Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O Mundo Depois de Nós | Thriller da Netflix vai ter continuação?

Por| Editado por Durval Ramos | 12 de Dezembro de 2023 às 16h05

Link copiado!

Divulgação/Netflix
Divulgação/Netflix
Tudo sobre Netflix

O Mundo Depois de Nós, longa-metragem da Netflix que acompanha um grupo de personagens sobrevivendo a um apocalipse tecnológico, vem dividindo opiniões nas redes sociais. Embora parte do público tenha gostado da trama, há quem ache seu final muito aberto e interpretativo, desejando mais explicações sobre a história. Uma polêmica que levou muita gente a se questionar: será que O Mundo Depois de Nós vai ganhar uma continuação?

Embora oficialmente nem a Netflix e nem o diretor Sam Esmail tenham se pronunciado sobre o assunto, o filme não tem uma parte 2 agendada e é muito provável que não ganhe uma sequência. Pelo menos não uma sequência direta, que acompanhe os mesmos personagens e “destrinche” o que está acontecendo nos EUA.

Continua após a publicidade

Ainda que tudo possa mudar quando o assunto é um produto rentável e de sucesso (O Mundo Depois de Nós alcançou o topo do ranking de mais vistos da plataforma), existem alguns motivos que comprovam que a sua trama original já foi inteiramente contada.

Um final que diz muito

O primeiro motivo é que o filme tem um final — quer o público goste ou não dele. Se a possibilidade de uma continuação for pensada apenas para “explicar” o que aconteceu, a verdade é que isso já está dito em O Mundo Depois de Nós.

Ainda que o título não se aprofunde em quem são os responsáveis pelo ataque, várias pistas são deixadas nas últimas cenas explicando o que aconteceu. Juntas, elas dão uma ideia do quebra-cabeça que está em andamento, o que para um espectador mais atento torna o filme ainda mais aterrorizante.

Continua após a publicidade

Inclusive, o fato dos autores do apagão não serem revelados ao público é intencional. Como o longa é contado do ponto de vista de personagens “comuns”, o público tem acesso apenas às informações que eles também têm. E que são, em sua maioria, informaçoes desencontradas, guiadas apenas por suposições e teorias.

Filme tem foco no comportamento humano

Continua após a publicidade

Outro ponto fundamental que ajuda a descartar a possibilidade de uma continuação é que o longa-metragem não concentra seus esforços em mostrar a causa dos ataques, mas sim as suas consequências para os personagens. A ideia central do filme é analisar o comportamento das pessoas em situações aterrorizantes como essa. O que, inclusive, ele faz muito bem.

Temas como preconceito, capitalismo, mundo analógico x mundo digital e confiança são debatidos por meio das ações do quarteto principal, que estampam uma amostra de uma sociedade egoísta e dividida.

Assim sendo, não há razões para o filme esclarecer o clima de tensão em andamento. Quem ou o que está por detrás de tudo isso não é importante para a história, que é muito menos sobre a distopia em si e muito mais sobre as pessoas que estão passando por ela.

Isso sem falar que O Mundo Depois de Nós é baseado no livro de Rumaan Alam é fechado em si mesmo, ou seja, sem não tem uma sequência ou outra história ambientada no mesmo universo. Por isso mesmo, por mais bem-sucedida que tenha sido a adaptação da Netflix, não parece que veremos uma parte 2 vindo aí.