Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 melhores filmes com Michael Fassbender, protagonista de O Assassino

Por| Editado por Durval Ramos | 13 de Novembro de 2023 às 18h00

Link copiado!

Divulgação/20th CF, Universal Pictures e Momentum
Divulgação/20th CF, Universal Pictures e Momentum

Um dos nomes mais aclamados de Hollywood, Michael Fassbender é um ator teuto-irlandês que começou sua carreira atuando em filmes e séries de TV. Famoso por ser um profissional metódico — o que parece tê-lo ajudado no desenvolvimento de alguns de seus principais personagens —, ele fez seu primeiro papel nos cinemas em 2006, quando deu vida ao espartano Stelio, do filme 300.

Desde então, o astro protagonizou ou fez parte do elenco de mais de trinta longa-metragens, chegando a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme 12 anos de Escravidão e ao Oscar de Melhor Ator por Steve Jobs.

Reconhecido por sua filmografia extensa, mas também por seu currículo variado de personagens, Fassbender já deu vida a vilões dos quadrinhos, assassinos, figuras históricas, protagonistas complexos e até a um personagem que esconde seu rosto com uma cabeça falsa. Uma lista de figuras bastante diferentes, que mostra que de versatilidade e bom trabalho, o ator realmente entende.

Continua após a publicidade

10. Prometheus

Um dos poucos filmes de terror da carreira de Michael Fassbender, Prometheus é um longa-metragem de Ridley Scott (Gladiador), lançado em 2012. Quinto filme da franquia Alien, o título gira em torno da tripulação de uma nave espacial, cuja decisão de seguir um antigo mapa estelar os leva até um novo mundo, onde uma ameaça pode destruir a humanidade.

Bem recebido pelo público e pela crítica, o sucesso do filme fez com que a dobradinha Ridley Scott e Michael Fassbender se repetisse em Alien: Covenant, de 2017. A sequência, no entanto, não teve a mesma repercussão, e Prometheus entrou sozinho para a lista de queridinhos dos fãs da saga, ao lado de Alien, o Oitavo Passageiro e Aliens, O Resgate.

Prometheus está disponível no catálogo do Star+.

9. Macbeth: Ambição e Guerra

Protagonizado por Michael Fassbender, Macbeth: Ambição e Guerra chegou aos cinemas em 2015. Baseado na peça de mesmo nome de William Shakespeare, o filme conta a história de Macbeth, um general que é consumido pela ambição, ao ouvir a profecia feita por três bruxas de que em algum momento se tornará o Rei da Escócia.

Continua após a publicidade

Determinado a cumprir o seu destino, o general decide então assassinar o atual rei e tomar o trono para si. Um plano que realiza encorajado por sua esposa, Lady Macbeth (Marion Cotillard), e que acaba o transformando em um líder tirano e sanguinário.

Neste filme, em uma atuação bastante avassaladora, Fassbender consegue imprimir sua assinatura a um dos personagens mais emblemáticos da literatura — e que já ganhou inúmeras adaptações no cinema. Não à toa, o título concorreu a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Macbeth: Ambição e Guerra está disponível para locação e compra no iTunes, Amazon e Google Play.

8. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Continua após a publicidade

Lançado em 2014, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é um longa da Marvel dirigido por Bryan Singer (Os Suspeitos). Mistura de ação e sci-fi, o título mostra uma aliança feita entre os X-Men e a Irmandade dos Mutantes para mandar a consciência de Wolverine (Hugh Jackman) de volta ao anos 1970, impedindo assim o início da guerra que irá aniquilar com quase toda a humanidade.

Segundo filme da franquia com Fassbender — que dá vida a Magneto, o vilão da Marvel que manipula campos magnéticos e metal —, o título é um dos mais aclamados entre as adaptações dos X-Men, contando com James McAvoy (Fragmentado), Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes) e Halle Berry (Mulher-Gato) em seu elenco.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido está disponível no catálogo do Disney+.

Continua após a publicidade

7. Frank

Um dos títulos mais diferentes já protagonizados por Fassbender, Frank é uma comédia dramática lançada em 2014. Dirigida por Lenny Abrahamson (O Quarto de Jack), a trama segue os passos de um grupo musical de integrantes excêntricos, com destaque para seu vocalista, Frank, um jovem que sempre esconde seu rosto com uma cabeça falsa.

Dando vida a essa figura tão inusitada, que nunca tira o apetrecho para tomar banho ou comer, Fassbender mostra um outro lado de sua atuação. Sem poder recorrer às expressões faciais, o ator se vale, principalmente, da comédia física e das modeluações de voz para fazer o personagem brilhar e encantar o público.

Continua após a publicidade

Frank está disponível no catálogo do MUBI e Looke e para compra e locação no Itunes.

6. O Assassino

Produção original da Netflix que teve um lançamento limitado nos cinemas, O Assassino é um filme de drama e ação dirigido por David Fincher (Clube da Luta). Protagonizado por Fassbender e com a brasileira Sophie Charlotte (Todas as Flores) no elenco, ele conta a história de um assassino de aluguel meticuloso, que comete um erro imperdoável em um de seus trabalhos.

Continua após a publicidade

Embora nele possamos ver uma das atuações mais “frias” do ator — decorrente de um personagem que quase não demonstra emoções —, O Asssasino conta também com um de seus papéis mais viscerais. Nele, o protagonista é também o narrador da trama, o que faz com que acompanhemos toda a história sob o seu ponto de vista.

O Assassino está disponível na Netflix.

5. Oeste Sem Lei

Continua após a publicidade

Estreia de John Maclean na direção, Oeste Sem Lei chegou aos cinemas em 2015. Faroeste revisionista, ou seja, que contesta e subverte certos ideais clássicos do gênero, o título acompanha a jornada de dois personagens, um jovem apaixonado e um misterioso caçador de recompensas, em sua jornada para cruzar os EUA.

Lançado no Festival de Sundance, o filme fez bastante barulho, tanto pela atuação de Fassbender, no papel do caubói mais velho, quanto pela de Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães), no papel do jovem escocês. Apesar disso — e de suas excelentes notas nos agregadores de críticas —, o filme acabou não ganhando a projeção esperada, tornando-se uma obra western bastante subestimada.

4. Shame

Continua após a publicidade

Filme mais polêmico da filmografia de Fassbender, Shame tem direção de Steve McQueen, diretor que já havia trabalhado com o ator em Fome, de 2008. Drama psicológico que ganhou classificação mais 18 anos, Shame conta a história de um jovem bem-sucedido, que acolhe a irmã por uns dias em seu apartamento. Uma visita inesperada, que entra em choque com o seu estilo de vida e suas obsessões sexuais.

Premiado em dezenas de festivais, o título conta com Carey Mulligan (Bela Vingança), e traz cenas de sexo bastante explíticas, que dividiram a opinião do público, tornando-o um daqueles títulos amados e odiados na mesma proporção.

Shame está disponível no catálogo da HBO Max e para locação e compra no Google Play.

Continua após a publicidade

3. Steve Jobs

Talvez a obra mais importante da carreira de Michael Fassbender, já que fez todos os olhares em Hollywood se voltarem para sua atuação, Steve Jobs é um filme dirigido por Danny Boyle (Trainspotting - Sem Limites). Drama biográfico de 2015, ele conta a história do executivo de mesmo nome, co-fundador da Apple e uma das figuras mais emblemáticas da tecnologia.

Protagonizado por Fassbender, o filme foi um sucesso de crítica, embora comercialmente tenha ficado abaixo do esperado. Sua atuação e caracterização, no entanto, foram tão impressionantes – parecendo, inclusive, que o ator havia “encarnado” o próprio Jobs –, que Michael foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Continua após a publicidade

Além dele, o filme ainda conta com Kate Winslet (Titanic), Seth Rogen (Superbad - É Hoje) e Jeff Daniels (Debi e Loide) em seu elenco.

Steve Jobs está disponível para locação e compra no iTune, Amazon e Google Play.

2. Bastardos Inglórios

Dirigido por Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios é um filme lançado em 2009, que recebeu oito indicações ao Oscar. Protagonizado por Brad Pitt (Clube da Luta), Christoph Waltz (Django Livre), Mélanie Laurent (As Ladras) e Diane Kruger (Tróia), ele conta a história de dois planos diferentes, mas concomitantes, feitos para assassinar os líderes políticos da Alemanha nazista.

Na trama, Fassbender dá vida ao personagem Archie Hicox, um tenente britânico disposto a ajudar os Bastardos — um dos grupos cuja missão é matar todos do alto escalão nazista. Embora não seja um dos protagonistas da trama, o ator tem um papel de destaque no filme, trazendo ainda mais brilhantismo para um elenco já tão estrelado.

Bastardos Inglórios pode ser visto no catálogo da Netflix, Globoplay e Star+, além de estar disponível para locação e compra no iTune, Amazon e Google Play.

1. 12 Anos de Escravidão

Extremamente aclamado pela crítica e pelo público, 12 Anos de Escravidão é a terceira colaboração de Steve McQueen e Michael Fassbender. Baseado em um livro homônimo e autobiográfico, ele conta a história de um negro livro, sequestrado como escravo, que é obrigado a trabalhar nas plantações da Louisiana por doze longos anos.

Estrelado por Chiwetel Ejiofor (O Menino Que Descobriu o Vento), que dá vida ao homem aprisionado, o filme traz Michael Fassbender no papel de um dos donos de plantações que escravizam e maltratam o personagem. Uma atuação impressionante, que o levou a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

12 Anos de Escravidão está disponível no catálogo do Star+.