelos veículos para impedir que mais pessoas sejam mortas.

E é ao deixar os assassinos da ficção para contar a história de um caso verídico que Fincher traz um de seus grandes trabalhos. Com Mark Ruffalo (Toda a Luz que Não Podemos Ver), Robert Downey Jr (Homem de Ferro) e Jake Gyllenhaal (O Abutre) no elenco, o diretor mostra como a realidade também é capaz de render grandes thrillers.

Zodíaco pode ser assistido na HBO Max e para compra e locação no iTunes, Amazon e Google Play.

2. Seven: Os Sete Crimes Capitais

Longa-metragem responsável por alavancar a carreira de David Fincher, Seven: Os Sete Crimes Capitais chegou aos cinemas em 1995. Thriller escrito por Andrew Kevin Walker, o título teve uma recepção mista na época, ganhando o status de clássico e cult ao longo dos anos.

Em sua trama, o jovem e impetuoso policial David Mills (Brad Pitt) é encarregado de ajudar o detetive William Somerset (Morgan Freeman) em seu último caso antes da aposentadoria. Uma investigação que busca identificar e parar um serial killer que faz suas vítimas de acordo com os sete pecados capitais.

A criatividade do roteiro e a capacidade de Fincher de transformar essa história em algo tenso ao mesmo tempo em que prepara situações que o público não consegue preve ajudam a explicar porque o longa é sempre citado como uma das obras-primas do diretor.

Seven: Os Sete Crimes Capitais está disponível na HBO Max e para compra e locação na Microsoft Store, iTunes, Amazon e Google Play.

1. Clube da Luta

Filme que entrou para a cultura pop, Clube da Luta foi lançado em 1999. Baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk, ele causou bastante repercussão na época pela sua narrativa não linear. Uma estrutura que, com o tempo, o ajudou em seu status de cult e fez com que ele ganhasse uma legião de fãs pelo mundo.

Escrito por Jim Uhls, ele conta a história de Jack (Edward Norton), um executivo frustrado com sua vida, que passa a frequentar reuniões de autoajuda. No local, ele conhece o excêntrico Tyler Durden (Brad Pitt), com quem cria um clube secreto de luta, e começa um relacionamento com a viciada Marla Singer (Bonham Carter). E, embora a virada de roteiro já nem seja mais spoiler de tanto que é comentada, ela mostra bem o domínio do diretor de conduzir o espectador pela trama sem se dar conta daquilo que está evidente desde o primeiro momento, o que torna a revelação ainda mais chocante.

Clube da Luta está disponível na Netflix, Amazon Prime Video, Star+, HBO Max e MUBI.